quarta-feira, 30 de junho de 2010

Show de criatividade


No dia 22 deste mês eu coloquei um post apontando os quatro quarteirões do Parque Araxá mais bem decorados com bandeirolas e outros objetos nas cores verde e amarelo, em homenagem à participação do Brasil na Copa do Mundo. Os trechos eleitos foram: rua Joaquim de Melo (entre Coronel Nunes de Melo e Papi Jr.), rua Cândido Jucá (entre Frei Marcelino e Bernardo Figueiredo), rua Bernardo Figueiredo (entre Padre Cícero e Tiradentes) e avenida Gonçalves Dias (entre Porfírio Sampaio e Ana Néri). Porém, no último final de semana, os moradores da rua Minervino de Castro, entre Papi Jr. e Frei Marcelino, deram um verdadeiro show no quesito criatividade. Por isso, resolvi tirar essas fotos para mostrar a vocês. Confiram:

domingo, 27 de junho de 2010

Duas mortes bastante lamentadas no Parque Araxá


O Parque Araxá perdeu, no dia 6 deste mês, um de seus moradores mais antigos, no caso o senhor José Nazareno Rocha de Matos (foto), que residia há muitos anos na rua Tiradentes, 856 (em frente ao Clube Tiradentes). Funcionário aposentado da UFC, ele nasceu no dia 28 de setembro de 1940, era casado com a senhora Francisca Francinete Barbosa de Matos (falecida em 1990) e pai de André, José Nazareno Jr., José Cláudio, Clautenes, Gláucia, Andréia e Yasminda. Muitos amigos o chamavam de “Vereador”, porque ele, certa vez, disputou uma cadeira na Câmara Municipal de Fortaleza. Também era conhecido também como “Campari”, apelido que ganhou em meio às brincadeiras que tirava com os frequentadores de seu restaurante, onde fornecia almoço diariamente para várias empresas e residências. Cidadão alegre, brincalhão, não foi por acaso, portanto, que sua partida deixou muitas saudades entre parentes, amigos e clientes.

Outra morte bastante lamentada em nosso bairro, nestes últimos dias, foi a do jovem Carlos Henrique Austregésilo Luz (foto), mais conhecido como “Henrique Magrim”, que morou por muitos anos na rua Capistrano. Nascido no dia 1º de janeiro de 1971, filho de Fernando e Giselda, irmão de Fernando Sérgio (Sessé) e Gislane, casado com Adriana e pai de Raissa Marina, ele era graduado em Pedagogia pela UVA e atualmente cursava Direito na Unifor. Como capitão da Polícia Militar, exercia sua funções na Diretoria de Apoio Logístico, sendo instrutor de tiro e responsável pela manutenção das viaturas do Ronda do Quarteirão. Os parentes costumavam dizer que “ele saiu do Parque Araxá, mas o Parque Araxá não saiu dele”, pois, mesmo tendo se mudado do bairro há cerca de 20 anos, era visto constantemente por nossas ruas e avenidas, visitando os muitos amigos que deixou por aqui.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Nova remessa do CD "As 14 Mais"


Recebi ontem mais uma remessa de 500 exemplares do CD “As 14 Mais”, que lancei no ano passado, contendo as músicas “Cinderela”, “Saigon”, “O Último Romântico”, “Flor de Lis”, “Você é Linda”, “Casinha Branca”, “Paixão”, “Quando te vi”, “Como é grande o meu amor por você”, “Não Quero Dinheiro”, “Sozinho”, “Canteiros”, “Lua e Flor” e “Garoto de Aluguel”.

Os recursos arrecadados com a venda desta nova remessa serão destinados à compra de uma aparelhagem de som, com a qual pretendo voltar a cantar na noite, formando um trio com os músicos Sergio Melo (violão e gaita) e Carlos Vital (percussão). Os parentes, amigos e admiradores que quiserem me ajudar nesta nova empreitada podem adquirir o CD para ouvir ou dar de presente, por apenas R$ 5,00. Também posso entregar em domicílio, com preço a combinar (dependendo da distância e do número de cópias). Os interessados devem entrar em contato comigo pelos fones 3243-4779, 8734-5573 ou 9954-1017.

Quero voltar a ser um "pop star"!!!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Um bairro com as cores do Brasil!

O Parque Araxá está quase totalmente enfeitado de verde e amarelo desde o dia 10 de junho, por conta da participação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo que vem se realizando na África do Sul. Crianças, jovens, adultos e idosos de várias comunidades se uniram e ornamentaram ruas e avenidas com bandeirolas e outros objetos alusivos ao evento, formando, assim, uma espécie de “corrente pra frente” objetivando levar o Brasil à conquista do seu sexto título mundial de futebol. Muitas empresas, órgãos púbicos, colégios e residências também entraram no embalo, criando um cenário adequado para que todos possam assistir às partidas transmitidas via televisão, tendo como êxtase, claro, os momentos em que os brasileiros assinalam gols. Dei uma circulada pelo bairro e pude constatar quais os quatro quarteirões mais bem decorados. Vejam:

Rua Joaquim de Melo, entre Coronel Nunes de Melo e Papi Jr.

Rua Cândido Jucá, entre Frei Marcelino e Bernardo Figueiredo

Rua Bernardo Figueiredo, entre Padre Cícero e Tiradentes

Avenida Gonçalves Dias, entre Porfírio Sampaio e Ana Néri

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O "gigante adormecido"

Zé da Diva foi até um posto do INSS para requerer sua aposentadoria. Quando a atendente pediu a carteira de identidade, para verificar a sua idade, Zé mexeu nos bolsos e percebeu que havia deixado o documento em casa. A moça, então, mandou ele desabotoar a camisa e, ao ver aqueles cabelos crespos prateados, falou:

- Tudo bem, vou aprovar seu benefício. Estes cabelos no seu peito são a prova de que o senhor já pode se aposentar por idade.

Zé da Diva ficou muito contente, tanto que, ao chegar em casa, foi logo contando os detalhes da conversa que teve com a moça do INSS. Sua esposa ouviu tudo, pacientemente, e em seguida, demonstrando um certo ciúme, perguntou:

- Por que tu também não abaixou as calças e mostrou o "gigante adormecido" pra ela? Assim tu também teria conseguido o auxilio-invalidez...

sábado, 19 de junho de 2010

Cena inusitada na lagoa



O renomado fotógrafo Paulo Wilson, um dos grandes colaboradores do JPA, vinha caminhando pelo calçadão da lagoa do Porangabussu quando avistou esta cena inusitada, onde seis meninos se transportavam numa minúscula bicicleta, retratando, assim, a alegria e descontração desta que é, sem dúvida alguma, a melhor fase da vida de qualquer ser humano, até mesmo pela forma descompromissada com que se encara tudo que aparece pela frente. Parabéns a você, Paulo Wilson, que, através das suas lentes, consegue captar as coisas belas que a modernidade ainda não conseguiu apagar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Misturando Jornalismo e Música

A partir de hoje, começo a trabalhar a todo vapor na edição nº 126 do JPA, a ser lançada no início de julho. Hora de cair em campo captando anúncios e selecionando as matérias mais importantes sobre tudo que está acontecendo de bom pelo Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo.

Enquanto isso, estou me preparando para voltar a cantar de forma mais assídua. O show que eu, Sérgio Melo e Carlos Vital fizemos na Pizzaria Bodega Virtual no sábado passado, em homenagem ao Dia dos Namorados, rendeu-nos um convite para a formação de um trio efetivo, misturando nossas vozes, violões, gaita e percussão, tocando só a nata da MPB pela noite fortalezense.

É mais um desafio a ser enfrentado nesta minha vida sempre repleta de projetos e planos, alguns bem sucedidos, outros nem tanto. Se esse vai dar certo, só o tempo dirá!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A Seleção que não me empolga!

Eita, a partir de agora, até o início de julho, só se fala em Copa do Mundo. Crianças, jovens, adultos, idosos, enfim, onde quer que você chegue, o assunto é o desempenho e as expectativas do Brasil na competição que está sendo realizada na África do Sul. Eu, particularmente, vejo tudo isso com indiferença. Pra mim tanto faz a Seleção Brasileira ganhar, empatar ou perder.

Desculpem a minha ignorância (ou falta de patriotismo, como alguns dizem por aí, de forma equivocada), mas é porque eu tive a felicidade de ver a "canarinha" sendo defendida por atletas inesquecíveis como Pelé, Tostão, Jairzinho, Clodoaldo, Rivelino, Wilzon Piazza, Zico, Sócrates, Falcão, Toninho Cerezo e outros que brilharam principalmente nas Copas de 1970 e 1982. Aí fica difícil me empolgar com os jogadores atuais, quase todos limitados tecnicamente. Cadê o futebol-arte? Onde estão aquelas jogadas eletrizantes que provocavam em nós o orgulho de estufar o peito e dizer que tinhamos o melhor futebol do mundo?

Diante do exposto, acho que não foi por acaso que ontem, no jogo contra a Coréia do Norte, eu passei a maior parte do tempo dormindo em frente à TV!

domingo, 13 de junho de 2010

Bodega Virtual bombou!

A Pizzaria Bodega Virtual, localizada na Praça do Jardim América, ficou pequena para o show que fizemos sábado passado, em homenagem ao Dia dos Namorados. Voltou um bocado de gente por falta de mesas. Eu, Sérgio Melo, Carlos Vital, Iran e Léo Loredo fizemos um revesamento de vozes, violões, gaita e percussão, em clima de puro romantismo, chegando a improvisos que renderam bastante aplausos da galera. Falar nisso, além do festival de massas, e da MPB ao vivo, a Bodega Virtual contemplou os namorados com sorteios de brindes oferecidos por Déborah Cestas & Mensagens, Eli Sedução e Êxtase Confecções. Tudo isso me deu até ânimo para sair cantando por aí novamente...
Vejam, a seguir, alguns flagrantes do evento feitos pela fotógrafa Ju Liane:

Comecei com gosto de gás, cantando "Como é grande o meu amor por você"...

Carlos Vital, Sérgio Melo e eu misturando vozes, violões, gaita e percussão

Meus amigos Antônio Medeiros e Magela (de costas para o crime), com suas respectivas esposas

Dayane, Manuela, Evylin, Emylle e André formaram uma das mesas animadas

sexta-feira, 11 de junho de 2010

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dia dos Namorados na Bodega Virtual vai ser show!

Tudo indica que o negócio vai ser animado no próximo sábado, a partir das 20 horas, na Pizzaria Bodega Virtual, durante o show que eu e o Sergio Melo vamos fazer em homenagem ao Dia dos Namorados. Ontem, durante o ensaio, nós ganhamos a agradável companhia do percussionista Cal, que promete incrementar o evento com uma diversidade de instrumentos.

Tem mais: além de poder degustar as delícias do festival de massas, e as bebidas quentes e geladas, os casais serão recepcionados com flores nas mesas e ainda irão concorrer ao sorteio de vários brindes, dentre eles uma cesta de chocolates e um ursinho de pelúcia, numa cortesia da Deborah Cestas & Mensagens.

E o melhor de tudo isso é que tem muitos amigos meus dizendo que vão marcar presença, como forma de passar a noite dos namorados curtindo a essência da MPB, sozinhos (por que não?), com amigos ou ao lado das suas cara-metades. Só lembrando: a Pizzaria Bodega Virtual fica na praça do Jardim América, bem na esquina das ruas Delmiro de Farias e Carlos Câmara. Quem quiser obter mais informações, basta ligar pra mim nos fones 3243-4779, 8734-5573 ou 9954-1017.

Serginho, com seu violão e a voz afiada, será uma das atrações do show do Dia dos Namorados na Bodega Virtual

terça-feira, 8 de junho de 2010

Alvinegro é bicho pra gostar de se iludir!

Realmente, os números alcançados pelo Ceará até agora na Série A (17 pontos em 7 jogos) são dignos de elogios. Agora, quem analisar a situação de forma realista vai perceber que todos os clubes que o alvinegro enfrentou ou estavam em crise ou desfalcados de seus melhores jogadores (Fluminense sem Fred, Santos sem Robinho, Vitória sem Ramon etc.).

E ainda contou com flagrantes erros de arbitragens. Senão vejamos: 1) Contra o Vitória, o zagueiro Fabrício fez falta e merecia até ser expulso, pois era o último homem da defesa. O árbitro não marcou e na sequência o Ceará fez o gol da vitória. 2) Contra o Cruzeiro, Cléber foi derrubado dentro da área e o juiz não marcou a penalidade máxima. 3) Contra o Avaí, a mesma coisa. Pênalti claro, não marcado, e na sequência o Ceará decretou a vitória. 4) Contra o Atlético, gol do Ceará com o jogador em posição de impedimento. Tudo isso sem falar na pelada monumental que foi o jogo contra o Goiás.

A imprensa cearense, na sua costumeira parcialidade em relação ao Ceará, não fala nada sobre isso. Pelo contrário, fica iludindo a galera, alardeando que o alvinegro vai ser campeão brasileiro, vai disputar a Libertadores e até o Mundial de Clubes. Depois da Copa do Mundo, quando essa moleza acabar, quero ver onde vai parar tanta euforia.

P.S.
Podem até dizer que, na condição de tricolor, sou suspeito para fazer tais afirmações. Mas eu quero ver qual é o torcedor sério do Ceará que tem coragem de dizer que estou mentindo.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Relembrando a década de 70!

VALSINHA

Um dia ele chegou tão diferente
do seu jeito de sempre chegar
Olhou-a de um jeito muito mais quente
do que sempre costumava olhar
E não mal disse a vida tanto
quanto era o seu jeito de sempre falar
E nem deixou-a só num canto,
pra seu grande espanto,
convidou-a para rodar

Então ela se fez bonita
como há muito tempo não queria ousar
No seu vestido decotado,
cheirando a guardado de tanto esperar
Depois os dois deram-se os braços
como há muito tempo, não se usava dar
E cheios de ternura e graça
foram para a praça
e começaram a se abraçar

E ali dançaram tanta dança
que a vizinhança toda despertou
E foi tanta felicidade,
que toda a cidade se iluminou
E foram tantos beijos loucos,
tanto gritos roucos,
como não se ouvia mais
E o mundo compreendeu,
e o dia amanheceu em paz

(Hoje eu derramei lágrimas de carne assada ao ouvir esta música do Chico Buarque, interpretada de forma magistral pelo cantor mineiro Fernando Mendes em 1978. A saudade mata a gente!)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

O aniversário de dona Carmelita

Na terça-feira passada, dia 1º de junho, participei com muita honra da programação festiva em comemoração aos 80 anos de idade da renomada artista plástica Carmelita Fontenelle, genitora do também famoso poeta Diogo Fontenelle, que reside há várias décadas no Parque Araxá. A data especial foi comemorada com uma missa em ação de graças, celebrada na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, seguida de uma exposição retrospectiva da obra da aniversariante, no Museu de Arte da UFC. Entre as presenças ilustres, além de mim (claro!), e de dona Carmelita e do Diogo Fontenelle, estavam o ex-governador Lúcio Alcântara, o jornalista Vicente Alencar, o artista plástico Audifax Rios, a cantora e maestrina Aparecida Silvino (que encantou a todos com sua voz, tanto na igreja como no museu), minha prima Verônica Diogo (autora das fotos que estou colocando no blog), acompanhada do esposo Delmy, e muitos outros. Vejam, a seguir, alguns flagrantes do evento:

Dona Carmelita na hora de apagar as "velinhas"

Os primos Aparecida Silvino e Diogo Fontenelle

Líder político Aldenor Martins, Juracy Mendonça e outros convidados

JPA de junho nas ruas

Começa a circular nesta sexta-feira o JPA de junho, como sempre repleto de novidades sobre tudo de bom que acontece pelo Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo. Os principais textos e fotos da referida edição já podem ser vistos e comentados nos tópicos abaixo.

Editorial do JPA de junho

Eita, o tempo continua passando numa velocidade impressionante! Ainda estamos sentindo o gosto do champanhe das festas do final do ano passado e já chegamos praticamente na metade de 2010!

Exageros à parte, a verdade é que o mês de junho promete ser repleto de festas para todos os gostos. A começar pelas homenagens a Santo Antônio, São João e São Pedro, com apresentações de grupos juninos nas praças, ruas, residências, colégios e empresas, sem esquecer, claro, da onda de romantismo que vem à tona no dia 12, tradicionalmente dedicado aos namorados.

Outro evento de extrema importância, e que deve chamar a atenção da maioria do povo brasileiro, é a Copa do Mundo, que terá início no dia 11, na África do Sul, quando a Seleção Brasileira tentará conquistar, pela sexta vez, o título máximo do futebol mundial. E aí, será que os jogadores convocados pelo Dunga vão atender às nossas expectativas ou o tão sonhado “hexa” está reservado para acontecer somente em 2014, ocasião em que a competição será disputada no Brasil, inclusive com alguns jogos em Fortaleza?

Festas juninas, dia dos namorados e Copa do Mundo merecem, realmente, ser destacados, mas nada disso é mais importante do que o início da campanha eleitoral que vai nos convocar para comparecer às urnas em outubro vindouro, a fim de eleger e/ou reeleger governadores, senadores, deputados estaduais e federais e o presidente da República. É aí que reside o perigo, pois o futuro do país vai depender da nossa decisão.

Resumindo, vamos brincar, vamos amar, vamos torcer, mas sem jamais esquecer da nossa responsabilidade como cidadãos comprometidos com o bem-estar da coletividade como um todo, na certeza de que jamais seremos totalmente felizes enquanto formos representados por políticos que só estão preocupados com seus próprios bolsos.

Cadê os ônibus para o Centro?


Usuários de transportes coletivos que residem, estudam e/ou trabalham nas imediações da avenida Jovita Feitosa querem saber da Etufor - Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza o motivo de tanta demora dos ônibus que fazem a linha 389 (Jovita Feitosa/Centro). Eles alegam que, muitas vezes, quando querem se dirigir para o Centro ou o terminal de Antônio Bezerra, e vice-versa, passam de 30 a 45 minutos nas paradas, o que vem acarretando muitos prejuízos e transtornos, obrigando-os a chegar atrasados em seus compromissos diários. O JPA entrou em contato com a Etufor, a fim de obter uma resposta concreta sobre o assunto, mas, segundo a empresa, a linha 389 está operando normalmente, e a prova é que, nos últimos meses, não tem recebido praticamente nenhuma queixa em relação a ônibus na Jovita Feitosa. Então, nesse caso, a solução, para quem se sentir prejudicado com a ausência dos coletivos, é ligar para a Etufor através dos telefones 3492.9301 ou 0800.285.0880.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Festival de dança do Grupo Sued foi coroado de êxito


Um belíssimo espetáculo de dança, que provocou no público a certeza de que o Rodolfo Teófilo e adjacências possuem muitos talentos que merecem ser lapidados para alçar vôos cada vez mais altos. É assim que podemos definir o festival do grupo de dança Sued, apresentado nos dias 22 e 23 do mês passado, no Teatro Marista, com coreografia e coordenação das professoras Ana Paulla Boriz Barbosa e Sandra Suely Carlos Zaranza, respectivamente.

O evento, intitulado “Nômade”, mostrou dezenas de crianças e adolescentes em vários estilos de dança, representando as culturas de determinadas regiões do Brasil e até de outros países. Segundo a professora Suely, o título do espetáculo remete à própria história do grupo, que foi fundado há 17 anos e até hoje não possui um local definido para ensaios. “Celebramos a vida através da dança, ao mesmo tempo em que tentamos tirar crianças e adolescentes da ociosidade, num trabalho que já rendeu muitos bons frutos, principalmente a revelação de talentos na comunidade, mas, infelizmente, ainda não conseguimos realizar o nosso maior sonho, que é ter um local fixo para os ensaios”, afirmou.


Para ela, a satisfação maior foi ver o Teatro Marista lotado de pessoas que foram incentivar o grupo que, apesar das dificuldades, tem recebido muitos aplausos em suas apresentações por aí afora, expressando a criatividade de seus integrantes através da dança. Suely e Ana Paulla fizeram questão de agradecer, de público, a todos os amigos e familiares que envidaram esforços para o êxito do festival. No dia 23, antes da apresentação do Sued, o cantor Juracy Mendonça, editor do JPA, subiu ao palco para interpretar algumas músicas do CD “As 14 Mais”, que ele lançou no ano passado.
Fotos: Renata Lima

Projeto Leitura na Praça comemora primeiro ano com atividades na lagoa

O projeto Leitura na Praça comemorou, no dia 22 de maio, seu primeiro ano de existência. O evento contou com apresentações artísticas, concurso de leitura, contação de estórias infantis, danças, fantoches, inclusive com a participação de soldados do Ronda do Quarteirão, além da doação de livros e brinquedos e distribuição de lanches. Segundo Antônio Filho, idealizador do Leitura na Praça, o projeto vem cumprindo com êxito sua missão de disponibilizar, ao ar livre, o acesso gratuito de livros e revistas para crianças, jovens e adultos do Rodolfo Teófilo e adjacências, tendo como cenário o calçadão da lagoa do Porangabussu, quase na esquina das ruas Porfírio Sampaio e Monsenhor Furtado. Ele aproveitou o ensejo para agradecer a todas as pessoas, entidades, empresas e órgãos públicos que, de uma maneira ou de outra, colaboraram para a realização da festa de primeiro aniversário, informando ainda que começou a trabalhar também com empréstimo gratuito de livros, graças a parcerias estabelecidas com comerciantes da comunidade.
Foto: Michel Lins

Dona Mundita: são tantas emoções!

Estes últimos dias foram repletos de festas e fortes emoções na residência da nossa assinante Raimunda Feitosa e Castro (Mundita), na avenida Jovita Feitosa, 72. A começar pelo dia 3 de abril, quando a família comemorou o transcurso dos 15 anos de idade de sua neta Ana Larissa, numa festa que teve a Disney como tema, inclusive com a aniversariante trajando um vestido de “Alice no País das Maravilhas”, desenhado pela irmã Ana Luzia e confeccionado pela tia Raimundinha Brito. A festa contou com a presença de vários alunos do Colégio Deoclécio Ferro, onde Ana Larissa cursa o 1o ano do 2o grau. Já no dia 8 de maio quem trocou de idade (18 anos) foi Ana Luzia, ex-aluna do Deoclécio Ferro e que atualmente está no 1o semestre do Curso de Estilismo e Moda da Faculdade Católica Marista. O tema da festa foi Haloween, com todos os convidados vestidos em tom preto. Depois da meia-noite, como já era o Dia das Mães, os jovens fizeram uma grata surpresa às mamães presentes, no caso as senhoras Mundita, Isolda, Raimundinha e Ana Maria (genitora de Ana Larissa e Ana Luzia). Para completar a série de aniversários, neste dia 1o de junho comemora-se os 82 anos de dona Mundita, que acaba de retornar de uma viagem ao estado de Goiás, quando teve a felicidade de conhecer a famosa Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, cidade localizada a 18 quilômetros da capital Goiânia. Ela recebeu muitos cumprimentos do seu vasto círculo de parentes e amigos, notadamente dos seus conterrâneos da região dos Inhamuns, onde goza de muito prestígio em diversos segmentos sociais.
Parabéns em dose tripla!

Dona Mundita completa 82 anos esbanjando saúde e jovialidade

Ana Larissa e Ana Luzia com a tia Cristiane (que organizou as duas festas) e algumas convidadas

17o Festival de Quadrilhas do Cumpadre Rogério começa no dia 12

O Festival de Quadrilhas do Cumpadre Rogério, um dos mais tradicionais eventos juninos do Ceará, chega à 17ª edição repleto de novidades para os seus milhares de freqüentadores. Este ano ele será dividido em duas etapas: começa no dia 12 e vai até 20 de junho, em parceria com o projeto “Vila São João”; depois, do dia 21 até 4 de julho, fará parte do “Ceará Junino”, tudo isso com uma divulgação maciça em diversos veículos de comunicação da cidade.

O Festival, como sempre, será realizado na Praça Ari de Sá Cavalcante (por trás do Colégio Antônio Sales), contando com a presença de cerca de 100 quadrilhas (infantis e adultas) de Fortaleza e cidades do interior cearense, com premiação em dinheiro para as três primeiras colocadas de cada etapa. Para o líder comunitário Rogério Pinto de Castro, as parcerias com o “Vila São João” e o “Ceará Junino” demonstram a credibilidade que o evento desfruta por aí afora, sendo reconhecido pela sua autenticidade em prestigiar o forró pé-de-serra, dando ênfase à sanfona, triângulo e zabumba, enquanto outros festivais preferem divulgar o chamado forró eletrônico.

“Este ano a praça vai ganhar uma decoração especial. Teremos apenas 25 barracas padronizadas vendendo bebidas e comidas típicas, além da feirinha de artesanato, brinquedos infantis e outras surpresas que estamos preparando para o público”, informou Rogério, acrescentando que o Festival de Quadrilhas conta com apoio do Governo do Estado, através de órgãos como Secult, Semam e Polícia Militar; e da Prefeitura de Fortaleza, que vai disponibilizar equipes da SER III, SAMU, Guarda Municipal, AMC, Secultfor, além de outras empresas e entidades. Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone (85) 3214-3635.

Rogério promete muitas novidades para a
17a. edição do seu Festival de Quadrilhas

Iago Gouveia lança CD “O Bom do Xote”


“O Bom do Xote” é o título do CD que o jovem sanfoneiro Iago Gouveia lançou recentemente, contendo músicas de sua autoria e regravações de nomes famosos como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino e Geraldo Azevedo. Iago, filho do sanfoneiro Dedim Gouveia, estuda no Colégio Maria Montfort e reside na avenida Gonçalves Dias, 500 (Rodolfo Teófilo). Há três anos, com apoio de seu padastro Dedé de Dória, e do irmaõ Ítalo, formou uma banda de forró pé-de-serra, apontada atualmente como uma das maiores revelações deste gênero musical na capital cearense, tanto que é constantemente chamada para animar festas em espaços renomados como Casa de Reboco, Casa de Forró, Sabor da Carne, dentre outros. O CD “O Bom do Xote” foi gravado ao vivo no Forró do Sítio, com direção de Dedé de Dória e apoio do empresário Cláudio Melo e várias empresas. Contatos com Iago Gouveia: fones (85) 9983-9389, 9677-4462 e 8890-7705.

Circulando...

* O Parque Araxá ficou literalmente contagiado pelas cores azul, vermelho e branco no domingo, dia 2 de maio, após o Fortaleza ter conquistado seu primeiro tetracampeonato cearense em jogo realizado no estádio Castelão. Andei circulando pelo bairro, conferindo a festa tricolor, e pude constatar que as maiores concentrações de torcedores estavam nos bares do Alexandre (rua Joaquim de Melo, entre Frei Marcelino e Major Pedro Sampaio), do Tantim (Professor João Bosco com Papi Jr.) e do Nei (José Bascelos com Azevedo Bolão), onde a alegria rolou solta até tarde da noite.

* A saudável parceria que estabelecemos com a Deborah Cestas & Mensagens continua gerando bons frutos para os leitores especiais do JPA. No dia 9, por exemplo, 50 integrantes do nosso Clube de Assinantes, escolhidas através de sorteio, foram surpreendidas com belas mensagens fonadas, alusivas ao Dia das Mães, num trabalho que recebeu muitos elogios das homenageadas, muitas delas afirmando que foram às lágrimas enquanto ouviam. Que legal!

* Pedimos sinceras desculpas ao nosso prezado assinante Antônio Prudêncio da Silva, residente na rua Francisca Clotilde, 45. Na verdade, seu aniversário natalício é no dia 11 de maio, e não no dia 5, como informamos na edição anterior.
* Por sinal, quem também trocou de idade no dia 11 de maio foi a médica Maria do Socorro Oliveira Franco, que reside há vários anos na rua Professor João Bosco, 65, e nos últimos meses tem sido uma das grandes colaboradoras do JPA. A data especial foi devidamente comemorada pelo seu vasto círculo de parentes, amigos e colegas de trabalho. Parabéns, doutora!

* Quem completou 80 anos de idade no dia 1º de junho foi a renomada artista
plástica Carmelita Fontenelle (foto), genitora do também famoso poeta Diogo Fontenelle, que reside há várias décadas na rua José Sombra, 301 (Parque Araxá). A data especial foi comemorada com uma missa em ação de graças, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, seguida de uma exposição retrospectiva da obra da ilustre aniversariante, no MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, localizado na avenida da Universidade, 2854 (Benfica). Parabéns, dona Carmelita!

* Olha a novidade aí, gente! No dia 12 de junho eu e meu amigo Sérgio Melo estaremos na Pizzaria Bodega Virtual (Praça do Jardim América), cantando músicas românticas para embalar a noite dos namorados. A programação inclui ainda um festival de massas, distribuição de brindes e sorteio-surpresa, cortesia de Deborah Cestas & Mensagens. Sem dúvida, uma boa opção você passar esta noite especial ao lado da pessoa amada.
* No dia 17 deste mês, a jovem Marília Carmem Rodrigues Mendes (foto) completa 15 anos de idade! Ela é filha dos nossos assinantes Júlio e Regina Mendes, residentes na avenida Humberto Monte, 787 (Bela Vista). Ex-aluna do Colégio La Salette, estuda atualmente no Colégio Jim Wilson, onde cursa o 1o ano do Ensino Médio, fez quatro anos de balett no grupo BCAD e é integrante do grupo de teatro dos Correios e Telégrafos. Carmem Marília, com sua beleza, alegria e simplicidade, faz amigos por onde passa. Parabéns!

O artista plástico George Mendes (foto), diagramador do JPA, iniciou recentemente a produção de arte em telhas, reproduzindo vários tipos de ilustrações e pinturas, com destaque para paisagens naturais, desenhos orientais e escudos de clubes de futebol, como do Ceará e do Fortaleza, a partir de R$ 15,00, que estão sendo bastante procurados pelos moradores do Parque Araxá e adjacências. No momento, George está trabalhando para montar uma exposição das peças, em local ainda indefinido. Quem quiser adquiri-las, pode entrar em contato pelo fone 3290.7311.

Procon pesquisa preços da Cesta Básica em Fortaleza

A Cesta Básica em Fortaleza pode custar de R$ 231,83 a R$ 339,26. É isso que ficou constatado na pesquisa realizada durante os dias 3 e 7 de maio pela equipe do Setor de Educação, da Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza), que visitou dez supermercados da capital cearense para averiguar os preços dos produtos.

De acordo com o titular da pasta, João Ricardo Vieira, o objetivo da equipe é realizar uma nova pesquisa a cada 15 dias. A orientação é listar sempre o produto mais acessível ao consumidor. “Nessas nossas pesquisas, levamos em consideração os preços e o peso ou quantidade de cada produto. Se há dois produtos, um de marca mais conhecida e outra menos conhecida, o produto de preço mais baixo é aquele que será incluído na pesquisa”, explicou João Ricardo.

A Cesta Básica foi baseada numa família composta por quatro pessoas, para o período de um mês. A equipe teve o cuidado de visitar supermercados localizados em várias regiões de Fortaleza. Fazem parte dessa lista, 31 itens, entre produtos alimentícios como arroz, feijão, macarrão, condimentos e carnes. Produtos de limpeza e higiene pessoal também fazem parte da pesquisa. O órgão está divulgando no site www.fortaleza.ce.gov.br/procon o resultado de uma pesquisa de preços de refeições no Centro. No total, 52 restaurantes foram pesquisados, do mais popular ao mais tradicional. O quilo da segunda refeição mais importante do dia pode custar de R$ 9,50 a R$ 30,90.

O Procon Fortaleza realiza atendimento ao público de segunda a sexta-feira, a partir das 8 horas, com distribuição de senhas ilimitadas até às 14 horas, na rua Major Facundo, 869, Centro. Maiores informações pelo telefone 151.

João Ricardo, titular do Procon Fortaleza, ressaltou a importância da pesquisa

terça-feira, 1 de junho de 2010

Ensaio para o Dia dos Namorados


Estou tentando desenferrujar a garganta e os dedos para fazer o show do Dia dos Namorados ao lado do meu amigo Sérgio Melo na Pizzaria Bodega Virtual, atendendo, assim, ao convite que nos foi formulado pelo Régis, proprietário do referido estabelecimento, localizado na praça do Jardim América.
Sábado passado nós estivemos por lá, ensaiando ao vivo e de frente para o público, misturando vozes, violões e uma gaita esperta, improvisada. Algumas pessoas que assistiram acharam legal a idéia de juntar meu repertório de músicas mais antigas (Fagner, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Alceu Valença etc.) com a juventude do Serginho, que interpretou canções mais recentes, sempre bebendo na fonte da MPB de boa qualidade.
Juliane Almeida, namorada dele, que estava presente, tirou esta e outras fotos do ensaio e gravou um vídeo onde cantamos em dueto a música “A Lenha”, do Zeca Baleiro. Quem quiser dar uma olhada, tai o link: http://www.youtube.com/watch?v=UNPqOXiiCqU. Prometo que depois vamos tentar melhorar tudo, principalmente a iluminação.