terça-feira, 30 de julho de 2013

Notícia em primeira mão!

     Anote aí na sua agenda...
     O primeiro encontro do nosso espaço cultural vai acontecer no dia 6 de setembro (sexta-feira), a partir das 19 horas, no pátio da Associação dos Ex-Combatentes - Rua dos Pracinhas, 951 (esquina com Avenida 13 de Maio), na confluência do Parque Araxá com o Benfica.
     Teremos cerveja bem gelada, feijão-verde e espetinhos apetitosos, grandes clássicos da MPB como som ambiente e um violão à disposição de quem quiser tocar e cantar músicas de boa qualidade.
     Brevemente estaremos dando mais detalhes para os amigos e amigas que estiverem a fim de participar deste momento histórico para o nosso bairro.

     
     (Transcrito da fanpage www.facebook.com/jornalparquearaxa)

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Apresentando o piloto do programa "Agenda MPB"

     Juracy Mendonça, editor do JPA, estará hoje, dia 26, de 19 às 21 horas, na Estação Bem Fazer, web rádio do Projeto Bem fazer, apresentando um piloto do programa “Agenda MPB”, que brevemente irá ao ar semanalmente na referida emissora.
     O programa tocará sucessos de grandes nomes da música cearense, nordestina e brasileira de boa qualidade, trazendo também dicas de shows em Fortaleza neste final de semana e informando sobre o que está acontecendo pelo Parque Araxá, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Benfica e adjacências, tudo isso com apoio de Sérgio Furtado de Melo nas mixagens.
     Contamos com a sua audiência!
     O link da Estação Bem Fazer é:
http://projetobemfazer.blogspot.com.br/

     (Transcrito da fanpage www.facebook.com/jornalparquearaxa)

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Cadê o mundo que eu sonhei em viver?

O tempo vai passando e vou vendo ficar cada vez mais distante o mundo que eu sempre sonhei em viver.
Faço um esforço danado, mas não consigo me acostumar com algumas novidades desta modernidade que nos é imposta pela globalização, onde a maioria das pessoas acha normal matar, roubar, estuprar, enganar, mentir, trair e praticar crimes perversos que antes só aconteciam com frequência em lugares bem distantes da nossa Fortaleza.
Hoje, é praticamente impossível andar pelas ruas da cidade, a qualquer hora do dia ou da noite, por causa da violência urbana; os políticos que querem se manter no poder têm que ser inescrupulosos e corruptos; as partidas de futebol são marcadas pela violência dentro e fora dos estádios; as novelas e outros programas televisivos só têm audiência se forem estrelados por personagens dotados de mau-caráter; quase todas as músicas que fazem sucesso são paupérrimas em letra e melodia, geralmente depreciando e ridicularizando seres humanos.
Resumindo, para estar na moda temos que bater palmas para a gaiatice, a mediocridade, o desprezo e inversão dos valores sociais que herdamos dos nossos pais e avós.
Pretendo viver muitos anos ainda, se for da vontade de Deus, claro. Mas sinto que, se isso acontecer, daqui a cinco anos estarei me sentindo um verdadeiro dinossauro, como um peixe fora d´água...

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Obrigado, Dominguinhos!


         "Quem me levará sou eu", "Só quero um xodó", ""Esperando na janela", "De volta pro aconchego", "Eu me lembro", "Minha vidinha", "Pedras que cantam", "A vida do viajante", "Abri a porta", "Nem se despediu de mim", "Pode morrer nessa janela", "Riso cristalino", "Gostoso demais", "Lamento sertanejo"...
       
       Mestre, obrigado pela sua contribuição para a valorização da música nordestina.
       Certamente hoje o céu está em festa, com Luiz Gonzaga, Sivuca e outros grandes nomes da sanfona comemorando sua chegada!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Parabéns, Madalena!

             

            Hoje, dia 23 de julho, é uma data sempre especial para uma das três mulheres mais importantes da minha vida.
      Você chega aos 83 anos de idade cercada pelo carinho dos filhos, netos, bisnetos e outros parentes e amigos que, como eu, sabem respeitar e reconhecer os esforços que empreendeu para encaminhar nossa família para os caminhos do bem.
       A festa pelo transcurso deste aniversário foi realizada domingo passado, de forma simples, em sua residência, mas eu aproveito este espaço para cumprimentá-la mais uma vez, desejando muitos e muitos anos de vida, como uma bússola a nortear nossos caminhos.
      Parabéns para você, porque você merece!

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Espaço cultural do Parque Araxá está chegando

     O espaço cultural que pretendemos implantar no Parque Araxá vai começar a funcionar aos poucos, através de bate-papos semanais com amigos e amigas, regados a cerveja gelada, com feijão-verde e outros tira-gostos especiais, o melhor da MPB como som ambiente e um violão à disposição de quem quiser tocar e/ou cantar músicas próprias ou de outros artistas.
     Estamos nos articulando para que a primeira dessas reuniões semanais aconteça no início de setembro, em homenagem aos 16 anos de circulação do JPA, comemorando o lançamento do jornal O BEM FICA e a volta do programa de rádio "Agenda MPB".
     Aguardem, então, que brevemente iremos divulgar local, dia e hora deste evento que pode ser histórico para o nosso tão sonhado espaço cultural.

     (Transcrito da fanpage www.facebook.com/jornalparquearaxa)

Muitas novidades vindo por aí!

     A partir de agora você só vai ficar escondido se quiser!
     Estamos estabelecendo parcerias para divulgar seus produtos e/ou prestação de serviços para cerca de 40 mil pessoas que residem, estudam, trabalham ou simplesmente transitam pelo Parque Araxá, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Benfica e adjacências, através do fortalecimento do JPA - Jornal Parque Araxá, que em agosto completa 16 anos de circulação; e do jornal O BEM FICA, a ser lançado em setembro vindouro.
     Você poderá mostrar seu trabalho também na Estação Bem fazer, web rádio do Projeto Bem fazer, que já pode ser ouvida no link http://projetobemfazer.blogspot.com.br/; e na rádio comunitária que estará sendo inaugurada brevemente no Benfica.
     Quer mais informações sobre como aparecer nesses veículos de comunicação alternativa?
     Liga pra mim!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Espaço cultural na Rua dos Pracinhas!

     No início desta semana surgiu uma boa oportunidade de o espaço cultural do Parque Araxá funcionar na sede da Associação dos Ex-Combatentes do Ceará, na esquina da Rua dos Pracinhas com a Avenida 13 de Maio - confluência do Parque Araxá com o Benfica.
     Nosso amigo Eduardo Poty, que comanda a sede atualmente, mostrou-se entusiasmado com a ideia e prometeu fazer o que estiver ao seu alcance para que isso aconteça.
     É um espaço amplo, bem localizado, e que poderá servir também como escritório e redação do JPA e do jornal O BEM FICA, que estamos programando para ser lançado em setembro, contando com parcerias a serem estabelecidas com as rádios FM Benfica 87 e Estação Bem Fazer.
     Estamos no meio do mundo, tentando fazer isso tudo virar realidade!

terça-feira, 16 de julho de 2013

Olha essa do Zé da Diva!

     Zé da Diva estava tomando umas cervejas num barzinho do Parque Araxá, na companhia da esposa Gertrudes e outros familiares e amigos. Em dado momento, já sob efeito do álcool, ele olhou para o balcão do bar e disse, baixinho:
     - Estão vendo aquela mulher lá no balcão, tomando cerveja sozinha? Pois eu me separei dela faz sete anos! Depois disso, ela nunca mais parou de beber.
     Gertrudes, que também já estava meio "alta", respondeu:
     - Concordo que ao se separar de ti ela se livrou de um tremendo abacaxi. Mas será que é preciso ela passar tanto tempo assim comemorando?
     

     (Transcrita do JPA deste mês)

Meu livro na III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza

                                
     Recebo com alegria o comunicado da Editora DIZ dando conta de que o livro "Onde estava o arco-íris?" (foto), que lancei no ano passado, está exposto na III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza, que acontece até amanhã (dia 17) no Centro de Eventos do Ceará.
     Eu e outros escritores da DIZ estamos lá, juntamente com Fernando Capovilla, Mozart Neves, Gilberto Dimenstein, Arnaldo Antunes, Fernanda Takai e outros grandes nomes da música e da literatura cearense e brasileira.
     Mais tarde vou dar uma incerta no Centro de Eventos para autografar alguns exemplares do livro.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

BENFICA VAI GANHAR JORNAL ALTERNATIVO

     Quando setembro chegar, o bairro do Benfica vai ganhar um jornal alternativo que circulará mensalmente, com 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente em residências, empresas e outros estabelecimentos situados no quadrilátero formado pelas avenidas Domingos Olímpio, Expedicionários/Senador Pompeu, Eduardo Girão e José Bastos, podendo ser visto por cerca de 20 mil pessoas que residem, trabalham, estudam e/ou transitam por esta região de Fortaleza.
     O jornal, intitulado O BEM FICA, pretende destacar os aspectos sócio-culturais, esportivos, religiosos e políticos do bairro, fatos históricos, personalidades antigas e atuais e reivindicações para melhorar a sua infra-estrutura, abrindo espaços também para a divulgação de empresas, entidades, órgãos públicos e privados e prestadores de serviços, tudo isso com a credibilidade da Textu@l Editora, que há 16 anos edita com sucesso o JPA – Jornal Parque Araxá.

domingo, 14 de julho de 2013

Quem foi Carvalho Mota?

                                 
A Rua Carvalho Mota é um dos logradouros públicos mais tradicionais do Parque Araxá. Começa na Azevedo Bolão, atravessa a Avenida Jovita Feitosa e termina na Teodoreto Souto, paralelamente ao antigo trilho da José Bastos (atual José Jatahy).
     Seu nome presta significativa homenagem ao comerciante e coronel Antônio Frederico de Carvalho Motta (foto), nascido em Granja, interior do Ceará, no dia 23 de março de 1856, e que foi governador do Estado durante o período de 24 de janeiro a 12 de julho de 1912.
     Carvalho Mota era o 3º vice-presidente do Estado quando o comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly foi deposto. Ele assumiu a Presidência e foi por demais importante na manutenção de um mínimo de ordem após a derrocada da oligarquia comandada por Nogueira Accioly. Em seguida ele passou o cargo para o então presidente da Assembleia Legislativa, Belisário Cícero Alexandrino.
     São praticamente inexistentes registros sobre sua administração. Por conta disso, Carvalho Motta é quase desconhecido para o povo de sua terra, seja de sua cidade natal, seja do Estado para o qual ele sacrificou um promissor futuro político.
     Vale destacar que em 2010 o escritor José Xavier Filho lançou o livro “Carvalho Motta – Capitalista e Governador”, durante solenidade ocorrida na sede do Instituto José Xavier, em Granja. A obra trata de aspectos da vida do comerciante e capitalista nascido naquela cidade e que ascendeu à Presidência do Estado do Ceará.
     Carvalho Mota faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro de 1927.
     
(Transcrito do JPA de julho/2013)

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Uma viagem na máquina do tempo

 
     Viajei na máquina do tempo hoje, ao ver essa foto tirada no dia 9 de abril de 1983, em frente à Igreja dos Remédios, após a cerimônia do meu casamento com a Marinete.
Percebi como é verdadeira a afirmação de que nossa vida é semelhante a uma viagem de trem, onde em cada estação entram e saem diversos passageiros (parentes, amigos, vizinhos, colegas de escola, de trabalho etc.).
Uns permanecem no trem por um longo tempo ou até o fim da viagem; outros descem, mas deixam marcas indeléveis nas nossas memórias.
Nessa foto estão alguns dos passageiros do trem que é a minha vida. Uns estão comigo até hoje, outros sumiram, mas continuam fazendo parte das lembranças que trago da vida.
Da esquerda para a direita (os que lembro os nomes):
Lêda (só uma banda), Terezinha Furtado, Marluce, Otto, Lanno, Stuecé, eu, Castelo, Marinete, Graça, Iracema, Carlos Alberto (Bebeto), Mazé, Manuel de Jesus (Beúba), Crisanto e Betânia.

Algumas notas da "coluna social" do JPA

                         
     * O Condomínio Rosa de Saron, localizado no Rodolfo Teófilo, promoveu no dia 30 de junho uma alegre e descontraída festa junina, com direito a transmissão da decisão da Copa das Confederações, pula-pula para as crianças, uma banda de forró pé-de-serra e comidas típicas como baião-de-dois, paçoca, vatapá, mungunzá, cocada, bolos etc., tudo isso sob o comando da síndica Maria do Carmo Delgado Figueiredo, com apoio dos moradores. A festa, de tão boa, fez um bocado de gente “balançar o esqueleto” até o raiar do dia seguinte. 
      * Nossos assinantes Olinda e Valdisnei Falcão, residentes em São Paulo, vieram passar alguns dias de férias em Fortaleza, por conta dos jogos da Copa das Confederações, e aproveitaram para rever familiares e amigos, bem como lugares históricos da cidade, matando a saudade também da culinária cearense. Na foto, o casal aparece ao lado da professora Marinete Brito Mendonça durante uma deliciosa peixada degustada no Albertu’s Restaurante, na Barra do Ceará.
      * O mês de junho, como já era de se esperar, foi bastante animado no Parque Araxá e comunidades vizinhas, notadamente por conta dos festejos em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro. Demos um giro por aí e constatamos que, graças a Deus, nosso povo ainda está empenhado em preservar as mais legítimas tradições nordestinas, promovendo grandes festas em ruas, avenidas, empresas, colégios e residências.
      * A nota triste aconteceu na praça Ari de Sá Cavalcante, na esquina da avenida Gonçalves Dias com a rua Bernardo Figueiredo, onde, infelizmente, tivemos alguns casos de violência e a presença dos insuportáveis “paredões” tocando músicas de péssima qualidade, e em alto volume, o que serviu para afastar muitas pessoas que estavam pensando em prestigiar o festival de quadrilhas ali realizado.
      * Nosso assinante Júlio Mendes, funcionário da agência dos Correios da rua Professor Costa Mendes, perguntando por qual motivo a Prefeitura de Fortaleza acabou com o projeto “Academia na Comunidade”, que nas manhãs e tardes das terças e quintas-feiras oferecia a prática de exercícios para moradores do bairro. Segundo ele, com o fim do referido projeto, muitas pessoas deixaram de frequentar a lagoa.
      * Tudo indica que teremos uma grande novidade nos próximos dias. Estamos em negociação e, se tudo der certo, vamos apresentar um programa nas manhãs de domingo na Rádio Bem Fazer, que está sendo inaugurada na internet, com músicas, entrevistas, reivindicações e outras notícias sobre o Parque Araxá e suas adjacências.
      * A ideia principal é fazer um programa nos moldes do “Agenda MPB”, que tanto sucesso fez sob o nosso comando, anos atrás, na saudosa Rádio Portugal FM, que funcionava na rua Professor Anacleto e era dirigida pelo amigo Gilmar Gondim.

terça-feira, 9 de julho de 2013

JPA de julho começa a circular

     A edição deste mês do JPA começa a circular amanhã (quarta-feira), como sempre trazendo muitas novidades sobre o que acontece pelo Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo. As principais matérias são as seguintes:
     - Conheça a feira livre que acontece nas terças-feiras no Rodolfo Teófilo;
     - Editorial pede solução para o crescimento da violência urbana;
     - Comunidade critica estado de abandono da lagoa do Porangabussu;
     - JPA mostra detalhes do espaço cultural a ser implementado no bairro;
     - Parquearaxaense lança campanha para construção do Hospital do Diabético.

     (Transcrito da fanpage www.facebook.com/jornalparquearaxa)

Benfica vai ganhar rádio comunitária e jornal

     Temos duas boas notícias para quem gosta de comunicação alternativa.
     O Benfica vai ganhar brevemente dois veículos para divulgar seus valores sócio-culturais, esportivos, religiosos, políticos e econômicos, bem como reivindicações para melhorar sua infra-estrutura.
     1) Nos próximos dias estará no ar a FM BENFICA 87, que já opera em fase experimental através do site www.fmbenfica87.com.br.
     2) E em setembro teremos o lançamento do jornal mensal O BENFICA, que será distribuído gratuitamente para cerca de 20 mil pessoas que residem, estudam, trabalham e/ou trafegam pelo bairro. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Uma boa opção para rastreamento e proteção do seu carro

Você também anda assustado com essa onda de violência que vem atingindo a cidade inteira e não faz um seguro para o seu veículo porque os preços são bastante caros?
Então você precisa conhecer a RBS – Real Brasil Serviços, uma empresa séria, qualificada e comprometida com a excelência, que trabalha com um sistema inovador no rastreamento e proteção de veículos (carros, motos etc.), tudo isso com planos a partir de R$ 67,00 por mês.
A RBS é sediada em Recife (Pernambuco) e possui filiais em Fortaleza e várias cidades brasileiras. Ela mantém rastreadores e operadores funcionando 24 horas por dia. Quando o cliente liga para a Central de Atendimento, através do telefone 0800.081.2276, e deseja saber onde está o veículo, a RBS localiza, bloqueia e chama as autoridades competentes para fazer o devido resgate. Caso haja alguma falha no rastreamento, o cliente é reembolsado no valor do veículo.
Os planos oferecem outras vantagens, como o serviço de reboque e o conserto do seu veículo, em caso de colisões, bem como de terceiros, caso você seja o culpado pelo acidente, no valor de até R$ 10,000.00. E ainda têm as bonificações por indicação de outros clientes. Ou seja, a cada novo cliente que você indicar, caso ele faça a adesão, 5% do valor da mensalidade dele será creditada a você em forma de bônus.
Quer saber mais informações sobre esse sistema inovador?
A RBS tem uma filial em Fortaleza, na avenida Carneiro de Mendonça, 1215 (Jóquei Clube), tendo à frente a executiva Eliene Xavier, e um ponto de venda na rua Érico Mota, 912 (Parquelândia), dirigido por Rejane Bittencourt, que atende pelos telefones (85) 3465.2563 e 8803.0291 e na fanpage www.facebook.com/RbsSegurancaVeicular. Ou então acesse o site www.rbsrastreamento.com.br.
          

Eliene Xavier, gerente da RBS em Fortaleza, e Rejane Bittencourt, responsável pelo ponto de venda localizado na Parquelândia

(Transcrito do JPA de julho/2013)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

"Agenda MPB" pode estar de volta!

      Sabia que já fui o "dono" das manhãs de domingo no Parque Araxá e adjacências?
     Pois é, durante três anos, de 2001 a 2003, apresentei o programa "Agenda MPB", que era transmitido pela Rádio Portugal FM e tinha uma grande audiência, tocando omelhor da MPB e trazendo novidades sobre o que estava acontecendo no bairro.
     Agora, 10 anos depois, o "Agenda MPB" pode estar de volta para ser ouvido no mundo inteiro através da Rádio Bem Fazer, do Projeto Bem Fazer, que já está operando em fase experimental.
     A boa música, notícias, entrevistas e outras novidades para você ficar ouvindo nas manhãs de domingo, enquanto prepara o almoço ou se arruma para ir à praia.
     Depois trarei mais detalhes.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Canto da Diva

      Recebi ontem um apoio significativo para o espaço cultural que estamos criando no Parque Araxá, vindo de uma amiga que preferiu não ter seu nome revelado.
      Ela adquiriu 10 exemplares do livro “As presepadas do Zé da Diva”, para ajudar nas despesas iniciais com a constituição jurídica da empresa.
      A apoiadora aproveitou o ensejo para sugerir um nome emblemático para o espaço cultural:
      CANTO DA DIVA
      Segundo ela, como o espaço cultural será muito ligado ao JPA, seria legal fazer uma homenagem à mãe imaginária do Zé da Diva, personagem principal da coluna de piadas do nosso jornal.
      Sugestão devidamente anotada.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Lagoa do Porangabussu em estado de abandono

video
                         
     Começo o segundo semestre de 2013 meio triste e preocupado com o tratamento que a atual administração municipal de Fortaleza vem dando à lagoa do Porangabussu.
     O logradouro, principal cartão-postal do Rodolfo Teófilo e adjacências, era, até bem pouco tempo atrás, nosso maior orgulho em termos de espaço público, tanto que eu e minha esposa Marinete participamos com alegria deste vídeo institucional da Prefeitura, divulgado maciçamente nas emissoras de televisão da cidade, na época da Luizianne Lins, mostrando as belezas da lagoa e convidando outros moradores de Fortaleza para conhecê-la.
     Hoje, seis meses após a posse do prefeito Roberto Cláudio, infelizmente a nossa lagoa encontra-se em estado de abandono, com o mato cobrindo boa parte do espelho d'água, calçamento cheio de buracos, guarita da Guarda Municipal fechada, calçadão sendo depredado por conta da circulação de motocicletas e bicicletas, vários postes com luzes apagadas e alguns equipamentos esportivos precisando de reparos, tudo isso sem falar na questão da segurança pública, que é praticamente nula, deixando frequentadores, transeuntes e moradores expostos a assaltos a qualquer hora do dia ou da noite.
     LAMENTÁVEL!

Obrigado, Alberto!

     Faço questão de agradecer, de público, ao amigo Alberto de Souza pela atenção dedicada a mim, à minha esposa Marinete, meus compadres Olinda e Falcão e os amigos Sâmia Furtado, Roberto, Dorinha, Rafira Raquel, Lorena, Ruan e Fátima Brito durante nossa presença ontem no Albertu's Restaurante, na Barra do Ceará. O atendimento perfeito, a peixada deliciosa, o belo visual da ponte Fortaleza-Caucaia e do encontro do rio com o mar contribuíram de forma significativa para coroar o passeio domingueiro com pessoas do nosso bem-querer.
     Valeu mesmo, amigo!