segunda-feira, 30 de junho de 2014

Governo promete inaugurar Linha Sul do Metrofor em novembro

     O Governo do Estado está anunciando um novo prazo para que a Linha Sul do Metrofor, que liga Fortaleza a Pacatuba, comece a operar comercialmente. O titular da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, garantiu no mês passado que isso deve acontecer até novembro vindouro. Mas ele adiantou que ainda está dependendo de licitações dos sistemas de Sinalização, Controle, Telecomunicações e Bilhetagem.
    Como se sabe, a construção da Linha Sul do Metrofor teve início em janeiro de 1999, com prazo de entrega de no máximo 30 meses, ou seja, agosto de 2001. No entanto, por conta de grandes atrasos, começou a funcionar em fase de testes, a chamada operação assistida, somente em junho de 2012. Até hoje, dois anos depois, os veículos circulam apenas de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, de 8 às 12 horas, sem cobrança de passagem, transportando cerca de 11 mil pessoas por dia.
    Adail Fontenele ressaltou que já a partir deste mês de julho a Linha Sul passará a funcionar das 6 horas às 21 horas. “Já temos 18 estações em funcionamento. Falta concluir apenas duas estações, no caso a Padre Cícero e a JK, localizadas nos bairros Damas e Couto Fernandes, respectivamente”, afirmou o secretário, acrescentando que o trecho possui 24,1 quilômetros de extensão, sendo 18 de superfície, 3,9 subterrâneo e 2,2 em elevado.                 

    A Estação Padre Cícero, localizada próximo à rua Padre Cícero (Damas), está em fase conclusão

                  (Transcrito do JPA de julho/2014)

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Editorial do JPA de junho

     Quem lê o JPA com frequência por certo deve recordar que sempre fomos contrários à realização da Copa do Mundo no Brasil  em 2014. Esse posicionamento começou a ser externado por nós há muito tempo, desde quando se começou a falar na possibilidade de sediarmos a maior competição de futebol do planeta. E os motivos eram bem simples: a falta de extrutura das nossas cidades e a corrupção que iria correr solta entre governantes e empreiteiros para a construção e reforma de estádios, aeroportos, praças, avenidas, hotéis etc.
     Infelizmente, a realidade mostra que estávamos certos. Vivenciamos uma Copa do Mundo marcada por obras inacabadas em várias capitais, além de muitas denúncias de superfaturamento nas mesmas, expondo ao mundo aquela famosa frase proferida décadas atrás pelo ex-presidente francês Charles de Gaulle, insinuando que o Brasil não é um país sério.
     Mas agora não tem mais jeito. Essa história de “não vai ter Copa”, com ameaças de protestos e depredações, soa como uma verdadeira babaquice. O que devemos fazer, pelo menos durante a Copa, é esquecer os problemas que enfrentamos e torcer pelo sucesso do nosso selecionado, buscando também a paz em todas as cidades, como forma de amenizar um pouco a má-fama que ostentamos de sermos um dos países mais violentos do mundo.
     Existe outro evento bem propício, no caso as eleições de outubro vindouro, para o povo mostrar de forma ordeira, através do voto, se está contente ou não com seus governantes. Agora é dever de cada um de nós mostrar a hospitalidade de bons anfitriões para essas pessoas de diversas nacionalidades que estarão por aqui, acompanhando a referida competição esportiva.
     E que vença o Brasil!

terça-feira, 3 de junho de 2014

Coroação de Nossa Senhora de Fátima na Parquelândia

                                  
         A rua Tipógrafo Sales, entre a Frecheirinha e a avenida Jovita Feitosa, na Parquelândia, vivenciou mais uma vez, no dia 26 de maio, a festa de Coroação de Nossa Senhora de Fátima, promovida há 23 anos pela senhora Terezinha de Jesus Nunes Ferreira, proprietária do Mercadinho Eldorado.
    O evento foi marcado por louvores, orações e uma procissão pelas principais ruas do bairro, contando com a participação especial das crianças, conhecidas como “anjinhos”, que dançaram, cantaram e recitaram poesias em homenagem à santa.
    Dona Terezinha afirmou que realiza o evento há tantos anos como forma de agradecer pelas maravilhas que Deus faz em sua vida, graças a sua fé e a intercessão da Mãe de Jesus Cristo.
    “As crianças passam o ano inteiro esperando por essa noite iluminada. São elas que enfeitam a coroação”, afirma ela, fazendo questão de agradecer aos familiares, amigos e vizinhos que a ajudam, de uma maneira ou de outra, a fazer a festa anualmente, citando, como exemplos, o esposo Luziran, os filhos Eduardo e Júnior e os amigos Cibele, Cássia, Lindó, Júlio, Gerardo, cantores Bob Araújo e Dirlene.

     (Transcrito do JPA deste mês)