terça-feira, 15 de setembro de 2009
Mário Gomes: poeta e mendigo?
Ontem, ao cair da tarde, assisti a uma cena dantesca, que me deixou profundamente chocado, fazendo a mim mesmo várias perguntas cujas respostas remetem ao imprevisível, ao imponderável...
Vinha caminhando pela Praça do Ferreira quando, de repente, me deparei com Mário Gomes, o grande poeta cearense, tido e havido como uma das inteligências privilegiadas da terra de José de Alencar, autor de vários livros, e que chegou até a ser biografado pelo embaixador Mário Catunda.
Senti-me pesaroso ao constatar que, apesar de toda essa capacidade intelectual, Mário Gomes é hoje uma espécie de farrapo humano. Vive perambulando pelas ruas de Fortaleza, falando sozinho, o corpo curvado pra frente, como um mendigo embriagado. O poeta, pelo que se vê, pagou caro por assumir um compromisso radical com a máxima liberdade possível, por querer gozar as maravilhas da vida ignorando os ponteiros dos relógios. Os antigos amigos sumiram todos. Devem se considerar normais e se afastam, dizendo: “Quem vai querer conversa com doido?”
Vendo aquela imagem tão deprimente, ainda tentei me aproximar. Porém, neste exato momento, um desocupado da Praça dirigiu-lhe impropérios. Ele, então, de forma inesperada, pegou uma pedra de calçamento e arremessou em direção à turma onde estava o gaiato. Graças a Deus, ninguém saiu ferido. É por isso que saí do local tão desolado, perguntando a mim mesmo se Mário Gomes é, realmente, um caso sem jeito.
Obs.
Uma equipe de TV local fez recentemente uma entrevista com Mário Gomes. Quem quiser dar uma olhada, taí o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=bV221YgKUNQ
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
oi primo...
bastante interessante a história de mário gomes...
não o conhecia...
vi o vídeo q vc apontou e achei na net muitas passagens de sua vida...
obrigada pela chance de conhecer pessoa tão diferentemente livre...
bjssssssss
Juracy;
Existe um orgão da prfeitura que trata dessas pessoas, são os CAPS, acredito que o mesmo esteja com problemas de alcool ou outros, é correto acionar uma viatura do SAMU onde o mesmo recolhe o individuo e encaminha para os locais adequados. Faz necessário também acionar o distrito de Assistência Social da Regional II aqual atende o Centro da Cidade.
Esses procedimentos são os possíveis para que essa pessoa seja examinada corretamente e direcionada a tratamento.
Juracy, eu sou privilegiado. Sou um "dos", que levou um sabacu do Mário Gomes. Depois te falo como foi. Cara, estou criando uma personagem com as características dele. Está em fase embrionária. É uma composição p/ meu próximo show.
Abraço.
Olá! Sempre bem humorado artista Juracy Mendonça. É rapaz a vida nos mostra todo dia exemplos. A opção de vida de algumas pessoas, a exemplo do Mário, deixa a gente encucado cheagando a achar que o errado é que tá certo. Receba meu abraço JM.
Postar um comentário