terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mário Gomes: poeta e mendigo?



Ontem, ao cair da tarde, assisti a uma cena dantesca, que me deixou profundamente chocado, fazendo a mim mesmo várias perguntas cujas respostas remetem ao imprevisível, ao imponderável...
Vinha caminhando pela Praça do Ferreira quando, de repente, me deparei com Mário Gomes, o grande poeta cearense, tido e havido como uma das inteligências privilegiadas da terra de José de Alencar, autor de vários livros, e que chegou até a ser biografado pelo embaixador Mário Catunda.
Senti-me pesaroso ao constatar que, apesar de toda essa capacidade intelectual, Mário Gomes é hoje uma espécie de farrapo humano. Vive perambulando pelas ruas de Fortaleza, falando sozinho, o corpo curvado pra frente, como um mendigo embriagado. O poeta, pelo que se vê, pagou caro por assumir um compromisso radical com a máxima liberdade possível, por querer gozar as maravilhas da vida ignorando os ponteiros dos relógios. Os antigos amigos sumiram todos. Devem se considerar normais e se afastam, dizendo: “Quem vai querer conversa com doido?”
Vendo aquela imagem tão deprimente, ainda tentei me aproximar. Porém, neste exato momento, um desocupado da Praça dirigiu-lhe impropérios. Ele, então, de forma inesperada, pegou uma pedra de calçamento e arremessou em direção à turma onde estava o gaiato. Graças a Deus, ninguém saiu ferido. É por isso que saí do local tão desolado, perguntando a mim mesmo se Mário Gomes é, realmente, um caso sem jeito.
Obs.
Uma equipe de TV local fez recentemente uma entrevista com Mário Gomes. Quem quiser dar uma olhada, taí o endereço: http://www.youtube.com/watch?v=bV221YgKUNQ

4 comentários:

Catarina Diogo disse...

oi primo...
bastante interessante a história de mário gomes...
não o conhecia...
vi o vídeo q vc apontou e achei na net muitas passagens de sua vida...
obrigada pela chance de conhecer pessoa tão diferentemente livre...
bjssssssss

Roberth disse...

Juracy;
Existe um orgão da prfeitura que trata dessas pessoas, são os CAPS, acredito que o mesmo esteja com problemas de alcool ou outros, é correto acionar uma viatura do SAMU onde o mesmo recolhe o individuo e encaminha para os locais adequados. Faz necessário também acionar o distrito de Assistência Social da Regional II aqual atende o Centro da Cidade.
Esses procedimentos são os possíveis para que essa pessoa seja examinada corretamente e direcionada a tratamento.

Gil Soares disse...

Juracy, eu sou privilegiado. Sou um "dos", que levou um sabacu do Mário Gomes. Depois te falo como foi. Cara, estou criando uma personagem com as características dele. Está em fase embrionária. É uma composição p/ meu próximo show.
Abraço.

Gerardo Anésio disse...

Olá! Sempre bem humorado artista Juracy Mendonça. É rapaz a vida nos mostra todo dia exemplos. A opção de vida de algumas pessoas, a exemplo do Mário, deixa a gente encucado cheagando a achar que o errado é que tá certo. Receba meu abraço JM.