terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Thiago Mendonça saiu da Rubber Soul


Recebi com um misto de tristeza e alegria a notícia de que o meu filho Thiago Mendonça saiu da Rubber Soul, banda cover dos Beatles na qual tocava há quase 10 anos. Na verdade, essa decisão já vinha sendo amadurecida nos últimos meses, notadamente a partir do momento em que ele aceitou o convite para ser tecladista e produtor musical da banda do Marcelo Melo, que é, atualmente, uma das mais requisitadas para animar festas em clubes e buffets de Fortaleza e cidades do interior cearense (casamentos, aniversários, recepções etc.).

Sei que sou altamente suspeito para falar bem ou mal do Thiago, pois além de pai-coruja, sou também um grande admirador do seu virtuosismo e ecletismo musical. Mas não se pode negar que a Rubber Soul foi uma escola valiosa para a sua formação. Ele entrou na banda por volta de 2002, de forma tímida, tocando apenas teclados, e depois foi crescendo, tanto que, ultimamente, estava tocando teclados, guitarra, pandeirola, gaita, fazia back-vocals e ainda cantava boa parte das músicas solicitadas pelo público.

Porém, por mais que a gente goste de Beatles, e por mais que a obra discográfica dos quatro rapazes de Liverpool seja vasta, acho que ficar tocando só músicas deles a vida inteira deixa o cara meio bitolado, sem espaços para novas experiências e crescimento no campo profissional. É neste sentido que entendo a decisão do Thiago de sair da Rubber Soul, ainda mais agora, que está prestes a concluir o Curso de Licenciatura Musical na UECE.

É isso aí, Thiago! O melhor de tudo é que você está deixando as portas abertas, pois faz questão de reconhecer a importância dos amigos Kildare Rios, Eduardo Matos e Armando Gaspar nesta sua caminhada tão recheada de sons e tons beatlemaníacos, que lhe serviu de base para vôos mais altos e ilimitados pelo mundo afora.

3 comentários:

Izaira Silvino disse...

É isso aí, Primo.
Ter uma base musical sólida a partir do pensamento criativo dos Beattles é uma dádiva dos céus! Não há faculdade nem curso que supere isto (principalmente quando os músicos crescem e chegam à releitura e superam o pensamento criador dos Beattles pelo encontro de seu próprio caminho).
Parabens ao Thiago! Que Ele continue esta caminhada de descobertas e criações e que o mundo fique melhor por causa disto!
Beijos

José Monte disse...

O nosso inteiro apoio à decisão de Thiago e o grande presente da música em geral aos que apreciam todas as esfera musicais..

Claudio Teran disse...

Caro Juracy, algumas considerações. O fato de vc ser pai coruja não é pecado. Pelo contrário. É natural e eu tb sou dos meus dois. Não tem ninguém que torça mais pelo sucesso e o crescimento dos meus filhos na arquibancada da vida que eu. O mesmo em relação a vc com o Thiago. Como vc postou o e-mail para seus amigos, dividindo a informação digo-lhe sem ranço algum que seu filho tomou a decisão certa. Não há para onde ir na Rubber Soul. A própria banda, que conheço há 20 anos está parada no tempo. Veja isso não é uma critica é constatação. Não há naquela banda uma definição se é ou não cover. Os arranjos dos Beatles são comumente desrespeitados. O repertório deles é até vasto pq tocar de qualquer jeito é fácil. A RS optou por tocar para quem conhece pouco de Beatles. Então, para o crescimento e evolução musical do Thiago, alçar novos vôos é corretissimo. Outros músicos que almejavam futuro melhor tb deixaram a RS no passado. E avançaram. Tudo na vida é uma escola. Até os erros.

Recentemente quando fui para o show do Paul em SP, passei uma tarde no Little Darling (veja minhas fotos). É um barzinho rock'n'roll de SP que nos falta aqui. Mais de 30 bandas cover se apresentaram. Cara, fiquei impressionado. Pq desde a gurizada, até os veteranos, o negócio no palco era tocar bem Beatles, com três vocalistas, nos tons e nos arranjos originais. Gente como André Katz, Beto Ianiccelli e Rampazzo (professores no assunto) estavam lá. Teria sido ótimo para a RS ver esses shows p notar como está anos luz atrasada. Mas aqui é dificil. Em barzinho, gente que entende pouco idolatra sem saber o q diz. Músicos experimentados não deviam se iludir, mas... Então todo esse compêndio é para lhe desejar FELIZ 2011. E continue na torcida pelo Thiago. Quem sabe um dia vc me mande um convite para ve-lo no Royal Albert Hall. Ele nunca chegaria lá na RS, né? "You tell me that evolution oohhh well you know".... Hehe. Abraços,