segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A vela acesa

Anos atrás, Gertrudes, esposa de Zé da Diva, caminhava por uma rua do Parque Araxá quando se encontrou com um padre, que foi logo dizendo:
- Bom dia! Por acaso você não é a Gertrudes, a quem casei com Zé da Diva há dois anos lá na igreja da Bela Vista?
Ela respondeu:
- Sim, padre, sou eu mesma!
O sacerdote perguntou:
- Mas não me lembro de ter batizado um filho seu. Não teve nenhum?
Ela respondeu:
- Não, ainda não.
O padre, preocupado, afirmou:
- Olhe, na próxima semana estarei viajando para Roma. Vou acender lá uma vela por você e por seu marido, para que recebam a bênção de poder ter filhos.
Ela respondeu:
- Oh, padre, muito obrigada. Ficaremos muito gratos se der certo!
Uns 10 anos mais tarde, a mulher encontrou novamente o religioso, que foi logo perguntando:
- Olá, Gertrudes! Como vão as coisas? Já teve filhos?
Ela respondeu:
- Sim, seu padre, já tive 10, entre os quais 3 pares de gêmeos. E agora estou esperando mais um...
- Bendito seja o Senhor (orou o padre)! Que maravilha! ... E onde está o Zé da Diva?
- Viajou ontem para Roma. Foi tentar apagar a vela que o senhor acendeu!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Domingo de preguiça!

Fazia um bom tempo que eu não passava um domingo tão relaxado, com vontade de vagabundar o dia inteiro, mesmo tendo uma porrada de matérias do JPA e do O Regional para fazer. Tô com preguiça até de dirigir meu Pombo Branco (o que é uma raridade!). Amanheci com a sensação de que hoje não é dia para trabalhar, e sim para curtir a família, ver televisão, ler jornais e, (quem sabe?), sentir uma grande alegria no final da tarde. Se é assim, só me resta curtir o domingão!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Nelson Augusto: "Cidadão Fortalezense"


Peço sinceras desculpas ao meu nobre amigo Nelson Augusto (foto) por não ter comparecido à sessão solene realizada ontem, às 19 horas, na Câmara Municipal, na qual ele foi agraciado com o título de "Cidadão Fortalezense", graças a um projeto de autoria da vereadora Eliana Gomes.

Teria o maior prazer em prestigiar o referido evento, pois além de um grande amigo, o Nelson é, na minha humilde opinião, um dos jornalistas e radialistas mais completos entre os que militam na imprensa cearense.

Ocorreu que, na hora em que recebi o convite para a sessão solene na Câmara, já havia assumido o compromisso com outros camaradas para marcar presença no Estádio Alcides Santos (Pici), a fim de ajudar o nosso Fortaleza a se classificar para a próxima fase da Copa do Brasil, o que terminou por acontecer num jogo histórico em que goleamos o Fast Club, de Manaus, por 4x1.

Diante do exposto, só me resta parabenizar o Nelson Augusto pelo título de "Cidadão Fortalezense" e ressaltar que é uma honra tê-lo como conterrâneo!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

"Tita & Nic": molecagem pura!


Ontem à noite, no Theatro José de Alencar, eu e Marinete tivemos o prazer de ver mais uma vez o espetáculo "Tita & Nic", onde a molecagem cearense transpõe para o palco um dos filmes mais vistos em toda a história da sétima arte, no caso o "Titatic", de James Cameron.
A história, evidentemente, gira em torno do amor entre a mocinha melosa e o galã canastrão, isso tudo em meio a um enorme desastre - repleto de situações cômicas, a bordo de uma jangada chamada Lamparina do Mucuripe. Destaque para as atuações impagáveis do meu amigo Carri Costa, que interpreta Nic, “o humilde da terceira classe”; e do ator Denis Lacerda, que dá vida à Tita, a “melancólica e sufocada aristocrática da primeira classe”.
Passamos quase duas horas dando boas gargalhadas no TJA, que, por sinal, estava lotado, numa prova mais do que evidente do sucesso desta comédia que está em cartaz há 13 anos e a gente nunca se cansa de assistir. Valeu, Carri!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sobre o post “Bateu Saudade”

Algumas pessoas criaram fantasias por causa do post que coloquei aqui no dia 18. Isso porque, no final, afirmei que o lirismo da letra da música “Bateu Saudade”, gravada pelo Fagner em 1996, me leva para um passado não muito distante, “uma lembrança gostosa de alguma coisa que deixei de fazer”. De lá pra cá, recebi vários e-mails onde parentes e amigos me perguntam quem é a morena por quem sinto tanta saudade. Na verdade, tentei usar uma metáfora para externar uma certa frustração por ter interrompido minha carreira como cantor da noite. Interessante é que isso aconteceu exatamente pela falta de liberdade de criação artística, devido ao patrulhamento de alguns parentes e amigos que vêem maldade em quase tudo...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Hoje tem "Happy Hour" no Albertu's

Hoje tem "Happy Hour" no Albertu's? Tem, sim senhor!

Neste sábado, a partir das 15 horas, estarei participando de mais um "Happy Hour" no Albertu's Restaurante (ao lado da ponte da Barra), contando com a participação especial do meu amigo José Monte, misturando vozes, violão e teclados.

Taí uma boa oportunidade para quem quiser conferir o pôr-do-sol mais bonito de Fortaleza, no encontro do rio com o mar, com cerveja estupidamente gelada, um variado cardápio de tira-gostos e a gente cantando grandes sucessos da MPB, dando ênfase a canções românticas, boleros, pop-rock, jovem guarda...

Se você for, a gente se vê por lá!


Juracy Mendonça e José Monte, atrações de hoje no Albertu's Restaurante

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bateu Saudade...

Bateu saudade, coração bate no peito
Morena não tem jeito de esquecer essa paixão
Você não sabe depois da separação
Essa saudade não me deixa agir direito
Bateu em mim de fazer dó
Doeu como ela só, a saudade cada vez fica maior

Eu não esqueço desse amor lá no começo
Era um chamego só, um aconchego só
Depois, morena, você disse, sem ter pena
Que a paixão ficou pequena e me deixou sem seu xodó
Mas quanta falta sinto agora em noite alta
De um carinho só, um cheirinho só
Por isso é que meu coração tem essa aflição
Toda vez, morena, que eu me deito
Deus do céu, como era bom
Quando eu lembro, então
Bate a saudade no meu peito, ai ai

Era um chamego só, um aconchego só
Um carinho só, um cheirinho só...


(Hoje pela manhã, quando liguei o rádio na Universitária FM, começou a tocar essa música da dupla João Lyra/Paulo César Pinheiro, na voz de Raimundo Fagner. O lirismo da letra me levou para um passado não muito distante, uma lembrança gostosa de alguma coisa que deixei de fazer, se é que vocês me entendem...)

Quer ouvir? Acesse:
http://letras.terra.com.br/fagner/364520/

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falta de educação é osso!

Existem vários fatores contribuindo para que o trânsito de Fortaleza fique cada vez mais complicado. Entre eles podemos ressaltar a interrupção de muitas ruas e avenidas ao mesmo tempo por causa das obras do Metrofor, Transfor e Cagece; a enxurrada de buracos causados pelas fortes chuvas e o número cada vez maior de carros, motos e bicicletas que circulam pela cidade. Porém, com certeza, nada disso é pior do que a ignorância e a falta de educação da maioria dos guiadores...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Defunto se mexendo!

ESSA É SÓ PARA DESCONTRAIR O SEU COMEÇO DE SEMANA:

Zé da Diva, durante uma bebedeira, perguntou aos amigos que estavam ao seu redor:
- No dia em que vocês morrerem, no velório, dentro do caixão, o que vocês queriam ouvir dos parentes e amigos?
Chico Cotoco afirmou:
- Eu queria ouvir alguém dizendo: Chico Cotoco era
um cidadão honesto, bom pai, bom marido...
Anacleto acrescentou:
- Queria que dissessem: Anacleto era um sujeito legal, que não fazia mal a ninguém...
Aí, Zé da Diva, rebateu:
- Pois no meu velório, eu queria que alguém dissesse: olha, o defunto tá se mexendo!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Parabéns, Thiagão!!!

“No dia 12 de fevereiro de 1984 chegou ao mundo a criatura que é o tema principal desta carta e que me deu motivos para andar sorrindo pelas ruas: meu filhinho Thiago. No primeiro momento em que ficamos juntos, eu, sobressaltado, me vi às voltas com várias indagações instantâneas, que foram se ampliando e agora fazem parte dos meus pensamentos.
E eu me pergunto: como estará o mundo quando esta criança completar 18 anos de idade? Será que ainda viveremos tanto tempo? Sinceramente, na conjuntura atual, é arriscado se garantir até o dia seguinte. Será que meu filho vai ter condições de estudar? Como estará a “indústria do ensino” quando chegar a sua vez? Meu receio é devido às dificuldades impostas pela sociedade a quem estuda em escolas públicas. Será que a sua geração vai ser governada por jovens dinâmicos ou por essas “capacidades” que estão nos levando ao abismo. Só posso garantir a ele que se continuarmos sendo liderados pelos Delfins da vida, dentro de cinco anos estaremos reduzidos a carcaças humanas...
Olha, Thiago! Guardei a edição do jornal “O Povo” do dia em que você nasceu. Fiz isso para que um dia, no futuro, ao folheá-la, você possa compreender o porquê destas linhas, fazendo, assim, uma avaliação de como estava o mundo na sua chegada.
Tenha certeza de que a maior alegria dos seus pais até agora foi o seu nascimento. E prometo-lhe que farei o que estiver ao meu alcance para que você não tenha vindo para o triste mundo de Malrboro (o mundo de mentiras dos comerciais de cigarros na TV).”

Obs.
Esta carta, de minha autoria, foi publicada no jornal “O Povo” no dia 25 de fevereiro de 1984 e está inserida no livro intitulado “Opiniões de um Leitor”, que lancei em 1987. Hoje, 27 anos depois, estou reproduzindo neste blog em homenagem ao aniversário do meu filho Thiago Brito Mendonça (foto), a quem desejo muitas felicidades e cada vez mais sucesso em sua brilhante trajetória como ser humano e profissional do ramo da Música.
Parabéns, Thiagão!!!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dois poemas de Diogo Fontenelle

Meu amigo parquearaxaense Diogo Fontenelle, de uma tacada só, publicou dois poemas de sua autoria no JPA de fevereiro, homenageando dois grandes intelectuais cearenses já falecidos, no caso José Alcides Pinto e Cláudio Pereira. Leiam:

JOSÉ ALCIDES PINTO
Serás sempre Luz Azul a navegar pelos espaços sem fim em tempos sem conta...
Teus rastros de paixão na tua loucura de menino, no teu desatino de poeta...
Contam de outros sonhares e outros viveres além deste planeta material...
Voltastes à Infinitude, depois de breve passagem temporal...
Do Infinito viestes e ao Infinito voltastes feito Cometa Azul...
Feito Poesia e Profecia sideral sem começo nem final...

PEREIRA EM FESTA SEMPRE!
Cláudio Pereira parecia não ser feito para despedida!
É difícil imaginar que ele partiu numa manhã de maio...
Ele era o próprio sonho a bailar pelas noites...
O riso e o sorriso a inaugurar o viver!
Toda a minha gratidão a você, Cláudio Pereira!...
Pela fé que a vida seja uma festa sempre!


Diogo Fontenelle aparece no flagrante ao lado da nossa prima (minha e dele) Aparecida Silvino, dona de belíssima voz e que se destaca como cantora e maestrina

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

JPA de fevereiro nas ruas

Começa a circular hoje, com um certo atraso, a edição de n° 133 do JPA, como sempre repleta de notícias sobre lugares, eventos e personalidades que residem e/ou trabalham no Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo. Desta feita, o destaque maior ficou para as obras do Transfor na avenida Jovita Feitosa, que ainda não foram concluídas mas já resolveram um problema que vinha trazendo prejuizos materiais e riscos de vida para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que trafegam pela referida artéria, no caso o fechamento do canteiro central na esquina com a rua Professor Nogueira, que antes registrava muitos acidentes porque possuía 12 opções de trânsito.

Desde a construção do canteiro central, não se teve mais notícias de acidentes na esquina da Jovita com a rua Professor Nogueira

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

"Dinheiro não é tudo, mas é 100%"


"Dinheiro não é tudo, mas é 100%"
Hoje eu estava almoçando em um restaurante localizado no Montese quando lembrei dessa frase jocosa da dupla Tarcísio Matos e Falcão.
Aconteceu que, de repente, adentrou ao recinto o jogador Eusébio (foto), que atualmente encontra-se na reserva de um time do futebol cearense. Ele vinha de mãos dadas com uma moça loura, muito bonita, tanto que chamou a atenção de quase todos os frequentadores do referido estabelecimento.
Perto de mim estava uma turma bastante animada, composta de homens e mulheres. E, ao ver o casal, uma das mulheres comentou:
- Esse aí, magro e feio desse jeito, com uma mulher bonita assim, deve ser bem jogador de futebol. Se ele fosse uma pessoa comum, que ganhasse só um salário-mínimo, ela nem olhava pra ele.
Imediatamente, um rapaz que estava a seu lado respondeu:
- Realmente!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Eu e Thiago no "happy hour" do Albertu's Restaurante

Neste sábado, a partir das 15 horas, estarei participando de mais um "happy hour" no Albertu's Restaurante (ao lado da ponte da Barra), contando com a participação especial do meu filho Thiago Mendonça nos vocais, tocando violão e teclados.
Taí uma boa oportunidade para quem quiser conferir o pôr-do-sol mais bonito de Fortaleza, no encontro do rio com o mar, com cerveja estupidamente gelada, um variado cardápio de tira-gostos e a gente cantando grandes sucessos da MPB.
Maiores informações: (85) 3243.4779 / 8734.5573 / 9954.1017.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

JPA é tema de monografia na FAC

Os 13 anos de atuação do JPA, com destaque para o papel social que ele exerce nos bairros onde circula, foi o tema da monografia elaborada pela universitária Francisca Benício Moreira, mais conhecida como Kika, para a conclusão do curso de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na FAC - Faculdades Cearenses, localizada na Avenida João Pessoa. A defesa, por sinal, que tinha na bancada as professoras Joana Dutra, Mônica Mourão e Mara Cristina, foi a única que tirou nota 10 no semestre 2010.2 da instituição.

Kika afirma que começou a pensar no JPA como tema de sua monografia logo nos primeiros semestres do curso, quando nosso editor, Juracy Mendonça, era bastante solicitado para falar sobre o jornal em seminários e outros eventos realizados na FAC. Como moradora do Rodolfo Teófilo (Rua Coronel Nunes de Melo, 1384), passou a acompanhar esse trabalho com mais atenção, verificando que a linha editorial, em quase todos os aspectos, se encaixava perfeitamente nos parâmetros definidos pelos escritores e estudiosos para a comunicação popular como um todo. “Só tenho é que agradecer a você, Juracy, por ter apoiado minha iniciativa através de entrevistas e facilitando o acesso a todas as edições do JPA. A monografia tem 185 páginas, incluindo os anexos, e recebeu muitos elogios das professoras, principalmente por ser uma temática pouco abordada em monografias e pela longevidade do jornal”, ressaltou a nova jornalista.

Ela acrescentou que resolveu fazer o curso de Comunicação Social como forma de aprimorar seu trabalho na Cagece, onde exerce a função de assistente-administrativa, defendendo a empresa em audiências nos órgãos de defesa do consumidor. Mas agora, depois de formada, está aberta a novos desafios para trabalhar em assessorias de órgãos públicos e/ou privados, ou mesmo em jornal impresso, que é a sua área de preferência. “Alguns amigos já acenaram para mim com convites, mas, nos próximos dias, vou aproveitar a conclusão do curso e as férias na Cagece para dar uma descansada de tanto trabalho. Depois é que vou definir qual o caminho a seguir...”

Valeu, Kika. A direção do JPA sente-se feliz e honrada em ter ajudado você a dar este passo tão importante em sua trajetória!


Kika (com o buquê de flores) e as professoras Joana Dutra, Mônica Mourão e Mara Cristina após a defesa da monografia

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

"Pré-carnaval eletrônico"

Os empresários gananciosos estão começando a industrializar e descaracterizar o pré-carnaval de Fortaleza, assim como já fizeram com o forró. Estão concentrando tudo na Praia de Iracema, com blocos oficiais, desfile oficial, abadás, paredões de som tocando músicas que não têm nada a ver com carnaval... O objetivo deles é ignorar a espontaneidade do povo nos outros bairros e transformar tudo isso num "pré-carnaval eletrônico". Que ninguém se admire se num desses sábados tivermos apresentações da onipresente e gasguita banda Aviões do Forró...

Júlio Mendes: 33 anos fazendo história nos Correios


“Fazer história... Deixar sua marca por onde passar...” Este é o lema de vida do carteiro José Júlio Mendes (foto), que mora há mais de três décadas na avenida Humberto Monte, 787, e destaca-se não somente pela eficiência no atendimento ao público, como funcionário dos Correios, mas também por sua participação ativa na vida sócio-cultural, esportiva e religiosa do Rodolfo Teófilo, Bela Vista e adjacências, tanto que já foi alvo de matérias em grandes veículos de comunicação do mundo inteiro. Até na famosa BBC de Londres!

Júlio Mendes ingressou nos Correios em 1977. Passou vários anos percorrendo praças, avenidas e ruas de Fortaleza, entregando cartas e encomendas. Sempre buscando engajamento em causas sociais, fez história como o primeiro carteiro cearense a integrar a campanha “Carteiro Amigo”, onde, além de cumprir suas funções normais, informava, aconselhava e orientava mulheres sobre a importância do aleitamento materno. “Essa campanha foi lançada pela direção dos Correios do Ceará, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, e o Unicef. Depois foi estendida para o restante do país. Até hoje sinto-me gratificado por ser um dos pioneiros, porque logo no primeiro ano de atuação foi constatada uma redução de 20% no número de mortes de crianças menores de um ano de idade”, relembra. Segundo ele, todo esse trabalho foi feito com amor e determinação, vindo daí a satisfação no reconhecimento que obteve, com sua imagem exposta em diversos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão do Ceará, do Brasil e do mundo.

Casado há mais de 30 anos com a senhora Maria Regina Rodrigues Mendes e pai dos jovens Daniel, Juliana e Marília, Júlio Mendes trabalha atualmente como atendente comercial na agência dos Correios do Rodolfo Teófilo. Nas horas vagas, é membro do ECC, EJC e outros grupos de oração da Paróquia de Nossa Senhora da Salete, da Liga Esportiva do Rodolfo Teófilo, do projeto Academia na Comunidade, participa de reisados, jogos de futebol, bingos, leilões e outros eventos promovidos com objetivo de arrecadar donativos para entidades carentes... Enfim, está sempre em busca de fazer algo em prol do bem-estar coletivo.

O JPA faz questão de externar sua homenagem a este cidadão simples, brincalhão, dinâmico e inovador, que com seu carisma e sinceridade conseguiu o carinho e respeito de todos aqueles que têm o prazer de conviver e dialogar com ele.


(Matéria transcrita do JPA, edição de fevereiro/2011)

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Passeata contra a dengue mobiliza Parque Araxá


O bloco carnavalesco “Tô limpo! E você, tá?”, da Secretaria Executiva Regional III, mobilizou cerca de 200 pessoas no dia 28 de janeiro pelas principais ruas do Parque Araxá, alertando sobre os riscos que o acúmulo de lixo pode causar à população, como a proliferação da dengue. O evento contou com o reforço dos diretores e funcionários do Posto de Saúde Santa Liduina, que distribuiram preservativos e panfletos com
orientações sobre a dengue, bem como de integrantes de equipes de limpeza urbana que vão intensificar a varrição no bairro.

Segundo Liduina Maria Lucas, coordenadora do Posto de Saúde Santa Liduina, a passeata foi coroada de êxito, pois os moradores corresponderam à mobilização realizada. “Durante quase o mês inteiro informamos às pessoas. Por isso, tivemos um bom número de participantes”. O bloco com estandarte, rei, rainha e bandeiras saiu da rua Professor João Bosco, 213, e passou por vários pontos do Parque Araxá. Liduína mostrou-se satisfeita com o resultado e ressaltou que outras iniciativas estarão sendo colocadas em prática nos próximos dias, como forma de evitar o máximo possível o surgimento de casos de dengue na comunidade.


(Transcrita do JPA de fevereiro/2011, que começa a circular na próxima sexta-feira)