sexta-feira, 15 de abril de 2011

"Poço do Pedra", o filme que nasceu no Pirambu

     Recebi e aceitei com muita honra o convite para comparecer ontem à noite ao Theatro José de Alencar, a fim de assistir ao lançamento do filme “Poço da Pedra”, de autoria do meu amigo e compadre Gerardo Damasceno, diretor da Acartes - Academia de Ciência e Artes. Pela primeira vez eu vi um longa-metragem com um olhar diferente, principalmente por saber que quase todas as pessoas envolvidas (diretores, técnicos, atores etc.) nasceram e/ou residem no Pirambu, bairro que marcou a minha infância e parte da juventude.
      “Poço da Pedra” foi idealizado por Gerardo Damasceno há quase 10 anos, mas as gravações tiveram início no ano passado, com filmagens externas nas cidades de Itaitinga e Guaramiranga, contando com apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, e patrocínio do Banco do Nordeste, M. Dias Branco e outras empresas cearenses. Parte dos atores foi formada nas oficinas de interpretação promovidas pela Acartes, além da participação especial do ator global Aramis Trindade, que atua como protagonista.
      O filme, com duração de 1h30m, conta a história de uma cidade que luta por sua emancipação política, fazendo uma crítica ao poder político e econômico e expondo conchavos existentes no distrito de Poço da Pedra. Os núcleos dramáticos também retratam a realidade das relações humanas e os conflitos sociais da população. Um dos pontos altos é a morte do líder Zé Capote e o início do desvendamento do crime, demonstrando aos poucos os interesses dos grupos políticos.
      A ficção também é complexa e tem uma proposta subjetiva ao colocar em discussão os dramas pessoais dos personagens como a questão da violência sexual, provocando uma discussão sobre os assuntos políticos e ao mesmo tempo esclarecendo os telespectadores sobre questões cotidianas.
      Após a estreia, “Poço da Pedra” será exibido nos bairros de Fortaleza e nos cineclubes alternativos do Brasil, através de um articulação com o Conselho Nacional dos Cineclubes. Além disso, será distribuído nos quase três mil Pontos de Cultura espalhados nos municípios brasileiros.
      Antes e depois da exibição de ontem, no TJA, eu e Marinete tivemos o prazer de rever e conversar com vários amigos amealhados ao longo da vida, dos quais destaco o próprio Gerardo Damasceno, com sua esposa Cláudia, os filhos Rafael e Juliana, a mãe dona Lourdes, os irmãos Flávio, Raimundo Wilson, Mazinha e Mirtes, além de João Batista, Inacelita, Norma, Rosângela, Omar Rocha, Raimundo Cavacante, Carlos César, Rosemberg Cariry, Gilmar Chaves, Olinda Marques, Airton Barreto, João Soares, José Maria Tabosa...                                                                             
 
Gerardo Damasceno: do Pirambu para as telonas do cinema brasileiro

Nenhum comentário: