quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Gentileza torna a vida melhor

      

     (Texto escrito por Cida de Sousa, Doutora em Comunicação e Cultura e Professora dos Cursos de Jornalismo e Publicidade da UFC, a ser publicado na edição deste mês do JPA)

     Recebi com muita honra e alegria o convite da direção do JPA para participar de uma campanha intitulada "Gentileza torna a vida melhor", em prol da paz e da qualidade de vida. Durante os próximos meses vamos debater e sugerir formas de praticar a gentileza. Mas, o que é a gentileza e para que ela serve?
     Se formos visitar a etimologia da palavra vamos encontrar o adjetivo "gentil", pessoa cuidadosa, delicada, generosa, nobre e amável. Moab Acioli, antropólogo e professor, acredita que sem a gentileza o ser humano está só. E nós sabemos que a natureza humana pede a presença do outro em nossa vida. Mas, como viver bem e ser feliz se essa presença não for, no mínimo, agradável? A gentileza serve para isso. Para tornar nossa convivência algo que nos ajude a viver melhor.
     É por isso que quando falamos em gentileza, automaticamente estamos nos referindo, também, à cidadania. Cada pessoa não é cidadã de si mesma, é cidadã do mundo. O que significa que ser cidadão não é cuidar apenas dos deveres, direitos e interesses pessoais, mas da comunidade em que vive. Um exemplo disso é a participação de cada um na limpeza de sua rua, o que começa por sua calçada e se amplia pelo quarteirão em que vive, e assim por diante.
     Precisamos entender que ser gentil nos ajuda a ser feliz. Que ser gentil não é apenas dizer “bom dia, vizinho”, mas não colocar lixo fora do dia e fora da hora porque o lixo que se espalha pode interferir no bem-estar dele. O fato de alguém não se importar com o lixo espalhado na rua, não significa que os outros também não se importem e não sofram com isso. A qualidade de vida pede uma atitude responsável de todos. Precisamos entender que o ar puro que os outros respiram, nós também respiramos. O ar poluído e mal cheiroso, também. Então, por que espalhar o que é ruim se podemos compartilhar o que é bom?
     O respeito e o amor aos animais é algo digno de nossa admiração. Mas levar nosso cão para passear e não levar junto um saquinho para apanhar seu cocô, não é gentil. Jogar lixo pela janela do carro, não é gentil. Negar um sorriso, também não é gentil. Iludidos são aqueles que acreditam no bem-estar individual separado do bem-estar social.
     O Parque Araxá e toda a região da Parquelândia podem, e devem, ser uma inspiração para a construção de um mundo melhor. E o mundo começa bem pequeno, pois começa na nossa casa, se amplia para o nosso quarteirão, nossa rua, nosso bairro... Nosso mundo. Viver bem é pensar em si e no outro. Então, vamos começar a construir um mundo melhor. Sejamos, todos, construtores desse mundo.
     A primeira ferramenta que iremos usar é a gentileza. Vamos cumprimentar nossos vizinhos, vamos respeitar nossa lagoa, vamos respeitar a fila da padaria, do supermercado, do ponto de ônibus, vamos sorrir e respeitar a vida. Essa é a essência da campanha. E não esqueça, amanhã, quando abrir sua porta, diga e deseje um bom dia a quem passar. Tente sorrir, isso fará bem ao próximo, mas fará mais a você. Afinal, a gentileza torna a vida melhor.

Nenhum comentário: