sábado, 4 de fevereiro de 2012

Quem foi Antônio Sales?

     Uma das personalidades cearenses mais badaladas de todos os tempos é, sem dúvida alguma, o poeta e escritor Antônio Sales (foto), que nasceu em Paracuru no dia 13 de junho de 1868, veio para Fortaleza com apenas 13 anos de idade, trabalhando inicialmente no comércio e, em seguida, ocupou várias funções como funcionário público, político e jornalista, indo parar no Rio de Janeiro, onde  entrou para a história por ter sido um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, ao lado de seu contemporâneo Machado de Assis.  
     Só para se ter uma ideia da importância de Antônio Sales, basta dizer que ele foi homenageado emprestando seu nome para diversas obras públicas espalhadas pelo Ceará inteiro, das quais destacamos, no Parque Araxá, a Escola Municipal Antônio Sales (Rua Professor Anacleto, 630); e, no Rodolfo Teófilo, a Escola Estadual Antônio Sales (Rua Tavares Iracema, 675).
     Vale a pena ressaltar também a Avenida Antônio Sales, uma das artérias mais importantes da capital cearense, que atravessa vários bairros, começa na Aguanambi e termina no Parque do Cocó; e a Avenida Antônio Sales de Paracuru, que é a principal via de trânsito em sua terra natal.    
     Antônio Sales publicou vários trabalhos literários, sendo o mais conhecido o livro “Aves de Arribação”, romance de estética realista regional, com traços também naturalistas. Participou ainda da fundação do tradicional movimento intitulado Padaria Espiritual. Faleceu em Fortaleza no dia 14 de novembro de 1940.

    (Transcito do JPA de fevereiro, que começa a circular na próxima semana)

2 comentários:

Keyla Marques disse...

Caro Juacy , sua informações são preciosas, você realmente é um investigador da história.

WELTON ROLIM disse...

TETRA, A ESCOLA ANTONIO SALES DA PROF ANACLETO É ESTADUAL E NÃO MUNICIPAL, AHO Q VC APENAS TROCOU AS INFORMAÇÕES. UM ABRAÇO.