segunda-feira, 30 de junho de 2014

Governo promete inaugurar Linha Sul do Metrofor em novembro

     O Governo do Estado está anunciando um novo prazo para que a Linha Sul do Metrofor, que liga Fortaleza a Pacatuba, comece a operar comercialmente. O titular da Secretaria de Infraestrutura do Ceará (Seinfra), Adail Fontenele, garantiu no mês passado que isso deve acontecer até novembro vindouro. Mas ele adiantou que ainda está dependendo de licitações dos sistemas de Sinalização, Controle, Telecomunicações e Bilhetagem.
    Como se sabe, a construção da Linha Sul do Metrofor teve início em janeiro de 1999, com prazo de entrega de no máximo 30 meses, ou seja, agosto de 2001. No entanto, por conta de grandes atrasos, começou a funcionar em fase de testes, a chamada operação assistida, somente em junho de 2012. Até hoje, dois anos depois, os veículos circulam apenas de segunda a sexta-feira, na parte da manhã, de 8 às 12 horas, sem cobrança de passagem, transportando cerca de 11 mil pessoas por dia.
    Adail Fontenele ressaltou que já a partir deste mês de julho a Linha Sul passará a funcionar das 6 horas às 21 horas. “Já temos 18 estações em funcionamento. Falta concluir apenas duas estações, no caso a Padre Cícero e a JK, localizadas nos bairros Damas e Couto Fernandes, respectivamente”, afirmou o secretário, acrescentando que o trecho possui 24,1 quilômetros de extensão, sendo 18 de superfície, 3,9 subterrâneo e 2,2 em elevado.                 

    A Estação Padre Cícero, localizada próximo à rua Padre Cícero (Damas), está em fase conclusão

                  (Transcrito do JPA de julho/2014)

Nenhum comentário: