terça-feira, 1 de julho de 2014

Será apenas mais uma promessa?

                               
     É incrível, irritante e (por que não dizer?) inaceitável a história da implantação do serviço de metrô para ajudar a melhorar o transporte público de Fortaleza.
     Como se sabe, o processo se arrasta há várias décadas, desde 1980, quando foi projetado com objetivo de ligar o Centro da cidade a Pacatuba, Caucaia e Unifor.
     Hoje, 34 anos depois, vários bilhões de reais foram utilizados e temos apenas a Linha Sul (Fortaleza-Pacatuba) em fase de conclusão. E, com certeza, nem mesmo o Governo do Estado sabe se o serviço funcionará plenamente em novembro vindouro, como ele está anunciando, visto que itens importantes, como os sistemas de Sinalização, Controle, Telecomunicações e Bilhetagem, ainda dependem de burocráticas licitações.
     Complicado é que a Linha Sul, mesmo antes de ser inaugurada em sua plenitude, já está causando enormes problemas de mobilidade para pessoas que residem, estudam, trabalham ou simplesmente transitam por essa região de Fortaleza, notadamente entre as avenidas José Bastos e João Pessoa, que, embora próximas uma da outra, ficaram praticamente segregadas.
     Diante de tanta morosidade, só nos resta continuar torcendo para que a Linha Sul do Metrofor passe a funcionar comercialmente o mais rápido possível, mesmo sabendo que ela vai beneficiar uma parcela muito pequena da população que depende de transporte público diariamente.
     A continuar nesse ritmo de tartaruga, a Linha Leste, que ainda está em fase de planejamento, e pretende ligar o Centro à Unifor, essa, com certeza, só deverá ficar pronta lá para 2040.

            (Transcrito do JPA de julho/2014)

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