sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

JPA é tema de monografia na FAC

Os 13 anos de atuação do JPA, com destaque para o papel social que ele exerce nos bairros onde circula, foi o tema da monografia elaborada pela universitária Francisca Benício Moreira, mais conhecida como Kika, para a conclusão do curso de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na FAC - Faculdades Cearenses, localizada na Avenida João Pessoa. A defesa, por sinal, que tinha na bancada as professoras Joana Dutra, Mônica Mourão e Mara Cristina, foi a única que tirou nota 10 no semestre 2010.2 da instituição.

Kika afirma que começou a pensar no JPA como tema de sua monografia logo nos primeiros semestres do curso, quando nosso editor, Juracy Mendonça, era bastante solicitado para falar sobre o jornal em seminários e outros eventos realizados na FAC. Como moradora do Rodolfo Teófilo (Rua Coronel Nunes de Melo, 1384), passou a acompanhar esse trabalho com mais atenção, verificando que a linha editorial, em quase todos os aspectos, se encaixava perfeitamente nos parâmetros definidos pelos escritores e estudiosos para a comunicação popular como um todo. “Só tenho é que agradecer a você, Juracy, por ter apoiado minha iniciativa através de entrevistas e facilitando o acesso a todas as edições do JPA. A monografia tem 185 páginas, incluindo os anexos, e recebeu muitos elogios das professoras, principalmente por ser uma temática pouco abordada em monografias e pela longevidade do jornal”, ressaltou a nova jornalista.

Ela acrescentou que resolveu fazer o curso de Comunicação Social como forma de aprimorar seu trabalho na Cagece, onde exerce a função de assistente-administrativa, defendendo a empresa em audiências nos órgãos de defesa do consumidor. Mas agora, depois de formada, está aberta a novos desafios para trabalhar em assessorias de órgãos públicos e/ou privados, ou mesmo em jornal impresso, que é a sua área de preferência. “Alguns amigos já acenaram para mim com convites, mas, nos próximos dias, vou aproveitar a conclusão do curso e as férias na Cagece para dar uma descansada de tanto trabalho. Depois é que vou definir qual o caminho a seguir...”

Valeu, Kika. A direção do JPA sente-se feliz e honrada em ter ajudado você a dar este passo tão importante em sua trajetória!


Kika (com o buquê de flores) e as professoras Joana Dutra, Mônica Mourão e Mara Cristina após a defesa da monografia

3 comentários:

Izaira Silvino disse...

Parabens, Caro Primo,
Um trabalho assim, comprova o reconhecimento de seu fazer e de seus sonhos. Comprovam que, para a sociedade a qual se dedica, seu trabalho é 'madeira de lei', não tem cupim que trace! É firme e faz bem! Sustenta a construção de bons caminhos!
Parabens! Parabens pra Você e para a Kika que, tão jovem, já tem posse do 'olhar' que vela pelo bem, pelo bom e pelo belo!
Gostaria muitíssimo de ler este trabalho! Adoro ler as criações intelectuais de nossos jovens acadêmicos!

JM disse...

Obrigado pelas palavras elogiosas e tão reconfortantes, prima. Vou encaminhar para a Kika. Com certeza, ela também vai gostar. Ainda mais quando souber que você é uma referência no fazer artístico da nossa terra.
Beijo.

Kika Moreira disse...

Frutos da nossa dedicação...
Parabéns à nós né...Orgulho....e vamos continuar viu.....
Abçs e Obrigada àqueles que acreditam...