sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Quem foi Torres Portugal?

     A rua Torres Portugal fica bem no coração do Parque Araxá, iniciando-se na Cônego Pinto de Mendonça e findando na avenida Jovita Feitosa. É apontada como uma das mais tranquilas do bairro, tanto que até hoje seu piso é composto de calçamento, ao invés do asfalto que se verifica nas artérias circunvizinhas. Sua denominação presta homenagem ao professor, jornalista, advogado e deputado Manoel Ambrósio da Silveira, mais conhecido como Torres Portugal, nascido em Fortaleza no dia 7 de dezembro de 1845.
     Filho do português Manoel Antônio Torres Portugal e de D. Francisca de Paula Torres Portugal, bacharelou-se na Faculdade de Direito do Recife e logo cedo envolveu-se na vida da política, o que o fez camarista e deputado provincial. Foi também deputado geral, de 1886 a 1889. Adepto de ideias conservadoras, filiado ao grupo chefiado na província pelo Barão de Aquiraz, redigiu por algum tempo o jornal “Pedro II”.
     Proclamada a República, logrou representar o Estado do Ceará na Câmara dos Deputados Federais, mas havendo rompido com as principais influências do seu partido, recolheu-se de todo à vida privada e ao exercício de sua cadeira de professor de Português no Liceu do Ceará, sendo apontado até hoje como um dos grandes mestres daquele renomado estabelecimento de ensino.

 Rua Torres Portugal, na esquina da avenida Jovita Feitosa
     (Transcrito do JPA de setembro/2011)

Nenhum comentário: