terça-feira, 4 de outubro de 2011

Evaldo, o bom de bola!

     O Rodolfo Teófilo, como se sabe, é reconhecido em toda a Fortaleza como um verdadeiro celeiro de artistas, de homens e mulheres que, ao longo do tempo, têm se destacado por seus talentos e habilidades em diferentes segmentos de atuação. E, no meio desse caleidoscópio cultural, surge a figura de Evaldo Machado Rodrigues, mais conhecido como Evaldo Bola, que já foi catequista, seminarista, jogador de futebol, vendedor de bombons e quitutes, e hoje desenvolve uma série de profissões: mímico, músico, imitador, professor de piano, artesão, pesquisador, dentre outras, com destaque para suas apresentações em que, simultaneamente, toca violão e faz “embaixadinhas” com uma bola.
     Evaldo Bola nasceu em Caucaia e mora desde a infância na rua Frei Marcelino, 1788. Segundo ele, tudo que faz tem como objetivo educar o povo, principalmente as crianças e adolescentes. Para chamar a atenção, de vez em quando aparece com “invenções” próprias, das quais destaca os três veículos com os quais costuma trabalhar e passear pela cidade. “Primeiramente eu criei o Giringonça, carro ecológico feito a partir de quatro bicicletas, duas carcaças de geladeira e uma chapa de churrasqueira. Depois veio a Carruagem 1919, que tem pneus de moto, madeira e chassi de ferro. Por último veio o velocípede “Bebezarrão”, uma espécie de bicicleta gigante”, explica.
     E engana-se quem pensa que ele é um mecânico de mão cheia. “Que nada. Eu sou é autodidata mesmo. Leio muito sobre automobilismo e faço os carros em casa.” Para Evaldo, a criação desses veículos é uma forma de manifestação cultural, sem visar lucro. Por isso, é comum a gente vê-lo pelas praças da cidade fazendo o que mais gosta, que é encantar pessoas com seus shows, onde exibe as famosas “embaixadinhas” e toca música popular e erudita no violão, inclusive colocando o referido instrumento nas costas e acima da cabeça.

     Não é por acaso, portanto, que Evaldo Bola é tão requisitado para apresentações e entrevistas em revistas, jornais e emissoras de rádio e televisão, como se pode constatar acessando seu nome no Google, onde ele aparece em vários sites, blogs e redes sociais. Seus telefones de contato são os seguintes: (85) 3482.3134 / 8827.5618.
     (Matéria transcrita do JPA nº 141, que começa a circular na próxima sexta-feira)   

Um comentário:

Catarina Diogo disse...

É muito importante a gente saber esses feitos... Acomodação zero... Nota DEZ para EVALDO BOLA... e pra vc Juracy, q nos mostra essas riquezas...