sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Gavetão: o homem que recupera radiolas!


Você gosta de ouvir música em discos de vinil (os LPs, também conhecidos como “bolachões”), mas não pode mais fazer isso porque sua radiola está encostada há vários anos, à espera de conserto? Então, temos o prazer de informar que a solução pode estar bem pertinho da gente, mais precisamente na avenida José Jatahy (antiga José Bastos), 1594 - Parque Araxá. É lá que funciona a Oficina do Gavetão, onde o senhor Raimundo Nonato da Silva (foto), mais conhecido como Gavetão, dedica-se à tarefa de recuperar todos os modelos de radiolas e até montar uma "do zero", se for preciso. 
“Aqui vem muita gente que busca a maior qualidade sonora possível para ouvir músicas, o que, por incrível que pareça, até hoje só se consegue através do vinil”, afirma o técnico, ressaltando que os aparelhos antigos são melhores que muitos dos fabricados atualmente, especialmente aqueles que funcionam à válvula. "As melhores radiolas foram fabricadas até a década de 1980, como é o caso da ABC Isabela, nos modelos I, II, III. Depois vieram o IV e V, com transistor, mas não tinha a mesma qualidade de som", lembra.
Entre os clientes que estão sempre na oficina ele destaca os audiófilos Cid Carvalho, Nirez, Cristiano Câmara e Leontino, da Botija Discos. Cid Carvalho, que dedicou sua carreira ao rádio, é apaixonado por aparelhos antigos, mantendo um acervo com cerca de 35 mil discos. Para ele, o melhor som é o do vinil. "Aqui no Brasil, nós somos equivocados. Nos Estados Unidos e na Inglaterra nunca deixaram de fabricar vinil e toca-discos. Apesar do avanço da tecnologia, faço questão de continuar ouvindo música na minha velha e boa radiola”, diz o jornalista.
Para entrar em contato com o Gavetão, basta ligar para o fone (85) 3281.1419.

(Texto a ser publicado na edição de março do JPA)

4 comentários:

Gerardo Anésio disse...

Sensacional! É o que se pode dizer desta matéria. Esta sensação de prazer só tem, os aficionados pelo "bolachão preto. parabéns Juracy.

Anônimo disse...

Muito legal os rádios antigos !! vc teria outro fone pois esse não completa a ligação.
Obrigado arleymaxay@bol.com.br

Anônimo disse...

Estive hoje na oficina do Gavetão das Radiolas. Seu fone atual (celular) é (85) 86 84 20 50

Unknown disse...

Você conserta o rádio?