domingo, 14 de julho de 2013

Quem foi Carvalho Mota?

                                 
A Rua Carvalho Mota é um dos logradouros públicos mais tradicionais do Parque Araxá. Começa na Azevedo Bolão, atravessa a Avenida Jovita Feitosa e termina na Teodoreto Souto, paralelamente ao antigo trilho da José Bastos (atual José Jatahy).
     Seu nome presta significativa homenagem ao comerciante e coronel Antônio Frederico de Carvalho Motta (foto), nascido em Granja, interior do Ceará, no dia 23 de março de 1856, e que foi governador do Estado durante o período de 24 de janeiro a 12 de julho de 1912.
     Carvalho Mota era o 3º vice-presidente do Estado quando o comendador Antônio Pinto Nogueira Accioly foi deposto. Ele assumiu a Presidência e foi por demais importante na manutenção de um mínimo de ordem após a derrocada da oligarquia comandada por Nogueira Accioly. Em seguida ele passou o cargo para o então presidente da Assembleia Legislativa, Belisário Cícero Alexandrino.
     São praticamente inexistentes registros sobre sua administração. Por conta disso, Carvalho Motta é quase desconhecido para o povo de sua terra, seja de sua cidade natal, seja do Estado para o qual ele sacrificou um promissor futuro político.
     Vale destacar que em 2010 o escritor José Xavier Filho lançou o livro “Carvalho Motta – Capitalista e Governador”, durante solenidade ocorrida na sede do Instituto José Xavier, em Granja. A obra trata de aspectos da vida do comerciante e capitalista nascido naquela cidade e que ascendeu à Presidência do Estado do Ceará.
     Carvalho Mota faleceu no Rio de Janeiro, em 2 de fevereiro de 1927.
     
(Transcrito do JPA de julho/2013)

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de obter mais informações sobre Antonio Frederico de carvalho MOTA, para saber o grau de parentesco comigo.