quarta-feira, 26 de março de 2014

Sobre a "roleta-russa" em que vivemos

Gostaria muito de saber quantas pessoas ainda vão morrer para que as autoridades brasileiras comecem a adotar atitudes drásticas a fim de conter essa autêntica guerra civil que estamos vivenciando em todo o país.
O que está faltando? É medo de enfrentar a bandidagem? É medo de perder os votos de certos defensores dos direitos humanos? Ou é porque a violência urbana ainda não conseguiu ultrapassar os fortes aparatos de segurança dos nobres senhores e senhoras que estão no poder?
Sei que sou totalmente leigo no assunto, mas a meu ver, toda e qualquer decisão que for tomada agora em relação à Segurança Pública só vai apresentar resultados positivos daqui a 10, 12 ou 15 anos.
E um dos pontos imprescindíveis será a redução da maioridade penal para 14 anos. Sim, porque, com o advento da internet, hoje em dia os seres humanos com 14 anos de idade já sabem de todos os seus direitos e deveres. Se é assim, eles já reúnem condições de responder por crimes que cometem e atualmente são tratados apenas como “atos infracionais”.
Paralelamente, teremos que começar imediatamente um trabalho direcionado para as crianças que estão nascendo agora, pois boa parte da atual geração de jovens já está contaminada pelo consumo de drogas ilícitas e pela idéia de que não precisa estudar para no futuro arranjar um bom emprego. Para eles, é mais fácil roubar e, se for preciso, matar suas vítimas, para viver no mesmo patamar de consumo dos outros jovens e adultos que estudaram e conseguiram arranjar bons empregos.
Enquanto os governantes não arregaçarem as mangas para melhorar ao máximo possível o ensino nas escolas públicas, orientando e capacitando os alunos adequadamente para o mercado de trabalho; e enquanto não estabelecerem leis mais rígidas e cumprimentos de penas severas para pequenos, médios e grandes delitos, inclusive reduzindo a maioridade penal para 14 anos, vamos continuar nessa “roleta-russa”, arriscando nossas vidas em cada esquina, em cada rua, praça ou avenida deste país.

Nenhum comentário: