quarta-feira, 7 de abril de 2010

Editorial do JPA de abril

A sociedade cearense precisa sair do estado de inércia e tomar alguma atitude drástica para dar um basta na violência urbana. Não é mais possível tomarmos conhecimento de tantos assaltos seguidos de mortes e ficarmos de braços cruzados, só lamentando e criticando as autoridades, sem que se faça nada de concreto para combater esse mal que nos incomoda a qualquer hora do dia ou da noite.

Foi com este objetivo que o jornalista Juracy Mendonça, editor do JPA, escreveu uma carta aberta endereçada ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Monteiro, sugerindo que o referido órgão público lance uma grande campanha de desarmamento, com blitzs constantes e em locais incertos, pela cidade inteira. O documento foi entregue na sede da SSPDS, no dia 9 de março, com cópias enviadas para emissoras de rádio e televisão, redações de jornais e revistas, sites, blogs etc. Alguns desses órgãos de comunicação chegaram a propagar o assunto, como foram os casos da TV Verdes Mares e TV Jangadeiro. No dia 17 veio a resposta do secretário, agradecendo a sugestão e informando que a carta seria debatida em reuniões do CONSUSP - Conselho Superior de Segurança Pública, da qual participam os comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, o superintendente da Polícia Civil e o perito-geral da Perícia Forense.

Como se vê, o JPA, através do seu editor, cumpre mais uma vez a missão de combater essa onda de violência que está atingindo níveis cada vez mais alarmantes em Fortaleza. A carta foi direcionada ao secretário Roberto Monteiro porque ele é, no momento, a autoridade máxima em segurança pública no estado. Porém, na verdade, seu objetivo maior é provocar a sociedade a discutir os meios para que o desarmamento proposto venha a ser colocado em prática.

Nenhum comentário: