quinta-feira, 8 de abril de 2010

Moradores contra construção da Via Expressa

Uma comissão de moradores dos bairros Otávio Bonfim, Parquelândia, Monte Castelo, Ellery, Jacarecanga, Parque Araxá e São Gerardo está se posicionando contra a construção da Via Expressa na avenida José Bastos, entre a rua Padre Cícero e a avenida Leste-Oeste (Pirambu).

O recém-criado Comitê Pró-Corredor Ecológico de Otávio Bonfim, que tem à frente o engenheiro civil Roberto Veras Pedrosa, elaborou um abaixo-assinado, contendo cerca de 800 assinaturas, e entregou na Procuradoria de Justiça do Estado do Ceará, no dia 9 de março, propondo a construção de um corredor ecológico, com espaços para a prática esportiva e o lazer, na área da José Bastos que fica entre a Bezerra de Menezes e a Sargento Hermínio.

Os moradores reclamam das mudanças que a nova avenida trará para a região. “Essa obra vai trazer impactos ambientais e sociais negativos. Vai aumentar a temperatura, impermeabilizar o chão, rebaixar o lençol freático, além de aumentar o ruído de veículos”, afirmou Roberto. Segundo ele, no corredor ecológico proposto pelo grupo seriam plantadas 830 árvores e outros equipamentos que beneficiariam cerca de 3.600 pessoas que caminham diariamente ao lado do supermercado Hiper Bom Preço.

Questionado sobre o assunto, o coordenador do Transfor (Programa de Transporte Urbano de Fortaleza), Daniel Lustosa, informou que a construção da Via Expressa está prevista na Lei de Uso e Ocupação do Solo de Fortaleza desde 1996, visando garantir melhoria no trânsito, que terá fluidez de forma sustentável. Lustosa acrescentou que todo o trecho aqui mencionado já está licenciado e que ainda neste ano será feito o processo licitatório da obra, com início previsto para 2011.

Nenhum comentário: