sábado, 10 de abril de 2010

“Gólgota” emociona moradores do Conjunto José Walter

Um espetáculo maravilhoso, de altíssima qualidade artística, que encantou o público pelo requinte da ambientação, competência dos atores e uma carga de dramaticidade que nos fez reviver o sofrimento de Jesus Cristo pela salvação da humanidade. É assim que podemos definir as três apresentações da peça “Gólgota: Paixão de Cristo de Fortaleza”, realizadas nos dias 1, 2 e 3 de abril, no Campo do Mercado, como parte das comemorações alusivas aos 40 anos de fundação do Conjunto José Walter.

A peça, encenada há 17 anos pelo Grupo Populart, que faz parte da Paróquia Santíssima Trindade, teve direção geral de Expedito Garcia, direção de elenco de Paulo Botafogo e coreografia de Andréia Pires, consolidando-se como o maior espetáculo de teatro ao ar livre do Ceará. “Cerca de 100 pessoas estiveram envolvidas no espetáculo, entre atores, diretores, coreógrafos, dançarinos e produtores, que se uniram num só propósito profissional. Vale a pena ressaltar ainda que 90% do elenco é formado por moradores do José Walter”, explicou Expedito Garcia, mostrando-se gratificado com a resposta positiva dos moradores do bairro, que compareceram em grande número às três apresentações, deixando na entrada várias toneladas de alimentos não-perecíveis que estão sendo repassadas a famílias carentes e entidades assistenciais.

Segundo ele, "é maravilhoso montar o “Gólgota”, pois trata-se de uma encenação de grande porte, feita para ser apresentada ao ar livre, para uma plateia superior a 10 mil pessoas, o que requer bastante empenho e ensaios exaustivos. Para alcançar esse êxito, foram realizadas muitas oficinas de teatro e dança nos meses que antecederam ao espetáculo”. Expedito destacou ainda outras novidades, como o uso de microfones sem fio de alta qualidade, o que permitiu a apresentação com vozes ao vivo. "Não utilizamos playback. Tudo foi feito ao vivo, ali na hora, o que exigiu um trabalho de interpretação dos atores bastante intenso. Outra coisa: este ano, ao contrário dos anos anteriores, o ator que fez o personagem Jesus Cristo é da própria comunidade, no caso o jovem Denis Marinho.”

Realmente, o Grupo Populart se superou em relação aos anos anteriores. A abertura, envolvendo 31 dançarinos; e a cena da ressurreição, feita através de uma plataforma que elevou o Cristo a 15 metros de altura, bem como o show pirotécnico, emocionaram a todos os que tiveram a oportunidade de assistir, numa clara demonstração de que o Conjunto José Walter continua sendo uma das maiores referências do Estado no fazer teatral.

O ator Denis Marinho, morador do José Walter, foi o destaque maior da peça no papel de Jesus Cristo

Um comentário:

Izaira disse...

Primo,
Eu adoro receber as atualizações do seu Blog. Os motivos são vários: aprendo a perceber o sentido coletivo de suas ações e pensamentos; aprendo a admirar sua tenacidade e lealdade ao território onde Você faz História.
Obrigada por seu trabalho tão importante!
Beijos