domingo, 22 de agosto de 2010

Abismo cultural entre Recife e Fortaleza


Agora há pouco tive o prazer de rever o meu amigo Luizinho Calixto (foto), que é considerado um dos melhores sanfoneiros do Brasil. Ele estava no programa "Encontro Marcado", apresentado pelo jornalista Egidio Serpa na TV Diário, quando interpretou clássicos do cancioneiro nacional como "Enxuga o rato", "Feira de mangaio" e "Saxofone, por que choras".

O que me chamou bastante atenção, durante a entrevista, foi o fato de Luizinho ter dito que atualmente seu trabalho está mais concentrado em Recife, onde o público, a crítica, a imprensa e as autoridades valorizam muito o forró tradicional, aquele que a modernidade apelidou de "pé-de-serra". Segundo ele, Fortaleza está praticamente fechada para artistas do seu estilo, porque aqui o que prevalece são as chamadas bandas de forró eletrônico.

Quando Egídio Serpa perguntou a que se deve essa diferença cultural entre Recife e Fortaleza, Luizinho Calixto, de forma simples e objetiva, respondeu:

- Porque lá, o secretário de Cultura é o Ariano Suassuna!

PARA UM BOM ENTENDEDOR...

5 comentários:

Izaira disse...

É isso aí, primo. Quem sabe, sabe!
Além do mais, um dos produtos da indústria cultural de Recife - com muito orgulho para eles - é a cultura que identifica seu povo (exatamente porque seus secretários de cultura sempre souberam e reconheceram a cultura DELES!)
E nós????????????
Bem... geralmente nossos secretários de cultura não são escolhidos por critérios políticos culturais, mas por politicagem... das mais rasteiras e baratas...
Adoro a ARTE de Luzinho Calixto!!!!!!!!!!!!!!!!
Beijos

Carlos Jr. disse...

Também vi a matéria na tv. Quem é cearense de verdade, como eu, deve ter ficado morto de vergonha.

Joanice Sampaio disse...

Não é de hoje que a valorização cultural em Pernambuco, dá lições aos cearenses.
Até mesmo os recursos municipais têm valores que deixam o nosso orçamento vergonhoso.
Você faz um show aqui pra Secultfor, além de ser uma lenda pra pagar - quando pagam ... - ainda pagam um cachê irrisório e ainda tem desconto de 11 a 16%.

Anônimo disse...

Não esqueçam das festas juninas o São João e etc...
O são está incorporado a alma do pernambucano.
O São João é como se fosse uma festa de fim de ano todos aguardam com alegria a data. A festa é em todos os bairros com fogueiras em todas as ruas. e quadrilhas em todas a a ruas.
Não é só por causa do "Ariano" recife tem quase 500 anos e a cultura percorre nas veias dos pernambucanos.
O Maracatu é totalmente original de pernambuco são mais de 200 nações.
Amo o ceara mas se contaminou muito com a cultura americana.
derrubando prédios históricos que deveriam ser tombados pelo patrimônio.

Em relação a musica!! Deus me ajude!! muita gente desafinada sem talento algum. cantando porcarias que foi empurrada de garganta abaixo pela mídia equivocada.

Gustavo Barbosa disse...

Esse e a realidade, nós pernambucanos criamos nossa propria cultura . As outras regioes do país nos copia .