terça-feira, 6 de novembro de 2012

Quem foi José Barcelos?

     José Barcelos é uma das principais ruas do Parque Araxá. Começa na avenida Bezerra de Menezes e finda no encontro das ruas Bernardo Figueiredo e Francisca Clotilde. 
     Sua denominação presta homenagem ao professor José de Barcelos da Silva Sobrinho (foto), natural de Baturité, filho de João Tomás de Barcelos e Francisca Alexandrina de Carvalho. Ele foi um notável humanista, competente, sobretudo, em Geografia, História e Grego. Exerceu os cargos de diretor da Escola Normal, onde lecionou Português, Pedagogia e Metodologia; professor do Liceu do Ceará e diretor da Biblioteca Pública. Desempenhou importantes comissões do governo da antiga província, em benefício da instrução pública, havendo estado com esse objetivo na Bahia e depois na Bélgica, apresentando a respeito excelentes relatórios.
     Na Suiça, convidado pela direção de um afamado ginásio, ministrou uma aula de Geografia, escolhendo para tema da palestra o próprio país em que se encontrava, e demonstrou tanta competência que despertou a admiração e o entusiasmo do auditório. Foi redator dos jornais a ‘Estrela e ‘Jornal de Domingo e colaborou do ‘Cearense’, ‘União Artística’ e ‘Gazeta do Norte. Faleceu em Fortaleza no dia 24 de outubro de 1919.

     (Transcrito do JPA de novembro)

Nenhum comentário: