sexta-feira, 1 de março de 2013

NOTA DE FALECIMENTO

     Texto de minha autoria, publicado nas edições de hoje dos jornais O Povo, Diário do Nordeste e O Estado:
     Faleceu ontem, dia 28 de fevereiro de 2013, em Fortaleza, aos 89 anos de idade, o senhor Benedito Barros, veterano da FEB – Força Expedicionária Brasileira, que participou ativamente da Segunda Guerra Mundial.
     Benedito Barros nasceu no dia 10 de janeiro de 1924, na cidade de Lagoa Nova (Paraiba), filho de Maria Luiza da Silva e José Manoel da Silva Pequeno. Era casado com a senhora Maria Hilda Barros e pai de 18 filhos, dentre eles a jornalista e publicitária Lúcia Barros, diretora-presidente do jornal O Regional, de Itapipoca.
     Alem da participação na Segunda Guerra, Benedito Barros prestou relevantes serviços nas cidades de Itapipoca, Amontada e Fortaleza, desempenhando várias funções públicas como agente de Saúde, professor, diretor de escola pública, jornalista, palestrante, líder político, dentre outras, destacando-se também como presidente da ANVFEB – Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, Secção do Ceará, função que ocupou de 1999 a 2004.
     Seu exemplo de honestidade, lealdade, amor ao próximo, respeito à família e aos valores cristãos resultou nas diversas homenagens que recebeu ao longo da vida, divididas entre placas de bronze, troféus, flâmulas, diplomas e, especialmente, os títulos de Cidadão Amontadense e Cidadão Itapipoquense.
     Benedito Barros faleceu um dia antes de ver realizado um de seus maiores sonhos, no caso o lançamento do livro “O que vi na Guerra”, que escreveu com objetivo de repassar para familiares e amigos as lições de amor ao próximo e à Pátria que adquiriu em várias frentes de batalha.
     A missa de corpo presente e o sepultamento, com honras militares, acontecem hoje (dia 1º de março), às 16 horas, no Cemitério Jardim Metropolitano (Fortaleza).

Nenhum comentário: