sábado, 23 de março de 2013

Relembrando o Joaquim de Melo

        O Parque Araxá já possuiu um time de futebol amador que até hoje é apontado como um dos maiores colecionadores de títulos conquistados de forma memorável em praças esportivas do subúrbio de Fortaleza e cidades do interior. Estamos nos referindo à Associação Atlética Joaquim de Melo, cujo campo ficava na esquina das ruas Joaquim de Melo e Coronel Nunes de Melo, onde atualmente está instalada a empresa Comercial J. Maurício.
     O Joaquim de Melo revelou muitos craques para o futebol cearense, dentre os quais o volante Alves, que foi campeão pelo Ceará, Fortaleza e Ferroviário, brilhando também em clubes de outros estados. Tinha uma fenomenal dupla de atacantes, Zé Alber e Toinho da Horta. Outro destaque eram os irmãos Sebastião, Chico Jorge, Mardônio e Cesinha.
     O desportista José Moreira Sobrinho, mais conhecido como Zezito, durante muitos anos atuou como dirigente, treinador e relações públicas do time que gozava de muito prestígio junto à Federação Cearense de Futebol e na época era badalado na imprensa por radialistas renomados como o saudoso Paulino Rocha, Alan Neto, Daniel Campelo, Bonifácio de Almeida, Júlio Sales, Moésio Loiola, Colombo Sá, Ramon Paixão, dentre outros.
     A foto acima mostra uma das formações básicas do Joaquim de Melo:
Em pé: Ricardo, Carlinhos, Cesinha, Chico Jorge, Carlinhos da Glória e Haroldo; Agachados: Roberto, Nonato, Toinho da Horta, Zé Álber e Átila
     
(Transcrito do JPA deste mês)

Nenhum comentário: