terça-feira, 23 de junho de 2009

Celebrando a vida através da dança

Celebrar a vida através da dança e, ao mesmo tempo, tirar crianças e jovens da ociosidade. Foi com estes objetivos que surgiu no Rodolfo Teófilo, em 1993, o grupo de dança SUED, um trabalho edificante, realizado pelas professoras Sandra Suely Carlos Zaranza e Ana Paulla Boriz, e que ao longo destes 16 anos tem gerado muitos bons frutos, notadamente a revelação de talentos da nossa comunidade que se expressam através desta forma artística.

O SUED nasceu no então Centro Comunitário São Raimundo, quando a escola comunitária realizou uma colônia de férias com diversas atividades, dentre elas a dança. O sucesso foi tamanho que o grupo não parou mais e, com o tempo, veio crescendo em vários aspectos. Mesmo enfrentando uma série de dificuldades, professoras e bailarinas se esforçam bastante para a cada final de ano presentear o público com seu festival de dança. Os três mais recentes foram realizados no Teatro Marista, com os espetáculos “O Mistério da Vida” (2006), “O Reino Encantado das Fadas” (2007) e “Amaduressência” (2008).

“Aprendemos a valorizar cada salto e pirueta em busca dos nossos ideais. Mesmo com tanto tempo de compromisso e amor pelo que fazemos, ainda encontramos muitas dificuldades. Não temos espelho, barras e nem um lugar apropriado para nossas aulas. Hoje estamos no CSU do Rodolfo Teófilo, que nos foi cedido com muito carinho, pois a quadra da Escola São Raimundo, onde anteriormente realizávamos nossas aulas, está com problemas de iluminação”, afirma a professora Ana Paulla. Segundo ela, o trabalho junto às meninas é feito com amor materno, mas muitas vezes é inevitável a irritação diante da indiferença com que o grupo é tratado por algumas lideranças da comunidade. “As pessoas precisam entender o valor de seus artistas e passar a valorizá-los mais, dando oportunidade, e não fechando as portas, como muitas vezes acontece com líderes que acham que tem poder de tudo”, ressaltou a professora.

O grupo de dança SUED foi convidado para abrilhantar a festa comemorativa dos 50 anos de existência da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, a se realizar no dia 10 deste mês de julho.



Talento e ousadia do grupo SUED no espetáculo “Amaduressência”, apresentado no final do ano passado


Ana Paulla e Sandra Suely recebendo aplausos no final da apresentação

Nenhum comentário: