quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma biblioteca ao ar livre


A conclusão das obras de reurbanização na lagoa do Porangabussu tem propiciado o surgimento de ações voluntárias que objetivam fazer com que aquele espaço público seja ocupado por pessoas que buscam lazer e entretenimento. Um bom exemplo disso é o projeto “Leitura na Praça”, que funciona nas quartas-feiras, sábados e domingos, a partir das 17 horas, quase na esquina das ruas Porfírio Sampaio e Monsenhor Furtado, onde crianças, jovens e adultos têm a sua disposição uma variedade de livros para ler gratuitamente, formando, assim, uma espécie de biblioteca ao ar livre, em contato direto com a natureza.

O funcionário público Antônio Nonato Filho (foto), que reside na rua Coronel Nunes de Melo, afirma que teve essa ideia quando caminhava pela lagoa e recolhia todos os detritos que encontrava nas margens. “Eu notei que as crianças ficavam prestando atenção ao que eu fazia. Daí me veio a vontade de associar isso à leitura, oferecendo a elas a oportunidade de lerem livros sentadas nos bancos e nas calçadas. Com o tempo os adultos também foram chegando e hoje o projeto já beneficia pessoas de todas as idades.”

Antônio mostra-se admirado ainda com o apoio que vem recebendo de outros moradores para a ampliação da biblioteca. “Cada um que chega lança uma ideia e até se propõe a doar mais livros e objetos que possam melhorar nosso trabalho. Aos poucos, vamos transformar este local num ponto de encontro para a formação de grupos de debates sobre incentivo à leitura, preservação do meio ambiente e outros temas. Já falaram até em criar uma associação de amigos da lagoa, o que seria maravilhoso, pois este espaço tem que ser ocupado é pela própria comunidade.”

Devido ao sucesso, Antônio já pensa em colocar a biblioteca para funcionar diariamente e depois levar o mesmo trabalho a outros bairros de Fortaleza. “Os frutos positivos de projetos como este vêm a longo prazo, pois sabemos que estamos lutando contra um inimigo poderoso, que é a falta de hábito da maioria da população à leitura. Mas a semente está lançada e nós contamos com o empenho e a boa vontade de outros moradores para reverter esse quadro.” Quem quiser doar livros para o projeto basta comparecer à lagoa nos horários indicados ou entrar em contato com Antônio Filho pelos fones (85) 3265-1739 e 8833-9044, e-mail filhorock@yahoo.com.br.



Uma variedade de livros é colocada à disposição de crianças, jovens e adultos


As crianças mostram-se encantadas com o acesso fácil e gratuito à leitura

Um comentário:

Antônio Nonato Filho disse...

Juracy, parabéns ! a matéria ficou ótima. Obrigado!