terça-feira, 28 de junho de 2011

Vando Figueirêdo: do Parque Araxá para o mundo...

     Vando Figueirêdo é desenhista, pintor, gravurista, escultor e professor de Artes Plásticas, tendo produzido, ao longo dos últimos anos, um trabalho que vem alcançando sucesso de público e crítica no mundo inteiro. Tem raízes fincadas no Parque Araxá, onde residiu durante muito tempo. É filho do casal Alfredo Figueiredo (de saudosa memória) e Lira Juraci, também artista plástica e residente na rua Professor João Bosco, 85.
      A carreira artística foi iniciada em 1988, na 8ª Unifor Plástica, classificando na época cinco obras. De lá pra cá, já participou de centenas de exposições, individuais e coletivas, em cidades como Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Campinas, São Luís, Belém e Brasília; e em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Argentina e Dinamarca. Conta, em seu currículo, com várias premiações, dentre essas, duas menções honrosas internacionais, obtidas pela participação no Salão internacional Arte no Morrazo, e também o título de cidadão da Magaloña, pelos trabalhos realizados em prol das artes em Cangas (Espanha). Tem obras em acervos públicos e privados em várias parte do mundo.
      Em 2011, seu maior sucesso foi uma exposição panorâmica realizada no Espaço Cultural Correios (Fortaleza), de 7 de abril a 21 de maio, em comemoração aos 23 anos de carreira, com curadoria de Dante Diniz. A mostra era composta de 30 obras, englobando trabalhos de pintura sobre telas, pinturas sobre papel em séries e gravuras.
      Agora, Vando Figueirêdo está participando da exposição coletiva "Portinari em Cerâmica", no atelier Vila Arte (Fortaleza), de 22 de junho a 31 de julho. Todos os trabalhos homenageiam Portinari. São releituras em cerâmica das obras desse grande mestre e os 22 artistas participantes são naturais de vários estados brasileiros, além de artistas do Uruguai e Japão. No dia 10 deste mês ele está indo para a Europa, onde vai inaugurar a exposição individual em Pontedera, Toscana (Itália), promovida pelo Festival Internacional de Cultura. Já no dia 22, estará inaugurando outra exposição individual na Galeria Polimodi, em Lagos (Portugal); e em novembro marcará presença novamente do Festival Internacioanal Sete Sóis Sete Luas, em Ponte de Sor, Alentejo (Portugal).
      Contatos com Vando Figueirêdo: fone (85) 9909.5026 ou através do e-mail: v.figueiredo@hotmail.com.
      (Texto a ser publicado na próxima edição do JPA)

Um comentário:

Nilo Rodrigues disse...

O cara é bom mesmo...