quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quem foi Papi Jr.?

       A rua Papi Jr. começa na avenida Jovita Feitosa, no Parque Araxá, atravessa o Rodolfo Teófilo e termina na José Bastos - confluência dos bairros Bela Vista e Pan Americano. Sua denominação presta homenagem ao escritor e professor Antônio Papi Jr. (foto), partícipe ativo da campanha abolicionista e das lutas republicanas no Ceará.
     Papi Jr. nasceu no Rio de Janeiro em 28 de agosto de 1854. Filho de pai austríaco e mãe portuguesa, veio para o Ceará com 20 anos de idade, como praça do Exército. Logo chegou ao posto de sargento, mas, por motivos de saúde, encerrou a carreira militar, passando ao comércio e subsequentemente ao magistério, lecionando História do Brasil e Português no Liceu.
     
     É considerado pelos críticos como um dos mais representativos escritores regionalistas da literatura brasileira, sobretudo a cearense. Em 1922 passou a fazer parte da Academia Cearense de Letras, sendo atualmente o patrono da cadeira número 5. Faleceu em Fortaleza no dia 30 de novembro de 1934.
     (Texto a ser publicado na próxima edição do JPA)

terça-feira, 28 de junho de 2011

Vando Figueirêdo: do Parque Araxá para o mundo...

     Vando Figueirêdo é desenhista, pintor, gravurista, escultor e professor de Artes Plásticas, tendo produzido, ao longo dos últimos anos, um trabalho que vem alcançando sucesso de público e crítica no mundo inteiro. Tem raízes fincadas no Parque Araxá, onde residiu durante muito tempo. É filho do casal Alfredo Figueiredo (de saudosa memória) e Lira Juraci, também artista plástica e residente na rua Professor João Bosco, 85.
      A carreira artística foi iniciada em 1988, na 8ª Unifor Plástica, classificando na época cinco obras. De lá pra cá, já participou de centenas de exposições, individuais e coletivas, em cidades como Fortaleza, Natal, Rio de Janeiro, Campinas, São Luís, Belém e Brasília; e em países como Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Argentina e Dinamarca. Conta, em seu currículo, com várias premiações, dentre essas, duas menções honrosas internacionais, obtidas pela participação no Salão internacional Arte no Morrazo, e também o título de cidadão da Magaloña, pelos trabalhos realizados em prol das artes em Cangas (Espanha). Tem obras em acervos públicos e privados em várias parte do mundo.
      Em 2011, seu maior sucesso foi uma exposição panorâmica realizada no Espaço Cultural Correios (Fortaleza), de 7 de abril a 21 de maio, em comemoração aos 23 anos de carreira, com curadoria de Dante Diniz. A mostra era composta de 30 obras, englobando trabalhos de pintura sobre telas, pinturas sobre papel em séries e gravuras.
      Agora, Vando Figueirêdo está participando da exposição coletiva "Portinari em Cerâmica", no atelier Vila Arte (Fortaleza), de 22 de junho a 31 de julho. Todos os trabalhos homenageiam Portinari. São releituras em cerâmica das obras desse grande mestre e os 22 artistas participantes são naturais de vários estados brasileiros, além de artistas do Uruguai e Japão. No dia 10 deste mês ele está indo para a Europa, onde vai inaugurar a exposição individual em Pontedera, Toscana (Itália), promovida pelo Festival Internacional de Cultura. Já no dia 22, estará inaugurando outra exposição individual na Galeria Polimodi, em Lagos (Portugal); e em novembro marcará presença novamente do Festival Internacioanal Sete Sóis Sete Luas, em Ponte de Sor, Alentejo (Portugal).
      Contatos com Vando Figueirêdo: fone (85) 9909.5026 ou através do e-mail: v.figueiredo@hotmail.com.
      (Texto a ser publicado na próxima edição do JPA)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Esse vai ser craque!

      Quando o cara vai ser um grande jogador de futebol, percebe-se logo na infância. É o caso de Ícaro Gonçalves da Silva (foto), de 11 anos, que cursa a 5ª série no Colégio Maria Montfort e reside na rua Joaquim de Melo, 165 (Parque Araxá). O menino, apesar de pequeno, faz o que quer com a bola. Até no jeito de andar já se parece com um jogador. Ele pratica o esporte desde os 6 anos, passou quase 2 anos na escolinha do projeto Restaurarte, com o professor Bê, e agora treina semanalmente nas quadras do CMM e da praça Ari de Sá Cavalcante, com os professores Joaquim e Nildo, respectivamente. E já começou a receber convites para ir jogar em vários times da cidade. Mas ele afirma que, por enquanto, só pensa em obedecer aos pais, estudar e continuar jogando futebol e futsal, para um dia (quem sabe?) virar um atleta famoso como o Neymar, do Santos, por exemplo, e ganhar muito dinheiro para ajudar sua família. Quem quiser conversar com o Ícaro, para investir na sua carreira ou indicar alguns caminhos para o futuro, basta ligar para o telefone (85) 8705.513.
    (Texto a ser publicado na próxima edição do JPA) 

Meu livro pode ser lançado por editora de renome nacional

     Começo a semana transmitindo para vocês uma notícia alvissareira em relação ao livro "Onde estava o arco-íris?".
     Passei alguns dias cuidando do registro e da catalogação na Biblioteca Menezes Pimentel e, quando já estava me preparando para entregar os originais na gráfica, surgiu a possibilidade de a obra ser lançada por uma editora de renome nacional, sediada no Rio de Janeiro. Os caras gostaram da abordagem que fiz sobre um personagem homossexual e mostraram-se interessados em imprimir, lançar e divulgar o livro em sites especializados, livrarias e feiras literárias do país inteiro, destinando a mim uma porcentagem por cada exemplar vendido.
    Estamos conversando via e-mail e, segundo eles, até o dia 10 de julho teremos uma posição definitiva sobre a possível parceria. Caso não dê certo, continuarei trilhando o caminho inicial, ou seja, lançarei o livro de forma independente. De uma maneira ou de outra, os amigos e amigas que adquiriram os bônus antecipados terão seus exemplares autografados garantidos por ocasião do lançamento. 
    Uma boa semana a todos!

sábado, 25 de junho de 2011

Ô saudade do Pai João!

     Meu avô materno, João Custódio (que a gente chamava carinhosamente de Pai João), costumava dizer que por volta do ano 2000 o mundo estaria de cabeça para baixo. Homem simples, que veio da zona rural, ele tinha lampejos de visão pessimista do futuro. Por isso, várias vezes o ouvi falando mais ou menos assim:
    - Menino, o que é normal hoje, vai ser considerado errado depois do ano 2000. E quem for vivo nessa época vai ter que aceitar as mudanças ou então será considerado atrasado, fora de moda.
     Pai João, infelizmente, faleceu em 1994, mas quem é vivo hoje pode confirmar que ele estava coberto de razão. A sociedade brasileira, que já era degradada por natureza, está chegando a níveis insuportáveis de imbecilização, invertendo valores e estimulando a corrupção e a imoralidade em praticamente todos os seus segmentos, notadamente nos relacionamentos entre as pessoas.
     É, Pai João! Tô ficando atrasado, fora de moda...

terça-feira, 21 de junho de 2011

Clarêncio: 30 anos depois

     Por volta de 1980 eu fui surpreendido por uma voz rasgante, possante, que ocupou os primeiros lugares das paradas de sucesso nas emissoras de rádio de Fortaleza com a música "Paraíso da Montanha Enfeitiçada". Depois descobri que tratava-se do cantor e compositor cearense Clarêncio, de quem passei a ser fã.
     Quase 10 anos depois, quando vim morar no Parque Araxá, tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente e até o convidei para fazer uma participação especial no meu primeiro LP, intitulado "Festa de Arromba Cearense". Nessa época fizemos vários shows juntos em Fortaleza e cidades do interior cearense.
     Depois disso, o Clarêncio deu uma sumida do meu mapa, tendo reaparecido recentemente, graças ao facebook. Restabelecido o contato, temos dialogado bastante nos últimos meses, falando sobre projetos musicais e discutindo futebol (Sou Leão! Ele, infelizmente, prefere andar em uma carroça!).
     Mas o que eu quero mesmo é que vocês vejam esse vídeo onde o Clarêncio interpreta "Paraíso da Montanha Enfeitiçada" 30 anos depois do seu lançamento. Quem conhece a música, vai recordar bons momentos; quem não conhece, com certeza vai se encantar com o lirismo da letra casando de forma magistral com a melodia.
Taí o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=DOFyPK8oz5o 
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Domingo no Passeio Público

      Ontem à tarde, eu e Marinete estivemos visitando o Passeio Público, lugar histórico de Fortaleza que, por sinal, serviu de cenário para o nosso primeiro beijo, no já longínquo ano de 1980.
      Desta vez, nossa presença por lá teve como objetivo prestigiar o lançamento do CD “Produto Local”, o primeiro trabalho solo do cantor e compositor cearense Davi Silvino (foto), filho da minha renomada prima Izaíra Silvino. O disco mistura sonoridades cearenses aliadas ao rock, baião e até guitarras distorcidas, recheado de canções próprias de Davi, sendo algumas assinadas em parceria com Alan Mendonça, Francisco Silvino, Carlos Hardy e Marcos Paulo Leão - os três últimos, inclusive, participaram como músicos no show.
     
     Destaque também para a belíssima interpretação de Aparecida Silvino, que, no final, colocou todo mundo pra cantar e dançar. Davi, emocionado com a boa presença de público, mostrou no palco toda a experiência que possui, tanto em coral quanto em bandas, cantando e tocando guitarra e violão, apresentando composições muito bem elaboradas, com a cara de Fortaleza.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Melhor do que dinheiro achado em calçada alta

     Meninos e meninas,
     Hoje eu recebi um elogio que vale mais do que dinheiro achado em calçada alta. Eu vinha caminhando pela avenida Jovita Feitosa, entregando exemplares do JPA para os assinantes e anunciantes, quando fui abordado por um senhor, que não lembro de ter visto antes. Ele parou na minha frente e disse:
    - Parabéns pra você por passar tantos anos tentando fazer o povo ler. Se eu fosse alguma autoridade nesse bairro, com certeza você iria receber o troféu Herói da Resistência!
    Agradeci pelas palavras tão reconfortantes e saí do local pensando: como seria o nosso país, em termos de educação e cultura, se pelo menos 0,1% de seus habitantes tivessem a mesma opinião deste senhor? 
 

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Mais um parente na estrada!

Tudo indica que a minha inclinação musical foi herdada, primordialmente, de meu avô paterno, maestro João Facundo, que passou vários anos de sua existência destacando-se como um dos componentes da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará. Essa influência se ramificou por vários descendentes das famílias dos Anjos, Machoca, Mendonça, Silvino, Diogo e outras que, com o passar dos anos, foram se agregando.
 E agora tem mais um parente nosso se lançando no mercado da música. Trata-se do meu sobrinho Léo Machoca (foto), filho do Kim (meu irmão por parte de pai). Ele está em estúdio, gravando o primeiro CD, onde interpreta canções de sua própria autoria, de estilos variados, como esta que vocês podem conferir acessando o referido endereço:
Boa sorte, Léo!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Frases de efeito...

Antônio Medeiros, meu dileto amigo, de longas e longas datas, enviou-me estas frases, de autores diferentes, que repasso para vocês, a fim de descontrair um pouco o ambiente virtual:
- Fumo maconha, mas não trago, quem traz é um amigo meu.
- O que engorda não é o que você come entre o Natal e o Ano Novo, mas o que você come entre o Ano Novo e o Natal.
Para seu marido não acordar com a macaca... Depile-se.
O homem é um ser tão dependente que até pra ser corno e viúvo precisa da ajuda da mulher.
- Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que, por enquanto, ainda não há terra em cima.
- Cabelo ruim é igual a bandido... Ou tá preso ou tá armado.
Preguiçoso é o dono da sauna, que vive do suor dos outros.
- Não me considere o chefe, considere-me apenas um colega de trabalho que sempre tem razão. 
- Malandro é o pato, que já nasce com os dedos colados para não usar aliança.
- Mulher gorda é que nem Ferrari: quando sobe na balança vai de zero a cem em um segundo. 
- Os psiquiatras dizem que uma em cada quatro pessoas tem alguma deficiência mental... Fique de olho em três dos seus amigos. Se eles parecerem normais, retardado é você.
- Se o homossexualismo fosse normal, Deus teria criado Adão e Ivo.
- Todo mundo tem cliente. Só traficante e analista de sistemas é que tem usuário. 
- Casamento começa em motel e termina em pensão.
- Seja legal com seus filhos. São eles que vão escolher seu asilo.
- Antigamente, o homossexualismo era proibido no Brasil. Depois, passou a ser tolerado. Hoje é aceito como coisa normal. Eu vou-me embora antes que se torne obrigatório.
- Passar a mulher pra trás é fácil. O difícil é passar adiante. 
- O Brasil está igual a carro velho: para subir não tem força, para descer não tem freio.
- Se o horário oficial é o de Brasília, por que a gente tem que trabalhar na segunda e na sexta?

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Valeu, Papi!

Sábado passado, durante a Noite Especial dos Namorados, na Bodega Ágape, aconteceu um caso inusitado: um rapaz de 17 anos, chamado Papi (foto), queria mostrar umas músicas de sua autoria, no estilo “rap”, através de um pen-drive, mas não havia como conectar o aparelho na mesa de som. Tentamos de várias formas e, quando vi que não ia dar certo, pedi ao Marcelo Melo para ficar cantando em meu lugar, fui à minha residência e peguei um cabo apropriado, possibilitando, assim, a apresentação do rapaz, que, inclusive, foi bastante aplaudido pelo público presente.
 
Tomei essa atitude, em parceria com o Thiago, porque senti nos olhos do cara um brilho de quem tem garra e quer vencer na vida, faltando apenas alguém que abra caminhos para que ele possa mostrar seu talento por aí afora.
Hoje, para minha surpresa, o Papi entrou no meu orkut e pediu para eu adicioná-lo. Em seguida me enviou esse depoimento que faço questão de publicar na íntegra:
No meio de tanta música ruim encontrei finalmente um homem que se esquiva dessa cultura tão ruim que colocaram no Brasil, além de tudo isso me deu uma oportunidade que nunca vou esquecer. Um brasileiro que honra suas raízes e apesar de tudo continua a mostrar a nossa velha e boa MPB. Muito obrigado amigo e não se esqueça, estamos nessa luta juntos, se precisar da ajuda da rapaziada do Reggaetón, estaremos juntos até a morte. Salud e mucha vida, hermano.”

domingo, 12 de junho de 2011

Noite dos Namorados foi massa!

Alguns tópicos sobre a Noite Especial dos Namorados, que aconteceu ontem à noite na Pizzaria Bodega Ágape:

- Eu e Thiago começamos a cantar exatamente às 20h30m.

- O repertório, conforme prometido, foi baseado em clássicos românticos da MPB.

- Thiago, bastante aplaudido, principalmente ao interpretar músicas do Roupa Nova.

- Eu também dei minhas “cacetadas”, emocionado com a presença de tantos amigos.

- Magela e Antônio Medeiros (Caucaia), por exemplo, comandaram uma das mesas mais animadas.

- Tive o prazer de conhecer pessoalmente o amigo Nilo Rodrigues, morador da Cidade dos Funcionários, pois há vários meses a gente só conversava via internet.

- Cantor Marcelo Melo deu um show à parte, cantando sozinho ou em parceria comigo e o Thiago.

- Destaque também para a participação de um garoto chamado Papi, que interpretou vários "haps" de sua autoria.

- Entre os brindes sorteados estavam cortes de cabelo masculino e feminino, kit com produtos eróticos, pizzas, cesta de chocolates e CDs do “famoso” cantor e compositor cearense Juracy Mendonça.

- Infelizmente, alguns contratempos fizeram com que muitos casais voltassem, por falta de mesas e cadeiras.

- Ausência de dois funcionários da Bodega Ágape gerou problemas no atendimento, teve gente reclamando da demora.

- Levei minha câmera digital mas, em meio ao burburinho de gente, simplesmente esqueci de tirar fotos.

- Em resumo, acho que fizemos a nossa parte, propagando o amor, amizade e bem-querer na praça do Jardim América!

sábado, 11 de junho de 2011

Editorial do JPA deste mês

     A modernidade tecnológica, como se sabe, vem exercendo um papel de extrema importância para facilitar o dia a dia dos seres humanos. Cada vez mais chegam ao mercado carros, computadores, televisores, câmeras fotográficas, aparelhos de telefonia celular e mais uma infinidade de produtos dotados de novidades que podem colocar o mundo ao nosso alcance com um simples toque digital. Porém, infelizmente, somos forçados a reconhecer que todo esse avanço material tem contribuído também para afastar as pessoas umas das outras. Melhor explicando: as tais maquininhas estão nos levando lentamente a uma espécie de individualismo onde quase todos os contatos são feitos através de fios e teclas, em detrimento do calor humano de antigamente.
     A prova cabal do que estamos afirmando pode ser verificada, por exemplo, nos relacionamentos amorosos entre os jovens da atualidade. A história nos mostra que até bem pouco tempo atrás os namorados dedicavam mais tempo a cada etapa de conhecimento, desde o início da conquista, passando pelo namoro propriamente dito, até chegar ao noivado e ao casamento. Agora, a pressa para aproveitar ao máximo cada segundo está fazendo com que várias dessas etapas sejam queimadas, resultando em relações conjugais desastrosas e em filhos desajustados social e psicologicamente. Alguns leitores podem até argumentar que uma coisa não tem nada a ver com a outra, mas a verdade é que a falta de romantismo, flagrante na maioria dos novos casais, é uma das consequências da frieza a que estamos sendo levados pela chamada globalização, onde sentimentos como amor e paixão são considerados fora de moda. Poucos percebem, mas é daí que surge a violência que toma conta das manchetes dos nossos principais veículos de comunicação.
     É neste contexto que gostaríamos de ressaltar a importância do Dia dos Namorados! Dizem que é apenas uma data inventada pelos “marqueteiros” do comércio para alavancar as vendas, assim como o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças etc. Porém, bem ou mal, o tradicional bombardeio feito pela mídia, sugerindo que homens e mulheres troquem presentes como forma de demonstrar a intensidade do amor que sentem por suas “cara-metades”, soa também como uma trégua para os olhos e ouvidos de quem já está se acostumando com tantas notícias ruins.
     O dia 12 de junho não tem mais o “glamour” de outrora, claro, mas serve como um sinal de esperança de que ainda podemos reverter o quadro que está sendo desenhado pela tecnologia moderna, onde cada ser humano deve perder sua identidade, passando a ser reconhecido apenas por números. Diante do exposto, só nos resta parabenizar a todos aqueles que ainda não se deixaram contagiar completamente pelos novos tempos e nem sentem vergonha em revelar o que sentem pela pessoa amada.


     Feliz Dia dos Namorados!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sobre a Noite Especial dos Namorados

Informes básicos para quem quiser prestigiar a Noite Especial dos Namorados que vai acontecer neste sábado, a partir das 20 horas, na Bodega Ágape, localizada na Praça do Jardim América (Rua Delmiro de Farias c/ Carlos Câmara):
- Eu e o Thiago estaremos cantando um repertório bem romântico, baseado em clássicos da MPB.
- Vamos abrir espaços para canjas (vários amigos artistas já confirmaram presença). 
- A Bodega Ágape oferece um variado cardápio de pizzas, tira-gostos apetitosos, cervejas e outras bebidas quentes e geladas.
- Teremos o sorteio de vários brindes, dentre outras surpresas.
- Será cobrado couvert artístico de R$ 2,00 p/ pessoa.
- Vou levar minha câmera digital para tirar algumas fotos da plateia, a fim de colocar no blog e na próxima edição do JPA.
- Para mais informações, basta entrar em contato comigo pelos fones (85) 3243.4779, 8734.5573 ou 9954.1017. 
Se você for, a gente se vê por lá! 

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Valeu, moçada!

    Conforme anunciei na semana passada, hoje estou dando por encerrada a campanha que lancei via internet para que alguns amigos adquirissem bônus antecipados do livro “Onde estava o arco-íris?”, que pretendo lançar no segundo semestre deste ano. 
    Agradeço, de coração, a todos que participaram da campanha, e prometo que estarei repassando as novidades para vocês na medida em que elas forem acontecendo, até informar a data e local do lançamento, ocasião em que poderão trocar os bônus adquiridos por exemplares autografados do livro.
    Valeu mesmo, moçada!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Repertório para a noite dos namorados

     Eu e o Thiago estamos preparando um repertório bem romântico, baseado em clássicos da MPB, para cantar na Noite Especial dos Namorados que vai acontecer neste sábado (dia 11), a partir das 20 horas, na Bodega Ágape, localizada na Praça do Jardim América (Rua Delmiro de Farias c/ Carlos Câmara). Se todos os amigos e amigas que estão confirmando presença comparecerem mesmo, vamos ter uma noitada bacana, misturando vozes, violões e teclados, enquanto os namorados estarão se deliciando com pizzas de vários sabores, tira-gostos apetitosos, cerveja bem gelada, sorteio de vários brindes, dentre outras surpresas.    

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Convite para noite especial dos namorados

Começo a semana fazendo um convite aos amigos e amigas, principalmente aqueles que formam casais de eternos namorados, para prestigiarem o show de MPB que eu e meu filho Thiago Mendonça vamos fazer no próximo sábado (dia 11), a partir das 20 horas, na Bodega Ágape, localizada na Praça do Jardim América (Rua Delmiro de Farias c/ Carlos Câmara). 
     Estaremos misturando vozes, violões e teclados, dando ênfase a canções românticas, em homenagem ao Dia dos Namorados. Além disso, o estabelecimento está prometendo um variado cardápio de pizzas, tira-gostos apetitosos, cerveja bem gelada, sorteio de vários brindes, dentre outras surpresas. Couvert artístico: R$ 2,00 p/ pessoa.
     Quero ver vocês por lá, comemorando essa data especial com suas atuais e/ou futuras cara-metades!
     Outras informações sobre o evento podem ser obtidas através dos fones (85) 3243.4779, 8734.5573 ou 9954.1017.
   
   

sábado, 4 de junho de 2011

Estou virando um dinossauro da música

     Meu Deus, socorro... Estou virando um verdadeiro dinossauro em termos musicais.
     Até o início da década de 90 eu sabia praticamente os nomes de todas as músicas nacionais e internacionais que estavam nas paradas de sucesso, quem eram os intérpretes e, às vezes, até os autores das mesmas.
     Hoje, não sei bem por quais motivos (acho que é porque estou ficando velho mesmo!), não consigo identificar quase nada do que está tocando por aí.
     Uma prova disso é que, na semana passada, um cantor chamado Jack Jhonson fez um show no Marina Park, em Fortaleza, para um público estimado em 10 mil pessoas, e eu não sabia nem que ele existia.
     Por isso, estou pensando seriamente em fazer uma reciclagem, para conhecer os trabalhos dos artistas que são admirados pela juventude atual.
    Isto é, se meus ouvidos aguentarem...
 
Esse cara cara fez um show para 10 mil pessoas no Marina Park e eu não sabia nem que ele existia 

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Quem foi Joaquim de Melo?

     A rua Joaquim de Melo é uma das artérias mais antigas e conhecidas do Parque Araxá, pois faz ligação entre as avenidas Jovita Feitosa e José Bastos. Sua denominação presta homenagem a Dom Antônio Joaquim de Melo (foto), um sacerdote nascido em Itu, interior de São Paulo, no dia 29 de setembro de 1791, e que entrou para a história como o primeiro brasileiro a ocupar o cargo de Bispo de São Paulo. 
      Dom Joaquim de Melo era filho do capitão Teobaldo de Mello César e de Josefa Maria do Amaral. Realizou seus primeiros estudos na então capitania de Minas Gerais, onde ingressou no Exército, em 1799, permanecendo até 1810, quando retornou a Itu, onde iniciou o estudo do latim. Manifestando vocação sacerdotal, foi matriculado como aluno dos cursos eclesiásticos da Catedral, sendo ordenado em 4 de outubro de 1814. Foi indicado Bispo de São Paulo por Dom Pedro II, Imperador do Brasil, no dia 5 de maio de 1851, título confirmado depois pelo Papa Pio IX. Permaneceu no cargo até 16 de fevereiro de 1861, quando veio a falecer, em Itu, aos 69 anos.
     (Transcrito do JPA - Edição de junho/2011) 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Quem tem padrinho ou madrinha forte não morre pagão!

Esse meio artístico cearense é repleto de “coxinhas”. A moçada não deixa passar nada.
A “vítima” da vez agora, nas redes sociais, está sendo o forrozeiro Chico Pessoa (foto), que é presença garantida em todos os eventos da Prefeitura de Fortaleza (natal, revéillon, pré-carnaval, carnaval, aniversário da cidade, festa junina...), por cachês supervalorizados, que em nada lembram os R$ 500,00 que ele ganha por noite quando se apresenta no Kukukaya.

Já estão dizendo até que o Chico em questão virou servidor público municipal. 
Ô povo da língua grande! Naaan...

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Encerrando a campanha do livro

     No próximo final de semana estarei dando por encerrada a campanha que lancei via internet para que alguns amigos adquirissem bônus antecipados do livro “Onde estava o arco-íris?”, que pretendo lançar no segundo semestre deste ano. 
     Os amigos que mostraram-se dispostos a participar, mas até agora não adquiriram os bônus, podem fazer isso somente até segunda-feira, dia 6.
    Dependendo da distância, e da quantidade, posso ir deixar em seus endereços ou locais de trabalho. Caso contrário, podem depositar o valor referente na minha conta-corrente que eu envio os bônus pelos correios. 
    O livro começará a ser impresso neste mês de junho. 
    Externo, mais uma vez, gratidão pela força que vocês estão me dando para a concretização deste projeto.