sábado, 1 de dezembro de 2012

Frequentadores pedem urgência na reforma de praça no Parque Araxá


       
     A praça Ari de Sá Cavalcante é, sem dúvida alguma, o maior ponto de encontro dos moradores do Parque Araxá. Ali, principalmente à noite, crianças, jovens, adultos e idosos procuram passar o tempo se divertindo na quadra esportiva, nos brinquedos, fazendo caminhadas, tomando sorvete, bebendo cerveja e outros tipos de bebidas quentes e geladas, comendo milho, batata frita, espetinhos, sanduíches e outras guloseimas, batendo papo com parentes e amigos, paquerando, namorando etc.
     Mas, apesar da importância como local de lazer e entretenimento para o bairro, a “pracinha” tem sofrido nos últimos anos com o descaso das autoridades em relação à sua aparência e funcionalidade. Por isso que seus freqüentadores estão demonstrando esperança de que a partir do próximo ano, quando Fortaleza estará sob nova administração, seja colocado em prática algum projeto de recuperação do logradouro, fazendo com que ele fique mais bonito e atraente.
     O comerciante Gladston Roberto Carneiro, por exemplo, se diz um “apaixonado” pela praça. Ele é o proprietário da Camocim Peixes, que funciona há 22 anos na avenida Jovita Feitosa, e costuma usar o espaço para caminhar no final da tarde e, à noite, ficar em alguns quiosques, conversando com amigos e tomando uma “geladinha”. Para ele, a “pracinha” merece um olhar mais atento das nossas autoridades. “Ela está abandonada, com as plantas velhas, brinquedos quebrados, piso desnivelado, tijolos quebrados, sem banheiros públicos. A gente fica aqui depois do expediente porque gosta, e é perto de casa, mas isso aqui, como espaço de lazer, deixa muito a desejar”, afirma Gladston, acrescentando que o espaço carece da realização de eventos artísticos para atrair a população.
     Francisco Nazareno Ribeiro de Lima, do quiosque Ná Lanches, também revela sua inquietação. Ele trabalha na praça há 10 anos e diz que os clientes só vivem reclamando da situação. “Tem que ajeitar os brinquedos, e colocar outros, para proporcionar diversão para a garotada. O alambrado da quadra, por exemplo, está cheio de buracos e de vez em quando as bolas atingem pessoas que estão sendo atendidas nos quiosques. Tem também a questão dos banheiros, que piorou depois que tiraram o chafariz. Colocaram uns banheiros químicos recentemente, mas não tem manutenção. Aí fica uma podridão no meio do mundo.”
     O publicitário Michel Lins, que foi o candidato a vereador mais bem votado no Parque Araxá nas eleições deste ano, revela-se um freqüentador da praça e reconhece nela uma excelente opção de lazer para as famílias, mas que infelizmente ela não está sendo usada de forma correta. “Com o abandono, por parte das autoridades, quem sofre é a população, que é obrigada a conviver com a falta de opção de lazer, a falta de segurança, que acarreta também a diminuição da renda de dezenas de famílias que dependem da boa movimentação do local”, ressalta Michel. Ele garante que a partir do próximo ano estará “no pé” do prefeito eleito Roberto Cláudio, a fim de garantir que a tão sonhada reforma da praça saia do papel.
     (Matéria a ser publicada na próxima edição do JPA)

Nenhum comentário: