quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Quem foi Félix de Azevedo?

      A Escola de Ensino Fundamental e Médio Félix de Azevedo (foto), localizada na rua Monsenhor Furtado, 757, é, sem dúvida alguma, responsável pela formação de várias gerações de moradores do Rodofo Teófilo e adjacências. Ela foi fundada no dia 29 de janeiro de 1954 e recebeu essa denominação em forma de homenagem póstuma ao militar e político cearense José Félix de Azevedo e Sá, que foi presidente da província do Ceará por duas vezes - de 18 de outubro a 18 de dezembro de 1824 e de 13 de janeiro de 1825 a 4 de fevereiro de 1826.
     Félix de Azevedo era filho de Manoel Félix de Azevedo e Sá e de Thereza Maria de Azevedo e Sá. Nasceu em Fortaleza no dia 25 de março de 1781. Foi sargento-mor e tenente-coronel graduado do Regimento de Infantaria das Marinhas do Ceará e Jaguaribe. Assumiu o Governo do Ceará quando Tristão Gonçalves seguiu para Aracati, onde fora combater os imperialistas na chamada "Confederação do Equador". Teve participação direta e decisiva nos acontecimentos políticos de nossa terra no período republicano, mas mergulhou em depressão ao ver vários de seus companheiros serem condenados à morte, dentre eles o padre Gonçalo Mororó, Pessoa Anta, Pereira Ibiapina, Azevedo Bolão e Silva Carapinima.
     Desiludido e abatido por tantos desgostos, e evitando ser condenado, preferiu afastar-se da vida pública. O Governo do Ceará homenageou-lhe anos depois com a Comenda de Cristo e o posto de Coronel. Faleceu em Caucaia, no dia 7 de novembro de 1827, com apenas 46 anos de idade, deixando viúva a senhora Anna Caetana de Azevedo e Sá, com quem teve nove filhos: Manoel, José, Antônio, Romualdo, Luiz, Leonor, Maria, Ismênia e Margarida.
     (Transcrita do JPA de dezembro)

Nenhum comentário: