sexta-feira, 24 de abril de 2015

Somos escravos da tecnologia?

        Francisco Djacyr Silva de Souza
    Professor

    A cada dia que passa temos evidência do avanço tecnológico e nas formas de comunicação onde hoje é fácil acessar redes sociais e se comunicar em qualquer lugar do mundo. Essa constatação merece um pouco de reflexão no momento em que sentimos que muitos estão se tornando reféns das maquininhas modernas e ficam totalmente dependente da comunicação que é feita nos aparelhos modernos onde pessoas estão disputando até tomadas nos locais onde vão.
     Vemos com tristeza que a tecnologia é avançada, mas as relações estão se tornando frias e ao invés de aproximar as pessoas está é afastando. Há uma analogia onde as pessoas ao acionarem seus aparelhos parecem está sós, alheias ao mundo que lhes cerca e das belezas que a vida lhes pode proporcionar. Desprezar a tecnologia? Talvez não, mas é preciso que haja discernimento nas informações e nas ideias que são transmitidas a partir dos modos de comunicação que são proporcionadas pelos aparelhos eletrônicos da modernidade.
     É vital que estes instrumentos tão avançados sejam utilizados para melhorar as relações entre os seres humanos e que haja aprendizado no uso destes para gerar mais fraternidade, amor ao próximo e construção da cidadania. Vemos com preocupação pessoas a acionar estes aparelhos dentro das salas de aula, nas apresentações teatrais e musicais e até na condução de veículos, o que proporciona desatenção, desrespeito e, sobretudo, perigos proporcionados pela falta de responsabilidade, como é o caso do trânsito. Tecnologia avançada significa desenvolvimento, mas poderia significar também construção de valores e fortalecimento da vida como um todo.
     Vale a pena refletir sobre a vida com e sem aparelhos eletrônicos e buscar uma nova forma de entender onde estamos e como merecemos viver...
     (Publicado no JPA - Edição Nº 183)

Nenhum comentário: