terça-feira, 6 de outubro de 2009

Leia com atenção... Depois reflita!

CARO(A) LEITOR(A),
ESTE EDITORIAL, DE MINHA AUTORIA, ESTÁ SENDO PUBLICADO NA EDIÇÃO DE OUTUBRO DO JPA, QUE COMEÇA A CIRCULAR AMANHÃ. POR SUA IMPORTÂNCIA, ACHO QUE ELE DEVERIA SER AFIXADO NAS PAREDES DE RESIDÊNCIAS E ESCOLAS DO PAÍS INTEIRO, PARA SER VISTO POR TODOS OS PAIS E PROFESSORES QUE CUMPREM HOJE A DIFÍCIL TAREFA DE EDUCAR AS CRIANÇAS DA SOCIEDADE DITA MODERNA. ESPERO QUE VOCÊ LEIA COM ATENÇÃO... DEPOIS REFLITA:

O mês de outubro, como se sabe, possui um dia dedicado às crianças. E, mesmo sabendo que a data foi criada por marketeiros do comércio, com o único objetivo de alavancar as vendas de brinquedos, vale a pena a gente usá-la para fazer uma breve reflexão em relação ao excesso de liberdade que se dá às crianças da chamada “sociedade moderna”, que é, no frigir dos ovos, o maior responsável pelos rumos que o mundo está tomando, com tantos jovens na criminalidade, no tráfico, na prostituição etc. É triste ter que admitir, mas, nos últimos anos, boa parte dos adultos não está dando muita importância à célebre frase popular, que diz: educando bem as crianças, não será preciso punir os homens.

Pra começo de conversa, vale lembrar que, independente de condição social ou financeira, a educação será sempre a base do princípio de uma vida. É desde a mais tenra idade que os seres humanos precisam aprender a viver em sociedade, a se comunicar uns com os outros. Este é o único caminho para que no futuro eles venham a ser pessoas de bem, comprometidas com a paz em todos os ambientes que frequentam. E, ao contrário do que muita gente pensa, educar bem não é espancar, nem ser um pai (ou mãe) ditador(a), mas impôr limites, corrigir quando necessário, mostrar o certo e o errado, indicar o melhor caminho a seguir, pois tudo (ou quase tudo) que os jovens e adultos fazem hoje é o resultado do que lhes foi ensinado na infância.

Será que um indivíduo envereda para a marginalidade somente por falta de escolhas ou por influência de amigos? Será que ele é um caso sem jeito, que já nasceu com a predisposição para o crime? A resposta para estas perguntas é: NÃO! Claro que existem as devidas exceções, mas o desajuste social que se verifica atualmente tem tudo a ver com a má educação dos “pimpolhos”, que são mimados quando cometem erros, que não são devidamente repreendidos quando desrespeitam os mais velhos, principalmente os pais e professores, e são jogados no mundo sem a menor noção de que seus direitos terminam quando começam os dos outros.

E o pior de tudo é saber que vai ficar cada vez mais difícil controlar essa situação, pois, se antigamente, a família era o único canal de educação nos primeiros anos de nossas vidas, agora essa tarefa é dividida com a internet, a televisão e outras novidades que quase sempre só apontam para o mal.

Nenhum comentário: