sexta-feira, 2 de outubro de 2009

“Pirulito”, o incrível homem das cobras

O Rodolfo Teófilo possui um morador que há 16 anos desenvolve uma série de atividades com objetivo de proporcionar momentos de alegria e descontração para os seus vizinhos de todas as idades através de um projeto intitulado “Artistas no Bairro”. Além disso, é famoso como palhaço de circo e domador de cobras, tanto que já foi entrevistado por equipes de televisão de Fortaleza, do Rio de Janeiro e São Paulo. Estamos nos referindo a Francisco Martins de Freitas Sobrinho, o famoso, irrequieto e incansável “Pirulito” (foto), também conhecido como “o incrível homem das cobras”, que reside na Travessa Nova Russas, 14 E, Casa 35.


“Pirulito” afirma que vem de uma família circense. Seus pais, tios e outros parentes eram palhaços e equilibristas, Assim, não foi muito difícil ele enveredar pela arte que exerce até hoje em festas públicas e particulares. Paralelamente, com 8 anos de idade, veio-lhe o fascínio pela criação de cobras, tanto que maneja com facilidade cascavéis, jararacas, surucucus, boi-pebas e outros tipos venenosos ou não, fato que desperta uma enorme curiosidade entre os moradores do bairro.

Mas o maior barato dele é trabalhar como organizador de eventos culturais. “Pirulito” promove diversas festas durante o ano inteiro, comemorando datas festivas como Carnaval (desfile de maracatus após as quartas-feiras de cinzas), Dia das Mães, Festival de Quadrilhas Juninas, Torneio de Dança, Dia dos Pais, Dia dos Idosos, Dia das Crianças e o Natal Sem Fome, onde uma das marcas registradas é a apresentação de artistas de rua e distribuição de brinquedos, cestas básicas, bolos, refrigerentes, bombons e outros presentes para famílias carentes.

Ele afirma que faz tudo isso a duras penas, pois não dispõe de recursos financeiros para arcar com as despesas, principalmente com o aluguel de aparelhagem de som, cadeiras e mesas de plástico, fogão, freezer e demais utensílios necessários à infra-estrutura das festas. “Faço isso com apoio de amigos e pequenos empresários do bairro, pois os grandes não valorizam esse tipo de trabalho. Os grandes só vêem os lucros e não se importam com os problemas da comunidade”, desabafa “Pirulito”, demonstrando uma certa mágoa também com as autoridades públicas, que só querem apoiar o projeto durante as campanhas eleitorais.

Cansado de esperar por uma ajuda mais concreta dos governantes, “o incrível homem das cobras” está partindo agora para um sonho mais ousado. Vai passar alguns dias em São Paulo, tentando aparecer em programas das TVs Globo, Record e SBT, e também falar com artistas cearenses renomados como Chico Anysio, Renato Aragão, Tom Cavalcante e Tiririca, com objetivo de conseguir recursos para melhorar o projeto que desenvolve no Rodolfo Teófilo. E, já que estamos em outubro, vale a pena informar que a festa do Dia das Crianças vai acontecer neste dia 12, a partir das 16 horas, na quadra da Escola Municipal Antônio Sales (em frente ao Campo do Novo Ideal). Quem quiser fazer doações para o evento, ou obter mais informações sobre o trabalho do “Pirulito”, basta ligar para o fone (85) 8734-4315.

Um comentário:

Gerardo Anésio disse...

Parabéns ao artista Pirulito, e para seguir o seu exemplo em apoio ao saltimbanco cearense, vamos divulgar seu projeto nos meus programas. Parabéns à vc também Juracy Mendonça por ter sempre um olhar especial aos "PRATA DA CASA".