Quem me conhece, no dia a dia, sabe que sou apaixonado por futebol. E sabe também que só torço por dois clubes: Fortaleza e Ceará. Estranho, não é? Mas é isso mesmo! Nenhuma outra agremiação, nacional ou internacional, me desperta interesse (nem mesmo a Seleção Brasileira). Só sinto alegria quando vejo o Fortaleza vencendo e o Ceará perdendo todos os jogos dos quais eles participam.

É por isso que sofri tanto nestes últimos três meses, quando começaram a surgir as possibilidades concretas de o Ceará subir para a primeira divisão e o Fortaleza cair para a terceirona. Cheguei até a prometer para mim mesmo que se essa tragédia em dose dupla acontecesse, eu abandonaria os estádios e iria ignorar por completo o noticiário esportivo em sites, jornais e emissoras de rádio e televisão.
Mas agora, que, infelizmente, o fato se concretizou, eu mudei de ideia. Analisando friamente, cheguei à conclusão de que, depois que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, todos os clubes estão sujeitos a subir ou cair de uma divisão para a outra. Nenhum deles, quer sejam pequenos, médios ou grandes, é exclusivo da 1ª, da 2ª, da 3ª ou da 4ª divisão. Prova disso é que Corinthians, Palmeiras, Botafogo, Vasco, Grêmio, Atlético Mineiro, dentre outros, já estiveram na segundona. O Fluminense, inclusive, já disputou a terceirona; e o Santa Cruz está na quarta.
Portanto, não é por causa dessa queda momentânea que vou abandonar o Fortaleza, até porque o sangue tricolor começou a correr nas minhas veias ainda na infância. Só espero que, a partir de agora, nosso clube passe a ser administrado por um grupo forte, audacioso, que entenda de futebol e leve o Leão a conquistar o tetracampeonato cearense e a ser campeão da série C, para que a massa azul, vermelha e branca volte a sorrir como antes.
Enquanto isso, quem for alvinegro e quiser frescar comigo, pode ficar a vontade. Porém, não esqueça de que dois anos passam ligeiro. E a nova realidade do futebol brasileiro, com suas subidas e descidas a cada temporada, permite claramente que em 2012 a situação atual esteja invertida: Fortaleza na primeira; Ceará na terceira. O mais importante é saber que a minha paixão pelo Leão não depende de divisão!