sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Padre Dionísio comemora 50 anos de sacerdócio


Uma missa em ação de graças, celebrada no dia 1º de outubro, na Igreja de São Raimundo (Rodolfo Teófilo), marcou o transcurso dos 50 anos (Bodas de Ouro) de sacerdócio do padre redentorista Dionísio Cronin (foto), que é apontado como um dos responsáveis pelo crescimento da Paróquia de Santo Afonso (Parquelândia). O evento contou com a presença de um grande número de moradores das duas referidas paróquias, todos eles fazendo questão de abraçar o religioso naquela data tão especial, como forma de agradecer mais uma vez pelo muito que ele fez em prol das nossas diversas comunidades católicas.

Padre Dionísio nasceu na Irlanda, mais precisamente na cidade de Cerk, no dia 20 de março de 1933. Ordenou-se em 1959, ainda em sua terra natal, e chegou ao Brasil em 1961, assumindo inicialmente a Paróquia de São Pedro, em Pedro Afonso, Goiás (hoje Tocantins), sendo designado em seguida para trabalhar na região pastoral da Parquelândia, então pertencente à Paróquia de São Raimundo. Ao chegar, por volta de 1969, a Igreja de Santo Afonso ainda estava praticamente na planta. Apenas os alicerces haviam sido colocados. Verificando a escassez de recursos para o término da obra, ele, juntamente com padre Clemente, intensificaram uma campanha junto aos fiéis, obtendo um grande êxito, tanto que o teto da edificação foi inaugurado no dia 7 de setembro daquele ano. A primeira missa foi celebrada pouco tempo depois, ou seja, no dia 24 de dezembro (noite de Natal), tendo à frente o padre Jacó, pois padre Dionísio havia sido transferido para a Paróquia de São José Operário, em Teresina, onde ficou durante 8 anos.

Padre Dionísio mostrou-se feliz em ser reconhecido como um dos partícipes da criação e expansão da Paróquia de Santo Afonso, ao lado de outros redentoristas como os padres Clemente, Jacó e William (in memorian). hoje, aos 76 anos, ele afirma que continua orando pelo bem-estar espiritual dos moradores da Parquelândia, Rodolfo
Teófilo e bairros adjacentes, agradecendo a todos que compareceram ao ato religioso em homenagem às suas Bodas de Ouro como sacerdote.

Nenhum comentário: