terça-feira, 3 de novembro de 2009

Via Expressa vai mudar visual do bairro

A partir de agora, com a proximidade da conclusão das obras do Metrofor, começa a expectativa dos moradores do Parque Araxá, Parquelândia e Rodolfo Teófilo com relação à construção da Via Expressa, no trecho que compreende a atual avenida José Bastos, indo da rua Padre Cícero até a Leste-Oeste, no Pirambu. Como se sabe, este projeto está engavetado há vários anos na Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial, e deve ser agilizado para atender ao plano de metas estabelecido pela prefeita Luizianne Lins até 2012, quando a capital cearense tem que estar com um tráfego de veículos adequado para a realização de jogos de futebol da Copa do Mundo no Castelão, previstos para 2014.

A Via Expressa, para quem não sabe, é uma espécie de anel viário ligando o Mucuripe, Parangaba e Pirambu, cortando grandes avenidas como Dom Luiz, Santos Dumont, Antônio Sales, Pontes Vieira, Luciano Carneiro, Expedicionários, João Pessoa, José Bastos, Jovita Feitosa, Bezerra de Menezes, Sargento Hermínio e Francisco Sá, com sete viadutos em sua extensão. Terá seis pistas (três de cada lado), passeio central e ciclovia, formando, ao todo, 60 metros de largura. Os primeiros trechos, que vão da avenida Abolição, no Mucuripe, até a Raul Barbosa, no São João do Tauape, já estão concluídos. O restante da obra, segundo informações colhidas junto à Secretaria de Desenvolvimento Territorial, encontra-se em fase de licitação.

Em nossa região, os pontos mais atingidos serão exatamente os cruzamentos da José Bastos com a rua Padre Cícero e as avenidas Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes, que terão seus aspectos visuais totalmente modificados, principalmente por causa da retirada dos trilhos por onde trafegavam trens para Maracanaú, o que, por sinal, já está acontecendo. O resultado de tudo isso é que, quando as poeiras do Metrofor e Transfor baixarem, vamos ganhar uma moderna avenida para facilitar nossos deslocamentos para o Centro e outros bairros da cidade.

Na esquina da José Bastos com Bezerra de Menezes os trilhos já foram retirados

Nenhum comentário: