terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Campanha contra o extermínio da juventude

O Instituto de Juventude Contemporânea – IJC, exercendo seu direito de voz ante o extermínio dos jovens brasileiros (extermínio este constatado mediante as terríveis conclusões da pesquisa “Retratos da Fortaleza Jovem” - realizada pelo IJC em parceria com a Prefeitura Municipal de Fortaleza - ), vem promover a campanha “Quero Viver!” no sentido de convocar a sociedade civil para o enfrentamento do quadro de diferentes violências que desencadeiam o extermínio dos jovens deste Brasil de desigualdades sociais. Nesta perspectiva, o IJC denuncia que as juventudes pobres representam a população mais vitimada por violências de diferentes ordens que geram a literal matança de jovens.

As múltiplas e simultâneas violências cotidianas que atingem o corpo e a alma dos jovens podem ser evidenciadas pela educação familiar omissa, a escola pública de baixa qualidade sem compromisso social, a saúde pública precária e inoperante, o mercado de trabalho juvenil perverso e excludente, a polícia despreparada e corrupta, as discriminações contra a mulher, o negro, e o homossexual – entre outros grupos ditos “minorias” -, o não cumprimento das propostas do Estatuto da Criança e do Adolescente, a mídia manipuladora da realidade que tende a culpabilizar apenas os jovens pela violência urbana, e a falta de políticas públicas que respeitem os jovens ao garantir o direito à vida.

Portanto, em meio a tantas violências – na sua maioria de difícil identificação -, o IJC convida a sociedade civil fortalezense, como um todo, para não se calar ante à inominável matança dos jovens. Urge dar um basta às violências geradoras do extermínio juvenil. Neste aspecto, o IJC está estabelecendo um calendário de atividades sensibilizadoras nas diferentes comunidades fortalezenses, através da realização de atos públicos tipo caminhadas, oficinas, palestras, debates e outros mecanismos que venham a denunciar e combater este quadro terrível de tão graves exclusões sociais que desembocam num “Não à Vida”!

Deste modo, todos os leitores do JPA estão convidados e convocados a participar da campanha “Quero Viver!”, somando forças com o IJC, num grito de SIM À VIDA!Contatos da campanha “Quero Viver!”: Instituto de Juventude Contemporânea, Rua Castro e Silva, 121 – Edifício Oriente (salas 400 e 401), Centro - Fortaleza - Ceará. CEP 60030-010. Fone: (85) 3247.7089. www.ijc.org.br.

(Artigo de autoria de Antônio Diogo Fontenelle de Lima - poeta, odontólogo e doutorando em Sociologia pela UFC)

Nenhum comentário: