segunda-feira, 29 de março de 2010

A decadência da nossa intelectualidade

Vejam só a que nível de intelectualidade chegou a maioria esmagadora do povo brasileiro. Uma pesquisa realizada recentemente pela Rede Globo de Televisão, através do programa “Domingão do Faustão”, constatou que a melhor música de 2009 foi “Você não vale nada mas eu gosto de você”, interpretada por uma tal de Banda Calcinha Preta. A “canção” vencedora possui versos “magistrais”, como este: “Já fiz de quase tudo tentando te esqueçer, vendo a hora morrer, não posso me acabar na mão...” (ou seja, na velha punheta!)

Socorro, me acudam! É demais para o meu visual. Onde é que vamos parar com tanta imbecilidade? Até quando seremos praticamente forçados a consumir essas bestialidades que estão sendo empurradas de goela abaixo pela grande mídia, liderada pela Rede Globo. É triste constatar que o Brasil está dando preferência a bandas de forró eletrônico, com suas cantoras gasguitas, enquanto ignora solenemente os trabalhos de compositores como Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho, Fagner, Belchior, Ednardo e tantos outros que, num passado não muito distante, enchiam nossos ouvidos de lirismo e ternura. Tudo isso seria até cômico, se não fosse tão trágico!

PS. Queria saber a opinião de vocês sobre este assunto.

7 comentários:

Ivaneide disse...

VC ESTÁ CERTÍSSIMO, AMIGO!

Neto Fontenele disse...

Meu caro, coincidentemente, na aula da hoje à noite, comentei essa aberração. Infelizmente, o povo brasileiro engole "músicas" sem um mínimo de inteligência e lirismo, sem o mínimo de figuras de linguagem, repletas neste extraordinários compositores que você descreve tão bem no seu email.
Viva a idiotice, a burrice, a falta de bom gosto, a falta de decoro e a presença da Rede Globo. Viva a ignorância, viva o povo brasileiro!!!

Agenor disse...

Juracy,
Em todos os aspectos da vida nacional, eu lhe digo: só um banho de sangue salva este país.

Keyla Marques disse...

Caro Juracy
Concordo com você. O povo brasileiro além de não sabe o que é música, ignora como devem ser novos ideais.
Ter quinze minutos de fama já não bastam, agora é necessário expor sua vida para ganhar dinheiro fácil.
Esta conclusão cheguei assistindo a mais um Reality Show que a Rede Globo encerrou ontem BBB10, se antes lembravamos de ídolos como Airton Senna, hoje a "grande mídia" faz questão de celebrar a violência gratuita, quando um ganhador de Reality que foi expurgado volta a mídia e vence.
Com mensagens tatuadas no corpo dizendo que não tem fé, luta por prazer.
Temos tantos exemplos de "lutadores", que matam por não concordarem com as opiniões de terceiros.
Exemplos torcidas organizadas, lutas combinadas em sites de relacionamentos, assassinatos tendo como testemunhas câmeras de segurança, onde pessoas indefesas morrem por causa da apologia a violência.
Essa é a nova sociedade brasileira sem ideal, sem cultura, sem princípio e sem moral, fora de toda a ética e civilidade.

Gabriel Tavares disse...

Olá Juracy, boa tarde!
Meu amigo e vizinho, moro no Rodolfo Teófilo, tudo que vc escreveu, eu ASSINO EM BAIXO!!!
Pois é meu amigo, esses aí, são os mesmos que elegem aqueles políticos nas eleições!
Acuda-nos Senhor Deus!
Uma feliz páscoa pra vc e seus familiares.
Um Abraço.

Joanice Sampaio disse...

Trágico!
Lembrando que está "música" é de um potiguar que adotou Fortaleza como morada e é um dos que mais arrecada em direito autoral: Dorgival Dantas.

Alan Maia disse...

Naquele mesmo dia eu ia te telefonar prá comentar sobre essa pérola, mas não deu certo.