sexta-feira, 10 de setembro de 2010

População demonstra indignação com obras na Bezerra


Como já é do conhecimento público, as obras realizadas pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor) na avenida Bezerra de Menezes vêm causando aborrecimentos há vários meses a muitos comerciantes, moradores e transeuntes deste importante logradouro de Fortaleza. Mas, no mês passado, a situação chegou a um clima de indignação. Tudo isso porque a Prefeitura mandou quebrar o canteiro central e a ciclovia, que já estavam construídos, objetivando colocar a fiação elétrica para iluminação pública. A nova intervenção vem causando na população a impressão de que os referidos trabalhos não têm um planejamento definido.

O senhor Luiz Santos, que transita diariamente pela Bezerra, é um exemplo. Ele reclama da demora na conclusão da obra, que já dura quase um ano: “Isso é um absurdo. Como pode uma coisa dessas acontecer numa avenida importante como essa? Estão colocando aqui um material de péssima qualidade. Esse calçadão, com certeza, não vai resistir a um bom inverno. Agora, para piorar a situação, quebraram o que já estava pronto. Aí é que vai atrasar mesmo”, afirmou seu Luiz, acrescentando que a avenida está sem sinalização horizontal, principalmente as faixas para pedestres, gerando muitas dificuldades na hora de atravessar a via ou andar pelas calçadas destruídas e ainda não recuperadas.

Os lojistas são os que se sentem mais prejudicados. O proprietário da empresa Pet Ração e Cia., Alexandre Studart, afirmou que, devido às obras, teve que fechar o ponto, pois depende de clientes que costumam estacionar em frente e isso não está sendo possível. Já a comerciante Ivelise de Pontes queixou-se da aplicação de multas. “Tenho comércio aqui e não me conformo com essa arbitrariedade. Não existem indicativos, nem calçadas, nem estacionamentos e ainda somos multados”, ressaltou ela. Uma boca-de-lobo, quase na esquina da rua Eduardo Barros Leal, em frente ao banco Itaú, também foi motivo de alerta. Além de inacabada, estava aberta, podendo provocar acidentes. “Não sei como ninguém da Prefeitura prevê uma coisa dessas”, apontou Francisco Carneiro, outro lojista insatisfeito.

TRANSFOR ESCLARECE
Questionada pela equipe do JPA sobre as reclamações aqui citadas, a jornalista Helena Félix, da Assessoria de Comunicação do Transfor, informou que o projeto visa à melhoria da mobilidade urbana e, principalmente, do transporte público, baseando-se nos conceitos de coletividade, acessibilidade e sustentabilidade. Segundo ela, as obras na avenida Bezerra de Menezes seguem seu cronograma normal e estão previstas para serem entregues à população neste mês de setembro.
“A obra é de extrema importância para a cidade, já que diariamente circulam mais de 70 mil veículos na Bezerra, considerando os dois sentidos. Ela faz parte de um projeto de restaurações que está beneficiando também vias como Luciano Carneiro, Jovita Feitosa e Humberto Monte, além de intervenções importantes como o túnel no cruzamento das avenidas Humberto Monte com Bezerra de Menezes e a ampliação do terminal do Antônio Bezerra”, concluiu Helena Félix.

(Matéria transcrita do JPA de setembro)

2 comentários:

José Fontaine disse...

Ê caro juracy, como é difícil lidar com o povo!
Se não faz, não presta é irresponsável, tá roubando, etc etc....
Se faz, ta demorando demais, é um absurdo, é muito transtorno, não tem isso, não tem aquilo....
Vai ser político, vai!!!!
abraço

Anônimo disse...

Tá certo, senhor Juracy!

DIFÍCIL É NÃO SE INDIGNAR COM ESSA TOTAL FALTA DE PLANEJAMENTO. ISSO É UM DESCASO COM O DINHEIRO PÚBLICO. ELES, TEM QUER SABER QUE NÓS QUANDO PASSAMOS POR LÁ, TAMBÉM NOS INDIGNAMOS, E QUE VAI REFLETIR NAS ELEIÇÕES FUTURAS.

Roberto Vasconcelos