quinta-feira, 4 de agosto de 2011

14 anos de Zé da Diva

    Impressionante. Simplesmente, impressionante!
     É assim que podemos definir o cartaz que Zé da Diva, personagem principal da nossa seção de piadas, desfruta junto aos moradores do Parque Araxá, Parquelândia, Rodolfo Teófilo e redondezas. Ele é, sem dúvida alguma, a maior referência do JPA nestes 14 anos de circulação, até porque suas presepadas são contadas neste espaço desde a primeira edição. Quando, por acaso, não publicamos nenhum caso dele, os leitores passam o mês inteiro reclamando.
     No meio disso tudo, muita gente fica se perguntando: quem é esse Zé da Diva? Mora em qual rua? Ele existe ou é apenas fictício?
     Na verdade, Zé da Diva é uma figura criada no início da década de 90, quando o nosso editor Juracy Mendonça assinava a coluna “Onibusman” na saudosa revista “Varal”, que fez muito sucesso em Fortaleza. Seu perfil é o de um velho pobre de dinheiro, porém rico em espirituosidade, daqueles que fazem questão de narrar suas próprias desgraças só para ver as pessoas achando graça. Com a fundação do JPA, em 1997, as histórias passaram a ser contadas aqui mensalmente. Resultado: Zé da Diva hoje é muito querido; tem até fã clube!
     Como se vê, não é por acaso que uma boa parcela dos leitores pensa que ele existe em carne e osso. Um amigo nosso, que é médico, garante que ler as presepadas do Zé da Diva pode servir também como terapia, ou seja, faz bem para a saúde, pois soltar gostosas gargalhadas ajuda a exercitar todos os músculos do rosto.           

     Pegando carona nesse sucesso, já lançamos duas coletâneas com as melhores piadas do Zé da Diva, em 2000 e 2006, e todos os exemplares foram esgotados rapidamente. E partir de agora entramos em contagem regressiva para o lançamento da terceira edição, prevista para acontecer em agosto de 2012, quando, se Deus quiser, estaremos comemorando os 15 anos de atuação do JPA.
     (Transcrito do JPA, edição n° 139)

2 comentários:

Aguinaldo Aguiar disse...

Juracy, bom dia companheiro!
Parabéns pelos 14 anos de resistẽncia do JPA.
A Cãmara Municipal, através do mandato da Vereadora Eliana Gomes, aprovará votos de congratulações pela iniciativa e peço sua ajuda no sentido de me enviar um resumo sobre a história da publicação?
Abraço e aguardo.

Nilo Rodrigues disse...

Bem que eu gostaria de ter pelo menos um número das "presepadas do Zé". Tornei-me fã logo
que li a primeira presepada, que foi aquela quando ele chegou de madrugada em casa e levou o maior
pau da mulher... bom demais! Quero entrar na fila para adquirir um exemplar da próxima edição.
Mas, por outro lado, quero também um exemplar de aniversário do JPA, claro que com todas as custas
por minha conta. Quem sabe, até uma assinatura anual do JPA. Deixo a critério do amigo escolher o melhor.