terça-feira, 2 de agosto de 2011

Editorial festeja 14 anos de atuação do JPA

     O JPA está completando, neste mês de agosto, 14 anos de relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sócio-cultural e econômico do Parque Araxá, Parquelândia, Rodolfo Teófilo e adjacências, enfrentando com altivez e bravura o seu maior inimigo, que é a falta de apego da maioria dos brasileiros à leitura.
     Por mais incrível que pareça, lançar um jornal de bairro todos os meses não é uma tarefa muito fácil. Principalmente se a intenção é trabalhar com uma linha editorial séria, voltada exclusivamente para promover as comunidades onde ele circula, ressaltando os valores sócio-culturais e econômicos do passado e do presente e deixando de lado determinadas matérias sensacionalistas, que podem até dar o maior “ibope” mas em nada contribuem para a construção da cidadania plena de cada ser humano, como, por exemplo, casos de violência urbana.
     Com certeza, boa parte dos leitores nem imagina que, para este periódico chegar em suas mãos, passamos praticamente o mês inteiro percorrendo os referidos bairros em busca de notícias e visitando empresas e prestadores de serviços, vindo em seguida a diagramação das páginas, acompanhamento da impressão na gráfica, coordenação da distribuição dos exemplares e cobrança dos anúncios. Fazemos tudo isso com o maior prazer, mesmo sabendo que estamos remando contra a maré da globalização, que apregoa como coisa do passado esse negócio de preservação das nossas raízes culturais.
     É por isso que fazemos tanta questão de festejar os aniversários do JPA, pois temos plena consciência de que ele exerce um dignificante papel de utilidade pública, divulgando eventos sócio-culturais e esportivos, proporcionando a realização de pequenos, médios e grandes negócios, aproximando pessoas, enfim, atuando como um autêntico jornal de bairro, e não como um mero panfleto contendo apenas anúncios. E jamais esquecemos de reconhecer que esta missão só está sendo cumprida com êxito graças ao apoio indispensável de alguns empresários, comerciantes, profissionais liberais e outros moradores que há vários anos são nossos anunciantes e assinantes, pois sabem da importância da leitura para o desenvolvimento intelectual de qualquer comunidade.
     O 14º aniversário é do jornal, mas quem merece os parabéns são exatamente essas pessoas que, de uma maneira ou de outra, nos incentivam a continuar na luta até quando Deus quiser...

     (Editorial do JPA de agosto, que começa a circular na próxima sexta-feira)

2 comentários:

Neto Fontenele disse...

Parabéns, Juracy, ficar 14 no mercado editorial-jornalístico no Brasil não é moleza. Você merece!!

Serginho disse...

Ei, cara!
Vamos bolar um som pra comemorar esses 14 anos...