quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Auzim Freire lança livro sobre a história de Amanaiara

     Bem aqui, pertinho de todos nós, mais precisamente na esquina das ruas Padre Cícero e Coronel Nunes de Melo, mora um poeta na verdadeira essência da palavra, um homem simples, que recebeu de Deus o dom divino de saber retratar a vida através das letras. Estamos nos referindo a Francisco Erasmo Freire, mais conhecido como Auzim (foto), que acaba de colocar na praça seu primeiro livro, intitulado “O olhar de Sinimbu a Amanaiara - Poesia e prosa resgatando a história”, lançado pela Editora Clube de Autores.
Auzim Freire nasceu no antigo distrito de Sinimbu (hoje Amanaiara), pertencente ao município cearense de Reriutaba, no dia 19 de novembro de 1940, filho de Bernardino Ribeiro de Oliveira Freire e Luzia Rodrigues Freire. Começou a trabalhar quando ainda estava em sua terra natal, como lavrador, até vir para Fortaleza, onde foi cozinheiro do San Pedro Hotel, Boite Meia Noite, Ideal Clube e Premier Hotel, sendo também chofer de praça, até tornar-se panificador e comerciante, atividade exercida atualmente como proprietário da Panificadora São Mateus, localizada no Parque Araxá.
     Casou-se com a senhora Maria Socorro Costa, com quem teve os filhos Orestes, Armênia e Régia, além de abrigar em sua residência, ao longo do tempo, dezenas de parentes, amigos e conterrâneos. Dentre estes a quem o casal “adotou” está o seu sobrinho Clóvis Renato Costa Farias, que é um dos maiores incentivadores da sua carreira literária, tanto que mantém um blog na internet só com poesias de Auzim Freire (o endereço é auzim-freire.blogspot.com), e agora intermediou o lançamento do livro onde o poeta ressalta o amor extremado que sente pela sua Amanaiara, resultando numa obra pioneira, de imprescindível valor literário e histórico para a cultura local e universal.

Para manter contatos com Auzim Freire, ou adquirir exemplares do livro “O olhar de Sinimbu a Amanaiara - Poesia e prosa resgatando a história”, basta acessar o blog dele ou ligar para os telefones (85) 3243.3092 e 8710.3435.
     (Matéria a ser publicada no JPA, edição de fevereiro/2012)

Nenhum comentário: