quinta-feira, 29 de março de 2012

Leitura é sétima opção de lazer do brasileiro


A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgada esta semana pelo Instituto Pró-Livro, revelou que a leitura, incluindo jornais, livros, revistas e textos na internet, é a sétima opção de lazer do povo brasileiro. Nos primeiros lugares aparecem, pela ordem, assistir televisão, escutar música ou rádio, descansar e reunir-se com amigos e familiares.
Interessante é que a maior parte dos entrevistados revelou que, na “telinha”, a preferência é por futebol, novelas, programas policiais e “realitys”, tipo Big Brother. Uma outra parte confessou que usa a maior parte do tempo ocioso para ficar conversando com os amigos nas redes sociais, dando pouca importância a notícias, pesquisas, estudos e outras opções positivas existentes na internet.
E assim caminha este país verde e amarelo, que mais parece uma locomotiva fora dos trilhos em relação à educação. Que Deus tenha piedade do nosso futuro!

4 comentários:

Verônica Diogo disse...

Somos todos responsáveis, Juracy. O Brasil, somos nós! A Educação brasileira vem, mesmo que vagarosamente, evoluindo. É um investimento (em todos os aspéctos) a longo prazo. Só podemos avaliar, analisando dados estatísticos e estabelecendo parâmetros. Necessário se faz haver um engajamento do poder público.

JM disse...

É prima, fico triste em constatar que são poucas as pessoas que estão preocupadas com isso, achando que tem que ser assim mesmo, na base do salve-se quem puder.

Jerônimo Pires disse...

Uma triste realidade! Acredito que mudou bastante comparado à um tempo em que eram utilizados caracteres para o entendimento de determinada informação...ainda existe,,,,mas que mudou, mudou!

Anônimo disse...

Dados equivocados. A pesquisa revelou que a leitura é a TERCEIRA opção de lazer do brasileiro.

Alan Bick