sábado, 27 de abril de 2013

ECA: o câncer do Brasil moderno

       Nunca fui especialista em Educação, tanto que todos os dias agradeço a Deus, acima de tudo, pela graça de ter criado dois filhos que hoje estão bem encaminhados na vida. 
     Mas por volta de 1990, quando tomei conhecimento da instalação do atual ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, cheio de direitos e com poucos deveres para as crianças e adolescentes, falei para a minha esposa:
     - Isso vai dar em merda. Daqui a 20 anos os meninos e meninas não estarão mais respeitando ninguém, principalmente os pais e professores.
     Porra! Infelizmente, como vemos, acertei na mosca.
     Quase todas as mazelas sociais que sofremos no momento, notadamente a violência urbana, estão sendo produzidas por indivíduos que possuem entre 10 e 25 anos de idade, exatamente a geração nascida e/ou criada durante a vigência do famigerado ECA.
     A maioria deles está vivendo cheia de vontades e pouca obediência aos adultos. Não se pode nem olhar para os "bichinhos" de cara feia, porque, se isso acontecer, correm o risco de virarem adultos "revoltados", "traumatizados".
     Taí o resultado: a sociedade virando cada vez mais refém de monstros que cometem crimes hediondos e não podem ser presos e nem castigados porque são menores de idade.
     E agora, cadê os educadores "modernos" para consertar a merda que fizeram?

Nenhum comentário: