quarta-feira, 30 de abril de 2014

Contra a propagação da violência

     Pessoas sem noção têm ligado nos últimos dias para a redação do JPA, altas horas da noite, informando sobre ocorrências policiais e exigindo nossa presença para fazer a “reportagem”.
   Se prestassem um pouquinho de atenção iriam perceber que a linha editorial do JPA não está a serviço da propagação da violência.
   Até porque, notícias sobre assassinatos, assaltos e outros tipos de crimes já são veiculadas de forma maciça na chamada “grande imprensa”.

Sanduíches de dar água na boca!

Sabia, caro(a) leitor(a), que um dos melhores sanduíches de Fortaleza pode ser encontrado bem aqui, pertinho de nós, mais precisamente na rua Azevedo Bolão, 68, próximo à antiga estação de trens do Otávio Bonfim?
Pois é, você precisa conhecer as delícias de sanduíches preparados pelo Dom Chico Sanduíches, à base de carne de sol, pernil, frango, calabresa, carne, queijo, bacon e salsicha, em três tipos de pão (bola, árabe e sírio), além de uma variedade em refrigerantes, sucos e vitaminas.
A empresa, inaugurada em agosto do ano passado, sob o comando do casal Francisco Antônio Vieira Linhares (Chiquinho) e Maria Jucileide Lira Linhares (Ledinha), com apoio dos filhos Gabriel e Lívia e quatro funcionários, vem se destacando no Parque Araxá pela excelente qualidade dos lanches que oferece à sua clientela.
“O Dom Chico era um sonho que eu alimentava desde criança, desde quando comecei a sentir falta de um lugar onde a gente pudesse comer um sanduíche gostoso do começo ao fim. Aqui é assim porque só trabalhamos com produtos de primeira qualidade, das melhores marcas”, afirma Chiquinho, acrescentando que nos seus planos para o futuro está a instalação de duas filiais nas imediações das avenidas Jovita Feitosa e Bezerra de Menezes.
O Dom Chico Sanduíches funciona diariamente (menos nas quartas-feiras), a partir das 18 horas. Se você ficou com água na boca e quiser experimentar essas delícias sem sair de casa, pode dispor também da entrega motorizada em domicílio. Basta fazer seus pedidos através do fone (85) 3036.0691.
Bom apetite!
       
Ledinha, Chiquinho e a equipe responsável pela qualidade dos produtos e o excelente atendimento no Dom Chico Sanduíches

terça-feira, 29 de abril de 2014

Crônica de uma convulsão social anunciada

     Já estou me preparando psicologicamente para vivenciar a maior convulsão social da história deste país.
     As informações na imprensa e nas redes sociais dão conta de que ela vai acontecer nos meses de junho e julho deste ano, durante a realização da Copa do Mundo.
     De um lado estará um governo que teve quase oito anos para construir e/ou reconstruir estádios, aeroportos, avenidas e outras obras necessárias ao evento, sem esquecer de dar a devida atenção a hospitais, postos de saúde, escolas, creches, estradas etc., mas mostrou-se ineficiente para a missão que dele esperávamos.
     Do outro lado teremos a parte da população que promete sair às ruas protestando contra a roubalheira, a corrupção e o superfaturamento de obras para a Copa do Mundo, sendo que boa parte dos protestantes, infelizmente, vai se aproveitar da ocasião para promover tumultos, interdição de ruas, praças e avenidas, depredações de imóveis, incêndios de veículos públicos e particulares, dentre outras ações mais apropriadas para vândalos do que para cidadãos de bem.
     E, no meio disso tudo, teremos policiais atordoados, mais perdidos do que cego em tiroteio, sem saber a quem devem atender, se às ordens dos seus superiores, para conter a balbúrdia; ou à vontade dos adeptos da filosofia do “quanto pior, melhor”.
     Desde já, fico rogando a Deus que tenha piedade do nosso Brasil.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Thiago Mendonça participa do projeto "Belas Tardes de Domingo"

                       
          O JPA e o Projeto Bem Fazer promovem neste domingo, dia 27, a partir das 15 horas, mais uma edição histórica do projeto "Belas Tardes de Domingo", tendo como principal convidado o jovem Thiago Mendonça (foto), um dos músicos mais renomados de Fortaleza, que estará acompanhando seu pai Juracy Mendonça na interpretação de clássicos da nossa MPB.
     E, como já virou tradição, teremos também a venda de cerveja estupidamente gelada e outros tipos de bebidas e comidas típicas, empréstimos de livros da Biblioteca Antônio Falcão e internet grátis, tudo isso curtindo o belo por do sol na lagoa do Porangabussu.
     O Espaço Cultural da Lagoa está localizado na rua Porfírio Sampaio, 1608, Casa C, em frente à lagoa, e mais informações sobre esse e outros projetos podem ser obtidas através dos fones (85) 3038.4811, 8734.5573 e 9714.9417. 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

JM Surf comemora primeiro aniversário da sua loja com uma grande festa

     A JM Surf, empresa genuinamente do Parque Araxá, especializada na venda e revenda de produtos de surf e skate de marcas renomadas, nacionais e importadas, e que tem à frente o jovem Antônio Rafael da Cunha de Oliveira (mais conhecido como Rafael Preá), está comemorando o primeiro ano de sucesso da sua matriz, localizada na rua Professor João Bosco, 197, loja 2.
     Para marcar o transcurso deste primeiro aniversário, a JM Surf vai promover no dia 3 de maio uma festa reunindo grandes nomes do funk nacional do momento, como os MCs Alexandre, Bobo, Matheus, Cidinho, Mascote, Orelha, Lano e Rodolfinho, bem como artistas locais patrocinados pela empresa, englobando também música eletrônica e forró, tudo isso tendo como cenário o The Club Music, casa noturna que funciona nas proximidades do Aeroporto Pinto Martins.
     A JM Surf já existe há quatro anos, como resultado da garra e determinação de Rafael em vencer na vida através do trabalho e gerar emprego e renda para os seus amigos e vizinhos. “Isso tudo começou quase numa brincadeira. Eu trabalhava numa loja da TUF e fiz umas economias para ir ver um jogo do Fortaleza em São Paulo. Aproveitei a viagem para adquirir algumas peças de surf, como camisas e bonés, a fim de revender para alguns amigos aqui. Como o negócio deu certo, com o tempo fui ampliando o raio de atuação, inaugurando essa loja no Parque Araxá e repassando os produtos com preços especiais para os amigos revenderem em diversos bairros de Fortaleza, além de marcar presença também na feira da Parangaba, nos domingos pela manhã”, afirma.
     Para divulgar a JM Surf por aí afora, Rafael patrocina eventos sócio-culturais e esportivos e atletas de várias modalidades, principalmente alguns residentes no Parque Araxá. Ele sempre faz questão de demonstrar orgulho por morar em nosso bairro desde a infância e agradece o sucesso da empresa aos esforços empreendidos também por diversos amigos e familiares, entre os quais destaca seus pais, Antônio Evangelista e Dulce Maria da Cunha de Oliveira.
Rafael Preá realiza um sonho de criança: festejar o aniversário da empresa com uma grande festa de funk, estilo musical da sua preferência

terça-feira, 22 de abril de 2014

Ângela do Jacaúna assume vaga como vereadora de Paracuru

            
     A professora Ângela Maria Sales Nogueira (foto), que é diretora de um dos mais renomados estabelecimentos de ensino de Fortaleza, no caso o Colégio Deoclécio Ferro, acaba de assumir uma cadeira de vereadora na Câmara Municipal de Paracuru, onde é conhecida como Ângela do Jacaúna.
     Ela tomou posse no dia 3 de abril, em substituição ao vereador João de Deus e Silva, que licenciou-se do cargo para ser secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Paracuru.
     Dona Ângela realiza, assim, um sonho antigo, que era acalentado há muitos anos por familiares, amigos e correligionários, no sentido de trabalhar com seriedade, honestidade e transparência para contribuir diretamente com o desenvolvimento social e econômico da sua terra natal.
     (Transcrito do JPA - Edição de maio vindouro)

Rua Tiradentes no jornal O Povo

     O jornal O Povo está publicando em sua edição de hoje uma matéria escrita pela jornalista Thaís Brito Mendonça, tendo como tema a Rua Tiradentes, importante logradouro público existente na confluência do Parque Araxá com o Rodolfo Teófilo.
     Recomendo a leitura!

       http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2014/04/22/noticiasjornalcotidiano,3239659/nome-de-heroi-e-espirito-de-resistencia.shtml

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Editorial da próxima edição do JPA

     Qual é o verdadeiro motivo para o crescimento desordenado da violência urbana? Essa é a pergunta que mais nos tem sido feita diante do grande número de mortes, assaltos e outros tipos de crimes ocorridos recentemente em Fortaleza, principalmente no Parque Araxá e outros bairros vizinhos, que há até bem pouco tempo eram considerados calmos nas estatísticas policiais.
     O próprio governador do Estado, Cid Gomes, classificou a violência como “o maior incômodo da sua gestão”, afirmando não entender por que ela continua a aumentar, apesar dos investimentos crescentes na área de segurança pública. Cid chegou até a insinuar que o principal motivo seria o consumo de drogas, ressaltando que a disputa pelo tráfico está por trás da maioria dos assassinatos ocorridos na capital cearense, quase sempre vitimando jovens com média de idade entre 15 e 25 anos.
     Realmente, o crescimento da violência urbana passa pelo tráfico e consumo de drogas, mas precisamos entender que isso decorre da ausência do poder público, notadamente da falta de áreas de lazer e esportes, escolas, creches e outros serviços de boa qualidade, o que deixa brechas para que grupos rivais ocupem os espaços públicos das comunidades onde residem.
     E esse quadro jamais será revertido se nós, cidadãos comuns, ficarmos só reclamando do governo e esperando que a solução caia do céu. Precisamos sair às ruas, ocupar os espaços públicos, cuidar do bairro, da cidade, participar de ações e projetos que venham a melhorar a segurança pública. Caso contrário, estaremos condenados a continuar só vegetando, trancados em casas e apartamentos, deixando que a violência urbana ordene os horários em que devemos respirar, comer, beber, se divertir, enfim, viver...

terça-feira, 8 de abril de 2014

População continua esperando reforma da pracinha da Jovita

                       
          Nos últimos meses, todas as vezes em que passamos pela praça Ari de Sá Cavalcante, mais conhecida como pracinha da Jovita, moradores, comerciantes e transeuntes nos perguntam insistentemente quando é mesmo que vai começar a reforma daquele importante logradouro público, localizado na confluência do Parque Araxá com a Parquelândia e o Rodolfo Teófilo.
     E, realmente, os questionamentos fazem sentido, pois já faz alguns anos, desde a gestão da ex-prefeita Luizianne Lins, que se ouve falar nessa reforma, mas até agora a comunidade não está sabendo oficialmente de nada, tanto que algumas pessoas chegam a afirmar que já nem acreditam mais que um dia isso venha a acontecer.
     Ao longo do tempo, o JPA já estampou diversas matérias sobre essa reforma. Por isso que sempre somos cobrados a dar respostas. Na verdade, o que se sabe, na base do boca a boca, é que a praça Ari de Sá Cavalcante faz parte da relação de vários logradouros públicos de Fortaleza que estão sendo adotados por empresas particulares.
     Em respeito aos nossos leitores, entramos em contato com alguns setores da Prefeitura, através da Secretaria Executiva Regional III, buscando esclarecimentos sobre o assunto, mas até o final do mês passado não havíamos recebido retorno de nenhuma das ligações telefônicas feitas.
Quem quiser ligar para a SER III, para ver se consegue alguma resposta positiva, o telefone de lá é o (85) 3433.2544.

     (Matéria de capa do JPA deste mês de abril)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

O sorteio

       Zé da Diva, como sempre, estava na maior pindaíba, devendo a apenas duas pessoas: Deus e o mundo. 
     Certo dia, deitado numa rede, pensando em como se livrar da liseira, ouviu seu telefone tocando. Quando atendeu, do outro lado da linha, um cobrador perguntou: 
     - Zé, e aquele dinheiro que tu me pediu emprestado há cinco meses? Dá pra me pagar hoje? 
     Zé da Diva, gaiato que só ele, falou: 
     - Amigo, é o seguinte: esse mês eu estava devendo a 53 pessoas e só podia pagar a 10. Por isso, resolvi fazer um sorteio e paguei aos 10 que foram sorteados. O restante ficou para o próximo mês. 
     O cara ficou altamente chateado, reclamando da demora em receber a grana que havia emprestado. Zé, para não perder a piada, acrescentou: 
     - Se tu começar com muita besteira, no próximo mês eu não te coloco no sorteio!

Forró pé-de-serra é atração no Espaço Cultural da Lagoa

                           
           
O projeto “Belas Tardes de Domingo” terá uma atração especial neste domingo, dia 6 de abril, no caso o Trio Contagiante, grupo de forró pé-de-serra que tem à frente o sanfoneiro parquearaxaense Raimundão do Acordeon (foto), que promete brindar nossos amigos e amigas com grandes sucessos de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca, Abdias e outros mestres da sanfona. 
     As atividades no Espaço Cultural da Lagoa vão começar a partir do meio dia, tendo ainda como destaques nosso gostoso baião-de-dois com queijo, feijão-verde, cerveja estupidadamente gelada, refrigerantes, água de coco, empréstimos de livros da Biblioteca Antônio Falcão e internet grátis, culminando com o belo por do sol na lagoa do Porangabussu.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dona Rosa Colares transcreveu o Novo Testamento completo

                       
     Imagine aí, alguém se dar ao trabalho de transcrever o Novo Testamento completo, de Mateus ao Apocalipse, sem deixar de fora nenhuma palavra, ponto ou vírgula!
     Isso aconteceu com a senhora Rosa Colares (foto), de 84 anos, residente na avenida Jovita Feitosa, 558, no Parque Araxá.
     Ela passou vários meses transcrevendo os livros manualmente, numa média de 7 capítulos por dia, como forma de agradecimento por tudo que Deus tem feito em sua vida e na sua família.
     “Fiz isso para agradar a Deus, para expressar minha fé e obediência aos ensinamentos de Jesus Cristo”, diz dona Rosa, acrescentando que acorda todos os dias, às 5 horas da manhã, para ler a Bíblia Sagrada.
     “Tudo o que peço a Deus eu consigo. Por isso que vivo respeitando os seus mandamentos, procurando amar as pessoas que me rodeiam e não enganando a ninguém. Com certeza, outras pessoas jamais iriam se propor a transcrever o Novo Testamento, por achar o trabalho bastante cansativo. Mas eu consegui fazer com o maior prazer, porque fiz em forma de agradecimento a tudo que Deus me deu na vida”, ressalta dona Rosa.
     (Transcrito do JPA - Abril/2014)

terça-feira, 1 de abril de 2014

Associação dos Ex-Combatentes doa milhares de livros para um sebo

              
          Nosso Jornal Parque Araxá, conhecido carinhosamente como JPA, cumpriu mais uma vez a missão principal da sua linha editorial, que é servir de elo de ligação entre os moradores dos Parque Araxá, Parquelândia, Rodolfo Teófilo, Benfica e comunidades vizinhas, possibilitando, assim, o estabelecimento de novas amizades, parcerias e concretização de negócios entre eles.
O caso mais recente aconteceu exatamente hoje, dia 1° de abril, quando a jovem Maria de Fátima Eloi Rodrigues, residente na avenida José Jatahy, 2040, recebeu milhares de livros de parte da biblioteca da Associação dos Ex-Combatentes do Brasil – Secção do Ceará, localizada na rua dos Pracinhas, 951 (Benfica).
A doação dos livros se tornou possível a partir de uma nota divulgada pelo JPA no mês passado, onde Fátima Eloi solicitava apoio para montar um sebo no Parque Araxá, com livros de todos os estilos, objetivando estimular nas pessoas o gosto pela leitura.
A entrega dos livros, e três estantes em aço, foi feita oficialmente pelo presidente da Associação dos Ex-Combatentes, senhor Juarez Araújo, que na ocasião estava acompanhado de Luiza Amélia e Eduardo Poty, diretores daquela renomada entidade.             Nós, do JPA, sentimo-nos plenamente gratificados em termos intermediado mais essa grande ação em prol do desenvolvimento intelectual dos nossos vizinhos de bairro.