sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Movimento de empresas na José Bastos começou há 30 anos

Muitas pessoas demonstram curiosidade para saber como e quando começou a vocação da avenida José Bastos para o comércio de veículos, fazendo com que há vários anos o logradouro seja tido e havido como o maior ponto de concentração de empresas que trabalham com venda de carros novos e usados, além de centenas de casas de peças e acessórios, oficinas, sucatas, borracharias, postos de combustíveis, dentre outras. E, para contar um pouco dessa trajetória, o jornal Autos & Negócios conversou com Roberto Nestor, proprietário da Nestor Veículos, que funciona há 30 anos na José Bastos, 3040 (esquina com rua João Sorongo), no Rodolfo Teófilo. Roberto, por sinal, acaba de ser eleito para a presidência do Sindivel - Sindicato dos Revendedores de Automóveis do Estado do Ceará, por conta do seu pioneirismo no ramo, principalmente em nossa região.

“Essa história começou por volta de 1980, quando inauguramos a Nestor Veículos. Meu pai, Nestor Teixeira, era diretor da extinta Motoclínica e resolveu montar uma empresa para os três filhos administrarem. Quando chegamos aqui, quase todos os terrenos eram baldios. Só haviam três lojas vendendo carros, no caso a Merautos, Feira do Automóvel e Motor Veículos. Infelizmente, elas não mais existem. Por isso, podemos afirmar que a Nestor Veículos é a empresa mais antiga do ramo na José Bastos”, afirmou o empresário.

Segundo ele, não existe uma explicação concreta para essa atração que a avenida tem para o comércio de veículos, que foi crescendo pouco a pouco e hoje já abrange outras avenidas como Jovita Feitosa, Humberto Monte, Bezerra de Menezes, Eduardo Girão e Augusto dos Anjos, isso sem falar na feira da Parangaba, onde também se verifica um grande movimento neste sentido. “Já tentaram justificar de várias maneiras, mas acho que isso aconteceu naturalmente, até mesmo por causa da proximidade com vários bairros onde o poder aquisitivo dos moradores é mais propício à compra de carros semi-novos. Vale ressaltar ainda que nossa localização atrai também as pessoas que moram em cidades do interior.” Roberto Nestor garante que a concorrência não atrapalha. “Temos aqui cerca de 120 lojas e todo mundo vende. Quem vende mais, claro, é quem oferece as melhores condições para os clientes.”

Roberto Nestor fala sobre o crescimento da José Bastos como corredor comercial de veículos

UM POUCO DE HISTÓRIA

A José Bastos, de acordo com os registros municipais, é uma das ave-nidas mais antigas de Fortaleza. Mas passou a ganhar mais visibilidade na cidade por volta de 1973, quando foi alargada a partir da rua Padre Cícero, na gestão do então prefeito Vicente Fialho.

Sua denominação presta uma homenagem a José Perdigão Bastos, empresário nascido na capital cearense no dia 20 de setembro de 1870 e que faleceu no dia 30 de outubro de 1909. Era filho de João da Costa Bastos e Filomena Vieira Perdigão Bastos, e casado com D. Maria da Cunha Acioli Bastos, com quem teve 8 filhos. José Bastos era sócio do pai dele na firma comercial de sua propriedade, alcançando grande destaque no comércio, o que lhe valeu a presidência da sociedade Fênix Caixeiral. Atualmente é possível identificar a sua foto no salão nobre desta instituição.

A avenida José Bastos começa no cruzamento com a Francisco Sá, no Jacarecanga, e percorre bairros como Monte Castelo, Otávio Bonfim, Parque Araxá, Benfica, Damas, Rodolfo Teófilo, Bela Vista, Couto Fernandes, Pan Americano e Demócrito Rocha, terminando na Senador Fernandes Távora (Parangaba), perfazendo uma extensão total de 8,6 quilômetros. Entretanto, a concentração de empresas automotivas ocupa apenas 4,8 quilômetros, iniciando-se nas imediações da rua Padre Cícero e terminando na Senador Fernandes Távora.

(Transcrita do jornal "Autos & Negócios")

Nenhum comentário: