quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

“Academia na Comunidade”: quatro anos em busca de uma vida saúdável

O projeto “Academia na Comunidade”, que acontece nas terças e quintas-feiras pela manhã (de 6h30m às 7h30m) e à tarde (de 17 às 18 horas), nas margens da lagoa do Porangabussu, está completando quatro anos de atividades, atraindo cada vez mais pessoas de diferentes comunidades do Rodolfo Teófilo e bairros adjacentes, que aproveitam a beleza do lugar para participar de aulas de alongamento e ginástica localizada, além de assistirem a palestras sobre assuntos relacionados à busca de uma vida saudável.

A iniciativa, que tem à frente a educadora física Herlane Jeane, é da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secretaria de Esporte e Lazer. “Temos alunos de todas as faixas etárias. Homens, adolescentes e até crianças. Mas a maioria é composta de mulheres adultas, que são estimuladas a sair do sedentarismo, fazendo exercícios e participando de atividades que servem também para levantar a auto-estima e fazer com que elas marquem presença de forma mais ativa no convívio social. Começamos aqui na base do grito, mas hoje já contamos com ponto de luz, um equipamento de som... Ou seja, as coisas estão melhorando”, afirma Herlane.

Segundo ela, as aulas são variadas, para fugir da rotina, e os alunos e alunas interagem também por meio da comemoração de aniversários e datas festivas, Dia das Crianças, Natal etc., com recursos conseguidos através da realização de bingos e bazar. “Aqui ninguém paga nada. Basta chegar e entrar no embalo. O importante é que cada pessoa se sinta estimulada a ter uma melhor qualidade de vida, aproveitando o privilégio de fazer exercícios em meio a esse belo visual proporcionado pelos encantos naturais da lagoa. O comparecimento, por dia, fica entre 40 e 60 pessoas. Mas tem dia que chega a 70”, ressalta a professora, sempre sorridente.

A comemoração dos quatro anos do projeto “Academia na Comunidade” vai acontecer no dia 4 de dezembro, às 16 horas, na pracinha do Bairro João XXIII, juntando representantes dos 26 núcleos espalhados pela cidade inteira.


Os moradores aproveitam a beleza do lugar para
participar de aulas de alongamento e ginástica localizada

(Matéria transcrita do JPA de dezembro)

Nenhum comentário: