terça-feira, 17 de maio de 2011

Quem foi Francisca Clotilde?

     Francisca Clotilde, a rua que começa na Bernardo Figueiredo (Parque Araxá) e finda na avenida Humberto Monte, na confluência dos bairros Rodolfo Teófilo e Bela Vista, presta uma significativa homenagem a uma professora, poetisa, contista, cronista, jornalista, dramaturga e romancista que nasceu em Tauá, no sertão dos Inhamuns, e destacou-se em Fortaleza por conta das diversas habilidades profissionais e artísticas, notadamente por seu engajamento no Movimento Abolicionista.
     Francisca Clotilde Barbosa Lima (foto) veio ao mundo no dia 19 de outubro de 1862, filha de João Correia Lima e Ana Maria Castelo Branco. Quando veio para a capital passou a estudar no Colégio Imaculada Conceição, de onde saiu apta para o magistério. Em 1884, através de concurso público, foi nomeada professora para a Escola Normal. Paralelo ao trabalho de educadora, colaborou em verso e em prosa nos jornais “Cearense”, “Gazeta do Norte”, “Pedro II”, “O Libertador”, “A Quinzena”, “A República”, “Almanaque do Ceará” e também na imprensa de outros estados brasileiros. 
     Ao ser demitida da Escola Normal, fundou seu próprio externato, que funcionou inicialmente em Fortaleza e Baturité. Em 1908 transferiu-se com a família e o externato para Aracati, passando 27 anos de sua vida dedicados à educação na Zona Jaguaribana.
     Ao ser fundada a Academia Feminina de Letras, em Fortaleza, sua ex-aluna da Escola Normal, Alba Valdez, a tomou para madrinha. É patrona de uma cadeira da Ala Feminina da Casa de Juvenal Galeno. Faleceu em Aracati no dia 8 de dezembro de 1935.

     (Transcrito do JPA - Edição de maio/2011)

2 comentários:

Gerardo Anésio disse...

Olá JM!
Recebo com muita alegria o post sobre a Prof. Francisca Clotilde, esta é mais uma interessante maneira de divulgar os bairros onde sua atuação jornalística tem maior acesso. Tenho certeza que os internautas estão satisfeitos com essas mensagens. Parabéns.

Anônimo disse...

Que maravilha! Você sabia que o Romance A DIVORCIADA (1902) de autoria de FRANCISCA CLOTILDE foi reeditado recentemente?