quinta-feira, 21 de junho de 2012

Quem foi Bernardo Figueiredo?

     Bernardo Figueiredo é o nome da rua que começa na Frei Marcelino, no Parque Araxá, atravessa a Parquelândia e Amadeu Furtado, terminando no Campus do Pici, numa extensão de cerca de dois quilômetros. Essa denominação presta homenagem a Antônio Bernardo de Figueiredo, um militar nascido em Icó (Ceará), no dia 10 de outubro de 1843, e que prestou relevantes serviços ao Exército Brasileiro.
     Bernardo Figueiredo frequentou a escola primária em terras icoenses, de onde se transferiu para Recife e se tornou praça em uma companhia militar, embarcando tempos depois para combater em guerras no Uruguai e Paraguai. Saiu das batalhas como herói e subiu de posto, tornando-se sargento, fazendo parte do corpo do Exército que, sob o comando do general Menna Barreto, tomou Paisandu no dia 2 de janeiro de 1864. Barão de Studart, em seu livro “Diccionario Bio-bibliographico Cearense”, afirma que o icoense “distinguiu-se por verdadeiros atos de bravura, que lhe valeram sucessivas promoções e rasgados elogios em ordens do dia.”
     Após fazer a paz no país vizinho, Bernardo Figueiredo foi comandar o 3° Batalhão de Infantaria, sediado em Jaguarão (Rio Grande do Sul), onde casou e constituiu família. Foi por diversas vezes transferido para corpos estacionados em outros estados, porém resistia em permanecer nos pampas gaúchos. Mesmo assim, foi convocado para comandar um batalhão que seguiria para o Arraial de Canudos, no interior do Ceará, que tinha à frente Antônio Conselheiro. Contudo, sua passagem foi encurtada ao ficar enfermo na Bahia, voltando para a capital gaúcha, onde reformou-se no posto de General de Brigada, dedicando-se ainda à área da Medicina, obtendo a licença para exercê-la como homeopata. Faleceu em 2 de abril de 1906, em Porto Alegre.

     (Texto transcrito do JPA - edição de junho/2012)

Nenhum comentário: